Página Inicial / Animação Litúrgica / 21º Domingo do Tempo Comum (22.08)

21º Domingo do Tempo Comum (22.08)

Ano B – XXXI – cor verde – 22/08/2021

1. Saudação
Presidente – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, nós os acolhemos com muito carinho para celebrar a nossa Páscoa semanal. Neste domingo, Dia do Senhor, na assembleia litúrgica, o Senhor reparte sua Palavra de Vida e salvação para nós. Celebrando as vocações leigas, vemos que a origem de nossa vocação vem de Deus – Jesus é o vocacionado por excelência, Ele viveu o amor e o serviço em favor da humanidade. Jesus o mais fascinante projeto de vida deverá ser sempre a resposta, a única resposta. Reunidos pela Trindade Santa para celebrarmos os mistérios de nossa fé, façamos o sinal que recebemos no Batismo. Em nome do Pai…
Presidente – O amor do Pai, a doação de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus… Animador(a) – Nesta liturgia, como os discípulos depois de ouvir o Mestre, aceitemos a proposta de segui-Lo e sejamos verdadeiramente seus discípulos missionários no mundo de hoje, pois vivemos em uma sociedade que a cada dia apresenta mais e mais alternativas de caminhos a serem seguidos. Tenhamos a certeza de que, somente Jesus tem palavras de vida eterna, Ele que morreu e ressuscitou para que todos tenham vida. Trazemos presente os fatos e acontecimentos marcantes na família, na comunidade e na sociedade (recordação da vida).
2. Deus nos perdoa Presidente – Muitas vezes, todos nós, batizados, leigos(as), nos desviamos do seguimento de Jesus Cristo, deixando de assumir nossa vocação na família, na comunidade e na sociedade. Supliquemos a Deus, a Sua misericórdia. (Silêncio)
3. Hino do Glória
Presidente – Glorifiquemos ao Senhor por todos os leigos e leigas que se colocam a serviço da evangelização, com amor, perseverança e alegria, cantemos.
4. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, que unis os corações dos Vossos fiéis num só desejo, dai ao Vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro de Josué (24, 1-2a.15-17.18b)
6. Salmo Responsorial (33) (CD Cantando os Salmos – Vol. II) Provai e vede quão suave é o Senhor! (bis)
7. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (5,21-32)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (6,60-69)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé Presidente – Hoje nós, discípulos e discípulas de Jesus – o Santo de Deus, professamos nossa fé n’Ele, assumindo o caminho da cruz. Creio em Deus Pai…
11. Preces da Comunidade Presidente – Confiantes na bondade do Senhor, façamos os pedidos da nossa comunidade. Após cada prece, cantemos: Ó Senhor, escutai nossa prece! (D.R.)
12. Apresentação dos Dons
Animador(a) – Jesus convida todos a assumirem o seu projeto de vida e salvação. Muitos se dedicam de modo incansável, vivendo sua vocação batismal nos mais variados ambientes em que atuam: na escola, no trabalho, na família, na política, dentre outros. Apresentemos ao Altar do Senhor o empenho de todos os leigos e leigas que atuam nas comunidades, servindo ao Reino de Deus com amor, união, persistência e alegria diante dos desafios que o mundo moderno apresenta.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor pelas pessoas que mesmo diante das dificuldades se colocam a serviço do Vosso Projeto Salvífico. Cantemos.
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso Presidente – Comprometidos em realizar a vontade de Deus em nosso meio, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
15. Momento da Paz Animador(a) – Todos os dias devemos dar um passo para a paz: é nossa responsabilidade. Com este compromisso, rezemos em silêncio pela paz.
16. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, fazei agir plenamente em nós o sacramento do Vosso amor, e transformai-nos de tal modo pela Vossa graça, que em tudo possamos agradar-vos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos envia
17. Breves avisos

18. Bênção Presidente
– Deus de amor vos abençoe na Sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação. Amém. – Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras. Amém. – Oriente para Ele os vossos passos, e vos mostre o caminho da caridade e da paz. Amém. – A bênção do Deus de amor, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém. – Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe professando em ações, a fé em Jesus Cristo. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
“Vós também quereis ir embora?” Na liturgia de hoje, esta é a pergunta que temos que responder a Jesus. As palavras de Jesus no Evangelho de João, provocam reações de fé ou de incredulidade. Quem ouve Jesus, é sempre chamado a fazer a opção, a escolher o caminho. Os que permanecem com Jesus, comprometem-se no caminho do seguimento, formam comunidades e participam do Seu destino. A primeira leitura narra qual foi a escolha que o povo de Israel fez em Siquém: optou por ouvir a Javé, rejeitando os ídolos, decide e renova a aliança que haviam feito com Deus no Êxodo e no Sinai. Esta decisão, demonstra a certeza de que Deus nunca abandona os que lhe são fiéis, e proclamada no Salmo: “Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta”. Pedro e os discípulos, que não abandonaram o Mestre, também fizeram esta escolha. Na segunda leitura, Paulo exemplifica como viver a proposta de Jesus na família, pelo testemunho do casal cristão, no amor e no respeito mútuo. Também estabelece uma mesma relação de compromisso no amor, entre Cristo e a Igreja, ou seja, Cristo amou sua Igreja até o extremo de entregar sua própria vida por todos. Assim, aqueles que decidem segui-Lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele. Quando Jesus afirma que é preciso identificarse com Ele, que é preciso ser como Ele, seguir o caminho que conduz ao dom da vida em favor dos irmãos, em geral a maioria dos homens prefere afastar-se. Hoje muitos acham que é loucura seguir Cristo. De fato, estar no seguimento de Cristo não é uma tarefa fácil. O discurso de Jesus é rígido, mas pleno de vida. Estar com Cristo, fazer tudo por Cristo e nele basear-se para suas decisões é acreditar que sua palavra é libertadora assim como o apóstolo Pedro incondicionalmente reconhece: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavra de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és Santo de Deus”. Não queremos ir embora, não queremos abandonar Jesus, queremos seguir e viver sua proposta. Porém, não podemos fazer isto sozinhos, precisamos estar unidos em Comunidade, como os apóstolos, precisamos ser Igreja com Cristo e em Cristo, no mundo de hoje. (Roteiros Homiléticos do TC – CNBB)

Leituras da Semana
2ª feira: 2Cor 10,17-11,2; Sl 148; Mt 13,44-46 3ª feira: Ap 21,9b-14; Sl 144; Jo 1,45-51 4ª feira: 1Ts 2,9-13; Sl 138; Mt 23,27-32 5ª feira: 1Ts 3,7-13; Sl 89; Mt 24,42-51 6ª feira: 1Ts 4,1-8; Sl 96; Mt 25,1-13; Lc 7,11-17 Sábado: 1Ts 4,9-11; Sl 97; Mt 25,14-30 Domingo: Dt 4,1-2.6-8; Sl 14; Tg 1,17-18.21b-22.27; Mc 7,1-8.14-15.21-23

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …