Página Inicial / Noticias do Mundo / O Papa: Deus nos dê a coragem da humildade para alcançar a unidade

O Papa: Deus nos dê a coragem da humildade para alcançar a unidade

Nesta tarde, peçamos a Deus esta coragem, a coragem da humildade, único caminho para chegar a adorar a Deus na mesma casa, ao redor do mesmo altar: disse o Papa Francisco na celebração das Segundas Vésperas esta terça-feira, 25 de janeiro, Solenidade da Conversão de São Paulo, concluindo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Raimundo de Lima – Vatican News

“Acolhamos o ardente desejo de Jesus que nos quer «um só» (Jo 17, 21) e, com a sua graça, caminhemos rumo à plena unidade!”: foi a exortação do Papa Francisco ao presidir na Basílica romana de São Paulo Fora dos Muros, a celebração das Segundas Vésperas na tarde desta terça-feira, 25 de janeiro, Solenidade da Conversão de São Paulo, concluindo assim a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos sobre o tema “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Tendo agradecido a presença de representantes do Patriarcado Ecumênico, do Arcebispo de Cantuária e de outras Comunidades cristãs, Francisco destacou que neste caminho rumo à plena unidade servem-nos de ajuda os Magos, cujo itinerário tem três etapas: parte do Oriente, passa por Jerusalém e, finalmente, chega a Belém.

Partem do Oriente
Os Magos partem do Oriente. “Estes sábios não se contentam com os seus conhecimentos e tradições, mas anseiam por mais”. Por isso, disse o Santo Padre, enfrentam uma viagem arriscada, animados pela inquietação da busca de Deus.
Queridos irmãos e irmãs, sigamos também nós a estrela de Jesus! Não nos deixemos distrair pelos fulgores do mundo, estrelas cintilantes mas cadentes. Não sigamos as modas passageiras, meteoros que se apagam; não cedamos à tentação de brilhar com luz própria, ou seja, de nos fechar no nosso grupo para nos autoconservarmos. Mas, que o nosso olhar esteja fixo no Céu, na estrela de Jesus.
“Sigamos a Ele, ao seu Evangelho, ao seu convite à unidade, sem nos preocuparmos de quão longa e cansativa possa ser a viagem para a alcançar plenamente. Aspiremos e caminhemos juntos, apoiando-nos mutuamente, como fizeram os Magos”, exortou o Pontífice.
Francisco afirmou que o Oriente leva-nos a pensar também nos cristãos que lá habitam em várias regiões devastadas pela guerra e a violência. “Aqueles nossos irmãos e irmãs enfrentam tantos desafios difíceis e no entanto, com o seu testemunho, dão-nos esperança: lembram-nos não só que a estrela de Cristo resplandece nas trevas e não conhece ocaso, mas também que, do Alto, o Senhor acompanha e anima os nossos passos.”

Chegam a Jerusalém
Do Oriente, os Magos chegam a Jerusalém com o desejo de Deus no coração, dizendo: «Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo». Mas, do desejo do Céu, veem-se reconduzidos à dura realidade da terra. “Na Cidade Santa, os Magos, em vez de ver refletida a luz da estrela, experimentam a resistência das forças tenebrosas do mundo”, frisou o Papa.
Também ao longo do nosso caminho rumo à unidade, pode acontecer que nos detenhamos pelo mesmo motivo que paralisou aquela gente: a perturbação, o medo. É o temor da novidade que faz alterar os costumes e as certezas adquiridas; é o medo de que o outro desnorteie as minhas tradições e esquemas consolidados. Mas, na raiz, está o medo que habita o coração do homem e do qual nos quer libertar o Senhor Ressuscitado. Deixemos ressoar no nosso caminho de comunhão a sua exortação pascal: «Não temais!»
Chegam a Belém
Os Magos chegam à última etapa: Belém. Aí entram na casa, prostram-se e adoram o Menino. Deste modo termina a sua viagem: juntos, na mesma casa, em adoração. Os Magos antecipam-se assim aos discípulos de Jesus que, diversos mas unidos, no final do Evangelho se prostram diante do Ressuscitado no monte da Galileia.
Também para nós, a unidade plena, na mesma casa, só pode chegar através da adoração do Senhor. Queridos irmãos e irmãs, a etapa decisiva do caminho rumo à plena comunhão requer uma oração mais intensa, a adoração de Deus.
Entretanto, observou o Papa Francisco, os Magos lembram-nos que, para adorar, há um passo a realizar: primeiro é preciso prostrar-se. Este é o caminho, inclinar-se para o chão, pôr de lado as próprias pretensões para deixar no centro apenas o Senhor. “Quantas vezes o orgulho foi o verdadeiro obstáculo à comunhão!”, enfatizou.

Peçamos a Deus a coragem da humildade
O Santo Padre concluiu sua homilia em forma de oração: “nesta tarde, peçamos a Deus esta coragem, a coragem da humildade, único caminho para chegar a adorar a Deus na mesma casa, ao redor do mesmo altar”.
E como os Magos, pediu-nos a coragem de trocar a estrada: “Dai-nos, Senhor, a coragem de trocar estrada, converter-nos, seguir a vossa vontade e não as nossas comodidades; a coragem de avançar juntos, para Vós, que com o vosso Espírito quereis fazer de nós um só”.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …