Página Inicial / Notícias / Sistema de informação sobre realidade eclesial

Sistema de informação sobre realidade eclesial

REPAM LANÇA SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE A REALIDADE ECLESIAL DA PAN-AMAZÔNIA.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) lançou, no dia 27 de setembro, o Sistema Pan-Amazônico de Informação de Realidade Eclesial (SIREPAM), uma plataforma bilíngüe (espanhol e português) que disponibiliza todas as informações coletadas no processo de mapeamento realizado para as 103 circunscrições eclesiásticas na região Pan-Amazônica.

De acordo com a entidade, o SIREPAM é um produto do Eixo de Mapeamento e Pesquisa da Rede que busca oferecer às igrejas locais a oportunidade de fortalecer suas articulações e trabalhar de forma articulada para o cuidado e defesa da vida no território.
Dessa forma, as informações abordadas a partir do nível eclesial e socioambiental permitirão um diagnóstico da realidade do território e poderão ser utilizadas como ponto de partida e guia para a formulação dos Planos Pastorais, estratégias de ação comunitária frente aos problemas e ameaças à Amazônia, bem como o apoio a iniciativas locais ou internacionais.
Gráficos, tabelas e dados gerais para cada um dos nove eixos temáticos podem ser acessados a partir da plataforma. A visualização dos dados é organizada por níveis: Jurisdição Eclesiástica, Regional, Nacional e Pan-Amazônico.

São Eixos Temáticos:
– Dados sobre a presença da Igreja na Amazônia;
– Paróquias, padres, religiosos, diáconos e líderes comunitários;
– Dados sobre as organizações da sociedade civil;
– Realidade social;
– Povos indígenas e comunidades tradicionais;
– Formação e Métodos Pastorais em perspectiva itinerante;
– Direitos Humanos e Incidência Internacional;
– Justiça Socioambiental e Bem Viver, e;
– Comunicação para a Transformação Social.

Acesso à plataforma
Para acessar todas as informações do SIREPAM e conhecer a realidade da Pan-Amazônia, acesse o site oficial:
SIREPAM

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …