Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Senhor Bom Jesus, “Jóia” do Povo Cuiabano!

Senhor Bom Jesus, “Jóia” do Povo Cuiabano!

A Catedral basílica do Senhor Bom Jesus celebra a novena do seu Padroeiro, de 17 a 25 de Setembro. Esta piedosa novena é uma exaltação ao Senhor Jesus, morto e ressuscitado, único mediador da salvação. Esta presença viva e atuante do Senhor Jesus, hoje, é lembrada através da sua Imagem histórica, descrita com muita ênfase pelo Advogado e cronista José Barbosa de Sá: “Foi esta imagem fabricada de madeira por mãos de uma mulher, na Vila de Sorocaba. Trouxe-a consigo Pedro de Morais, natural da mesma Vila, nos primeiros anos que estes Sertões povoaram” (anais do Senado e da Câmara, crônicas de José Barbosa de Sá).

A Imagem Chegou ao porto da Vila do Arraial em 1729. Chegando à Vila, a imagem foi levada à Matriz e colocada em um altar colateral ao lado do evangelho, tendo ao fundo um belo e ilustrativo painel colorido, calcado na história destas Minas. No belo e imponente mosaico, aparece o Bandeirante, o Índio e o Garimpeiro, cada qual fazendo a oferenda dos seus tesouros ao Orago-Mor do Arraial. Segundo Estevão de Mendonça, os cabelos anelados, que ainda adornam a fronte da imagem representam a dádiva de uma linda jovem cuiabana, que deles se desfez, em cumprimento de um voto. A tradição não menciona o nome da ofertante, nem a data do acontecimento. Pois bem, esta veneranda Imagem permanece até hoje, acompanhando a vida e a história desta tricentenária cidade. Esta devoção é parte da identidade do nosso povo.

Nas adversidades que atormentaram o povo cuiabano no passado, como por exemplo: a guerra do Paraguai, com a consequente epidemia da varíola(1867), da Cólera (1887), da gripe espanhola(1919) e, atualmente, a pandemia do Novo coranavirus, a Catedral e a Capela do Senhor Bom Jesus, ao lado do presbitério, se transformaram em refúgios, “oásis” de espiritualidade e orações, aos que as buscaram com confiança. Para quem conhece a história e a alma cuiabana, este “Orago-mor”, é uma inspiração de fé e de proximidade com Deus. Esta histórica imagem é a representação do Divino Mestre, o qual proclamou: “eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). Os dois adjetivos que precedem o nome de Jesus, com os quais a fé do povo cuiabano tão bem O qualifica: “Senhor e Bom”. São duas expressões teológicas, muito significativas, que exaltam a identidade e missão de Jesus Cristo no mundo. “Senhor”: É o senhor perante a qual se curvou no passado o bandeirante indômito. Ele é o senhor do mundo, senhor da história, senhor da Igreja, Senhor de nossas famílias e da nossa vida pessoal. “Bom Jesus”, significa que Ele é este poço inesgotável de bondade, de onde jorra a agua da misericórdia para todos àqueles que o invoca, conforme reza o salmista: “O senhor está perto da pessoa que o invoca” (Sl 144).

Ele é o “Bom” Jesus cuja expressão de dor, de amor e resignação, infunde ânimo e coragem ao nosso povo. Ele quis estabelecer sua morada aqui e reinar para sempre sobre esta tricentenária cidade. O nosso Orago-mor, continua velando por seu povo, com o mesmo desvelo de outrora e com o mesmo amor eterno. Pois, Ele é o mesmo: “ontem, hoje e sempre” (Hb, 13,7)! Na vida agitadíssima, desta pujante e próspera cidade, a imagem do Senhor Bom Jesus, do alto do seu trono sagrado, continua abençoando este povo amável, acolhedor e fervoroso de espírito. Unamo-nos em oração e cantemos juntos, neste dia 26, o TE DEUM de ação de graças ao SENHOR BOM JESUS, implorando sua ajuda neste momento de grande tribulação. Que o Senhor Bom Jesus abençoe o Brasil, derramando as graças sobre nossas Instituições públicas e aos poderes da república! O nosso querido Brasil, precisa de pacificação e reconciliação política neste momento conturbado da sua historia. A conjugação de esforços, com certeza, ajudarão na superação dos graves problemas sociais e econômicos que enfrentamos. Porquanto, a pátria é a união de todos! E Que o Senhor bom Jesus “seja sempre adorado e amado nesta terra de Santa Cruz”!

Pe. Deusdédit M. de Almeida é Cura da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …