Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Páscoa (01.05)

3º Domingo da Páscoa (01.05)

Ano C – XXXII cor branca – 01/05/2022

1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs de nossa comunidade e visitantes, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para fazer memória da nossa Páscoa semanal na presença do Senhor Ressuscitado. A liturgia deste domingo nos ensina que cada pessoa batizada tem por missão anunciar e testemunhar o projeto de Vida Nova que Jesus iniciou. Recorda-nos, também, que Jesus Cristo ressuscitado acompanhará sempre a sua Igreja em missão, reanimando-a com sua presença e orientando-a com sua Palavra. Reunidos como filhos amados de Deus, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Para bem celebrarmos nossa fé e nossa vida, trazemos presente o dia dos trabalhadores, data em que celebramos as lutas e conquistas ao longo da história. Recordemos também os fatos marcantes que vivemos nesta semana que passou. (Recordação da vida).
2. Deus nos perdoa Presidente – Neste dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova (silêncio). Que Ele nos purifique de todo mal.
3. Hino do Glória Presidente – Irmãos e irmãs, glorifiquemos ao Senhor nosso Deus pela Ressurreição de Jesus e pela ação do Espírito Santo na vida de todos(as) trabalhadores(as) do campo e da cidade.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, vossa Igreja tem mais vigor e força quando se reúne, se alimenta de vossa Palavra e partilha sua vida e os sinais de ressurreição que a transformam. Protegei a cada um de nós aqui reunidos e concedei que possamos um dia completar a nossa páscoa, chegando à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura dos Atos dos Apóstolos (5, 27b-32.40b-41)
6. Salmo Responsorial (29)(CD Cantando os Salmos – Ano C) Eu vos exalto, ó Senhor, porque Vós me livrastes. (bis)
7. Leitura do Livro do Apocalipse de São João (5, 11-14)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (21, 1-19)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé Presidente – No Deus que é amor e misericórdia professemos a nossa fé. Creio Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Confiantes na bondade do Deus da vida, supliquemos por nossas necessidades. A cada pedido, rezemos. Senhor, escutai nossa prece.
11. Apresentação dos Dons
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor por todas as pessoas, equipes, grupos, organizações, instituições… que como os discípulos continuam anunciando e testemunhando a Sua presença no meio de nós.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos como o Senhor nos ensinou. Pai Nosso…
14. Momento da Paz Presidente – Quem vive o amor a Deus e aos irmãos promove a paz. Rezemos em silêncio pela paz.
15. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, promessa de paz, bendito sejais pela Palavra (e pela Comunhão). Animados por esta celebração, dai-nos a graça de viver e trabalhar por vosso Reino, na alegria da Páscoa de Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
16. Breves Avisos
25. Bênção
Presidente – Que o Deus todo-poderoso vos abençoe neste Tempo Pascal e vos proteja contra todo pecado. Amém.
– Aquele que vos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho, vos enriqueça com o dom da imortalidade. Amém.
– Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Levai a todos a alegria do Ressuscitado. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

 

Meditando a Palavra de Deus
Celebramos o domingo da pesca abundante. O Cristo ressuscitado continua caminhando conosco. Quando Ele fala, as coisas acontecem. A liturgia deste domingo recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto que Jesus iniciou. Recorda-nos também que Jesus ressuscitado acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com sua presença e orientando-a com a sua Palavra. Sem a presença de Cristo nada acontece. Podemos nos esforçar muito e dedicar todas as horas do dia tentando mudar o mundo, mas, se Cristo não estiver presente, se não escutarmos sua voz, se não ouvirmos atentamente a Palavra que Ele nos dirige, nossos esforços não terão êxito. É preciso ter consciência nítida de que o êxito da missão cristã não depende do esforço humano, mas da presença viva do Senhor Jesus. Muitas vezes, sentimos a tentação do desânimo diante das situações de violência e de exclusão que atingem os pobres do mundo inteiro. As próprias Igrejas vivem em um clima de cansaço. Nós mesmos, muitas vezes, não sabemos bem o rumo do nosso caminho. Sentimos em nossa pele a experiência da “noite escura” e das “redes vazias”. Mas a Palavra de Jesus nos dá a certeza de que, na praia deste mar sem pesca, há alguém de pé. Nesta celebração, o Ressuscitado nos convida para a refeição e para retomar o caminho com Ele. Peçamos que o Senhor abra nossos olhos para percebermos sua presença no meio de nossa luta e nos firme na missão, apesar de todas as dificuldades. Que Ele nos dê a graça de podermos repetir em nossa vida a confissão de Pedro: “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo”.

Leituras da Semana
2ª feira: At 6,8-15; 1Jo 5,1-5; Sl 118; Jo 6,22-29; Mt 10,22-25a
3ª feira: 1Cor 15,1-8; Sl 18: Jo 14,6-14
4ª feira: At 8,1b-8; Sl 65; Jo 6,35-40
5ª feira: At 8,26-40; Sl 65; Jo 6,44-51
6ª feira: At 9,1-20; Sl 116; Jo 6,53-60
Sábado: At 9,31-42; Sl 115; Jo 6,60-69
Domingo: At 13,14.43-52; Sl 99; Ap 7,9.14b-17; Jo 10,27-30

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …