Página Inicial / Animação Litúrgica / 28º Domingo do Tempo Comum (10.10)

28º Domingo do Tempo Comum (10.10)

28º Domingo do Tempo Comum

Ano B – cor verde – 10/10/2021
1. Saudação
Presidente – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem- vindos. É com grande alegria que nos reunimos à Luz do Ressuscitado para fazer memória da Páscoa do Senhor. Queremos hoje celebrar em profunda comunhão com tantos grupos e pessoas que promovem a partilha e a divisão de bens e riquezas, pois, não absolutizar as falsas seguranças, o poder, as riquezas, as posses, é atitude condizente com o seguimento de Jesus Cristo. Reunidos como família do Deus da vida, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda a alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…
Animador – A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobre os verdadeiros valores que devem orientar a nossa vida. Como filhos amados do Pai, façamos memória dos acontecimentos que marcaram a semana que passou (recordação da vida). Neste domingo, trazemos presente a vida de todos os professores e professoras, como também a Paróquia Santa Teresa de Santa Teresa que celebra a festa de sua padroeira.
2. Deus nos perdoa
Presidente – De coração humilde e arrependido aproximemo-nos do Deus Justo e Santo para que tenha piedade de nós, pecadores (silêncio). Suplicamos o perdão de Deus, cantando.
3. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos a Deus que nos concede a Vossa Sabedoria e nos orienta sobre os valores que devem nortear a nossa vida, cantando o Hino do Glória.
4. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus de amor, Vosso Reino vale mais que todos os bens da terra. Dai-nos a graça de seguir o Vosso Filho, despojando-nos de nossos bens em favor dos pobres, para podermos entrar em Vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro da Sabedoria (7, 7-11)
6. Salmo Responsorial (89)(CD Cantando os Salmos) Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria! (bis)
7. Leitura da Carta aos Hebreus (4, 12-13)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (10, 17-30)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé
Presidente – No Deus Uno e Trino que nos concede a verdadeira sabedoria, professemos a nossa fé, rezando. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Confiantes, elevemos a Deus os pedidos de nossa comunidade, cantando após cada prece: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece. (D.R.)
11. Apresentação dos Dons
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Louvemos a Deus pela vida de todas as pessoas, grupos, movimentos e instituições que vivem o desapego e partilham seus dons e seus bens em favor dos irmãos e irmãs necessitados.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho ousamos dizer: Pai Nosso…
14. Momento da Paz
Animador(a) – O Reino de Deus é o modo de viver que Jesus veio instaurar, o reino de amor, de justiça e de paz, onde é feita a vontade de nosso Pai Celeste. Rezemos em silêncio pela paz.
15. Oração
Presidente – Oração -(silêncio) – Ó Deus, alimentados por Vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos seguir fielmente os Vossos ensinamentos em busca da verdadeira sabedoria que salva, liberta e conduz à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
16. Breves Avisos
17. Bênção
Presidente – O Deus de amor vos abençoe na
sua bondade e infunda em vós a sabedoria da
salvação. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho
e Espírito Santo. Amém.
– Praticai a solidariedade e a partilha. Ide em paz
e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
A Liturgia de hoje reflete sobre os verdadeiros valores que devem orientar a nossa vida e a lógica da sabedoria Divina, que conduz as pessoas ao discernimento e opção pela busca do amor, da partilha, da justiça e da paz. Sábio é aquele que se coloca nas mãos de Deus, escuta a Sua Palavra, aceita seus desafios e segue os caminhos indicados por Ele. A Palavra Divina transmitida aos homens é viva, atuante e eficaz. Ajuda a discernir o bem e o mal e indica o caminho certo para chegar à vida plena e definitiva. É preciso ouvi-La, acolhê-La no nosso coração e deixar que ela nos transforme e se expresse em gestos concretos de vida nova. Sem o nosso “sim” a Palavra de Deus não encontra lugar no nosso coração e na nossa vida. No Evangelho, Jesus alerta seus discípulos sobre a incompatibilidade entre o Reino e o apego às riquezas. Colocar a confiança e a esperança nos bens materiais envenena o coração do ser humano, torna-o orgulhoso, autossuficiente e o afasta da presença de Deus e das Suas propostas. O “Caminho do Reino” é de despojamento de si próprio e deve ser percorrido no dom da vida, na partilha aos irmãos e na entrega por amor. Assim, o seguir Jesus está ligado à atitude do sábio que prefere a Sabedoria de Deus, antes de toda riqueza. Na dimensão da partilha vê-se a certeza de que o desapego em nome do seguimento de Jesus, não é em vão e que a partilha garante “um tesouro no céu”. A vida eterna é dom gratuito de Deus, fruto da sua bondade, da sua misericórdia e do seu amor: no entanto, é um dom que o ser humano deve aceitar, acolher e comprometerse, pois a vida eterna é uma realidade que deve marcar cada passo da nossa existência terrena e que atingirá a plenitude no Céu. Quem vive de acordo com os mandamentos e segue Jesus, responde positivamente à oferta de vida eterna que o Pai lhe oferece. Cabe a nós, cristãos, reassumirmos com coragem, a prioridade do Reino e testemunhar a Sabedoria da Palavra de Deus que é viva e eficaz. Qual é o lugar e o papel que a Palavra de Deus assume na minha vida e na vida da minha comunidade? Sou capaz de confrontar a minha vida com os ensinamentos de Jesus e as suas exigências?

Leituras da Semana
2ª feira: Rm 1,1-7; Sl 97; Lc 11,29-32
3ª feira: Est 5,1b-2; 7,2b-3; Sl 44; Ap 12,1.5.13a.15-
16a; Jo 2,1-11
4ª feira: Rm 2,1-11; Sl 61; Lc 11,42-46
5ª feira: Rm 3,21-30a; Sl 129; Lc 11,47-54
6ª feira: Rm 4,1-8; Rm 8,22-27; Sl 31; Lc 12,1-7
Sábado: Rm 4,13.16-18; Sl 104; Lc 12,8-12
Domingo: Is 53,10-11; Sl 32; Hb 4,14-16; Mc 10,35-45

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …