Página Inicial / Animação Litúrgica / 33º Domingo do Tempo Comum (14.11)

33º Domingo do Tempo Comum (14.11)

Ano B – cor verde – 14/11/2021

1. Saudação
Presidente – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos! É com alegria que nos reunimos para fazer memória da Páscoa de Cristo e celebrar nossa vida marcada por alegrias, dificuldades e esperanças. Na caminhada do Ano Litúrgico, chegamos ao penúltimo domingo do Tempo Comum e nesta Liturgia somos chamados a refletir sobre o fim dos tempos, sobre a morte e ressurreição de Cristo, como a plenitude de vida para a qual todos caminhamos. Reunidos como povo que caminha rumo ao Pai, saudemos a Trindade Santíssima. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) -. Rezemos por todos os que lutam contra todo tipo de preconceito, em especial, o racial, lembrando Zumbi dos Palmares, grande líder desta luta que será comemorado dia 20. Rezemos por todas as comunidades que se preparam para celebrar a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de nossa Diocese, em Ibiraçu. Celebramos hoje o Dia dos Pobres e trazemos presente outros fatos e acontecimentos marcantes da semana que passou. (Recordação da vida). Trazemos presente também todos os motivos que viemos celebrar os quais estão no silêncio dos nossos corações.
2. Deus nos perdoa
Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede a Deus por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão. (Silêncio). Arrependidos, cantemos.
3. Hino do Glória
Presidente – Glorifiquemos ao Pai que em Jesus Cristo nos convida a alegria e felicidade em servir ao projeto do Vosso Reino.
3. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, princípio e fim de todas as coisas, vós reunis a humanidade no templo vivo que é Cristo Jesus. Concedei-nos a força de dar testemunho do Vosso Filho e fazei que os acontecimentos alegres e tristes, não nos façam perder a esperança do Vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
4. Leitura da Profecia de Daniel (12, 1-3)
5. Salmo Responsorial (15) (CD Cantando os Salmos) Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
6. Leitura da Carta aos Hebreus (10, 11- 14.18)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (13, 24-32)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
8. Profissão de Fé Presidente – Professemos a nossa fé, no Senhor que nos ensina a esperar vigilantes a sua vinda gloriosa. Creio em Deus Pai…
9. Preces da Comunidade Presidente – Atentos aos apelos do Senhor e movidos pela ação do Espírito Santo, façamos os nossos pedidos, rezando após cada prece: Atendei-nos ó Deus de amor.
10. Apresentação dos Dons
Animador(a) – A Liturgia deste domingo nos motiva a assumir a condição de peregrinos, ao encontro da vida plena, do mundo novo de vida e felicidade para todos. O Senhor nos pede vigilância e discernimento ativo dos sinais dos tempos, em atitude de esperança pela manifestação gloriosa de Cristo. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disponibilidade em estar a serviço do Reino na família, na comunidade e na sociedade.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
11. Louvação Presidente – Estamos chegando ao final do Ano Litúrgico. Louvemos a Deus pela dedicação de nosso Bispo Emérito Dom Décio, nossos padres diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas de nossa Diocese que estão a serviço do Reino, pela realização das festas de padroeiros(as) de nossas Paróquias e pelos Sacramentos ministrados, pelas Obras Sociais realizadas pela Cáritas Diocesana e por tantos gestos de solidariedade e partilha nestes tempos de pandemia. Agradecidos, cantemos o nosso louvor.
Deus nos faz irmãos
12. Pai Nosso Presidente – Atentos ao modelo de oração dado por Cristo, nosso Senhor, rezemos: Pai Nosso…
13. Momento da Paz
Animador(a) – O Espírito Santo de Deus que nos conduz à paz, está presente em todos os corações. Rezemos em silêncio pela paz no mundo.
14. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, Vossa Palavra nos dá força para a vida. Agradecendo esta graça, ousamos pedir-vos mais: por Vosso Espírito Santo, fazei que jamais deixemos de vos amar e servir. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
Breves Avisos
15. Bênção
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde.
Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos
seja favorável. Amém.
– O Senhor dirija para vós o seu rosto e vos dê a
paz. Amém.
– Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho
e Espírito Santo. Amém.
– Com os olhos fixos no evangelho do Reino. Ide
em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
Celebramos hoje o penúltimo domingo do Tempo Comum do Ano Litúrgico. As leituras nos levam a refletir sobre o “fim dos tempos”. Final que o cristianismo entende, segundo a compreensão da morte e ressurreição de Cristo, como a plenitude da vida, para a qual todos caminhamos. A primeira leitura diz que Deus está ao nosso lado ´é companheiro dos que praticam a justiça, e a vitória final será daqueles que permanecerem fiéis ao Senhor. A carta aos Hebreus afirma: “Cristo ofereceu um sacrifício único e perfeito levando à perfeição definitiva os que ele santifica. Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Em Cristo somos todos salvos. No Evangelho, numa linguagem apocalíptica, Marcos nos traz as palavras de Jesus convidando a observar os sinais dos tempos. O presente é o lugar da manifestação do amor de Deus pelo homem. Por isso, o cristão é chamado a viver atento ao que acontece ao seu redor, dando valor e importância ao momento em que está vivendo, aos sinais de Deus na história, pois só assim será testemunha e missionário do amor do Pai neste mundo. Temos certeza de que o Reino já está presente entre nós. Porém, temos que estar, a cada dia, sempre vigilantes, perseverantes, permanecendo fiéis até o fim. Assim poderemos ter uma visão positiva da história, como lugar da ação e do amor de Deus. Portanto, não vamos esmorecer no seguimento do Mestre Jesus presente e atuante por seu Espírito na história da humanidade. Como nós e nossa comunidade está se preparando para a vinda definitiva do Senhor?

Leituras da Semana
2ª feira: 1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64; Sl 118; Lc
18,35-43
3ª feira: 2Mc 6,18-31; Sl 3; Lc 19,1-10
4ª feira: 2Mc 7,1.20-31; Sl 16; Lc 19,11-28
5ª feira: 1Mc 2,15-29; At 28,11-16.30-31; Sl 49; Sl 97;
Lc 19,41-44; Mt 14,22-33
6ª feira: 1Mc 4,36-37.52-59; 1Cr 29,10-12; Lc 19,45-48
Sábado: 1Mc 6,1-13; Sl 9; Lc 20,27-40
Domingo: Dn 7,13-14; Sl 92; Ap 1,5-8; Jo 18,33b-37

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …