Página Inicial / Notícias / SINODALIDADE…” se iniciou na Arquidiocese de Cuiabá de “10/junho/2004”

SINODALIDADE…” se iniciou na Arquidiocese de Cuiabá de “10/junho/2004”

“SINODALIDADE…” se iniciou na Arquidiocese de Cuiabá de “10/junho/2004” a “22/maio/2008” – “Solenidades de Corpus Christi” – com o Arcebispo Dom Milton Santos, sdb

O Sínodo é um evento de graça, estar aberto às surpresas do Espírito, disse o Santo Padre o Papa Francisco ao  inaugurar o caminhos sinodal/2023 celebrando a missa na Basílica de São Pedro, no 28ºDomingo do Tempo Comum.
A Palavra de Deus guia o Sínodo, para que não seja uma “convenção” eclesial, um convênio de estudos ou um congresso político, mas um evento de graça, um processo de cura conduzido pelo Espírito Santo. “Encontrar, escutar, discernir”: estes foram os verbos indicados pelo Papa Francisco na sua homilia de abertura do processo sinodal.

E com muita alegria recordamos que a Arquidiocese de Cuiabá realizou de 2004 à 2008 os trabalhos do Sínodo Arquidiocesano, com participação ativa e consultiva de mais de 18.000 fiéis, através de assembleias comunitárias, paroquias e diocesanas com estudos e reflexões a partir da coleta dos relatórios(questionários) obtidos nos grupos de reflexão.

Hoje a Arquidiocese de Cuiabá chega a 2021 respirando esta sinodalidade e colhendo frutos de todo este trabalho.

Destacamos ao longo dessa caminhada sinodal a visita de Dom Milton ao Papa Emérito Bento XVI no dia 05 de setembro/2009, onde entregou o Documento Conclusivo do Sínodo Arquidiocesano,  o Roteiro do I Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá e também entregou uma lembrança ao Papa: uma imagem de Nossa Senhora do Pantanal!

(Foto: Dom Milton e Papa Bento XVI no Vaticano)

Conheça um pouco o que é Sínodo:

O QUE É SÍNODO?

O Sínodo é uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular escolhidos, que auxiliam o Bispo para o bem de toda a comunidade diocesana” (cân. 460-468).
O Sínodo é um grande exame de consciência da Igreja de Cuiabá.
SÍNODO – É Palavra grega que significa – “diversos caminhos que confluem para um único caminho.”

Porque o Sínodo?
O bem maior, a fonte e a razão de ser da Igreja é a COMUNHÃO.
O Sínodo é uma forma admirável de oração, decisão em comunhão e conversão.
O Arcebispo é quem convoca, preside e orienta o Sínodo.
O tempo do Sínodo é um tempo de Conversão, Páscoa, Pentecostes e Comunhão.

IDEIA FORÇA DO SÍNODO:

Cada um de nós faça: da Família, Comunidade, Paróquia e da Arquidiocese de Cuiabá a Casa e Escola da Comunhão”

(Logomarca do Sínodo Arquidiocesano)

Se você viveu este tempo na Arquidiocese, estude novamente os documentos sinodais, se ainda não conhece os documentos, aproveite esta oportunidade e vivencie esta experiência.

Documento 1

I.COMUNHÃO dos discípulos missionários na Igreja! – Dimensão Comunitária e Participativa

II. A URGÊNCIA DA MISSÃO: Discípulos missionários para anunciar Jesus Cristo!

III. CONHECIMENTO DA BÍBLIA E DA CATEQUESE: Alegria, vocação, comunhão e caminho
dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo! – Dimensão Bíblico-Catequética

IV. LITURGIA, AÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE:
Santidade é vocação para os Discípulos Missionários!

V. ECUMENISMO E DIÁLOGO RELIGIOSO:
Caminho irrenunciável para o discípulo e missionário

VI. O AMOR QUE IMPELE OS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DA SOCIEDADE

VII. COM MARIA,A COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR!
– Discípulos missionários do jeito de Maria

Documento 2

A segunda parte do documentos abordou o tema PARÓQUIA, Rede de Comunidades e Grupos com ênfase nos Sacramentos.

Documento 3

A terceira parte do documento apresentou orientações – As Diretrizes Administrativas e Contábeis

docu

Após as assembleias e os estudos nas Paróquias e Comunidades, Dom Milton promulgou o Documento Final do Sínodo. Disponibilizamos todos os documentos, lembrando que para visualizar o arquivo, terá que estar instalado em seu computador o Software Adobe ou leitor de PDF. clique aqui e confira

O Livro do Sínodo foi entregue oficialmente no dia 22 de maio de 2008 na festa de Corpus Christi (seja sua Promulgação),pelo nosso Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos,sdb, no Ginásio do Colégio São Gonçalo.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …