Página Inicial / Notícias / Catedral de Cuiabá celebra 7 anos dedicação do seu novo Altar

Catedral de Cuiabá celebra 7 anos dedicação do seu novo Altar

Recordamos que no dia 13 de setembro 2014 às 17h00 foi realizada a Santa Missa de dedicação do novo Altar da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá presidida por Dom Milton Santos,sdb  (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá) e concelebrada pelo Padres: Pe. Edimilto (Cura da Catedral neste período) e Pe.Mauro Sérgio (vigário da Catedral neste período).

Foram colocadas dentro do Altar três relíquias de primeiro grau de Santa Luzia, São Silvestre e São Hipólito.

Confira como foi o Rito de Dedicação do Altar:
Após os ritos inicias o Arcebispo aspergiu o povo com a água benta, passando pela nave da igreja e, ao voltar ao presbitério aspergiu também o altar. Durante esta celebração cantamos de joelhos a Ladainha dos Santos.

Após a Liturgia da Palavra aconteceu a Unção do Santo Altar.

O Arcebispo, depois de tirar a casula tomou o gremial de linho, aproximou-se do altar com o diácono que levou âmbula com o óleo do Santo Crisma.Em seguida, o Arcebispo derramou o Santo Crisma no meio do altar e nos seus quatro ângulos, e ungiu também com ele toda a mesa do altar.

Incensação do altar
Depois do rito da unção, colocou-se sobre o altar um braseiro pequeno para queimar o incenso,onde o Arcebispo deitou o incenso no braseiro dizendo:Suba até Vós, Senhor, a nossa oração como incenso na vossa presença; e, assim como esta casa se enche de suave perfume,assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo. Então, o Arcebispo colocou o incenso no turíbulo e incensou o Santo Altar; em seguida, voltou para a cátedra,onde foi incensado pelo Diácono.

Revestimento e iluminação do altar
Terminada a incensação, alguns Ministros Extraordinários da Sagrada comunhão limparam com panos a mesa do altar e cobriram o altar com toalha adornaram-no com flores; e de  forma conveniente, os castiçais com as velas, requeridas para a celebração da Missa e a cruz. Depois o diácono aproximou-se do Arcebispo, que, de pé, lhe entregou uma pequena vela acesa, dizendo em voz alta: A luz de Cristo ilumine a mesa do altar e com ela resplandeçam os convivas da Ceia do Senhor. O diácono aproximou-se do altar e acendeu os círios para a celebração da Eucaristia. A seguir acenderam-se todas as lâmpadas em volta do altar em sinal de alegria.
Em seguida iniciou-se a Liturgia Eucarística.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …