Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 6º Domingo de Páscoa 22.05.2022

Liturgia do 6º Domingo de Páscoa 22.05.2022

“Ficamos sabendo que alguns… causaram perturbação com palavras que transtornam Vosso espírito”.

1.Acolhida
A Igreja tem a luz da Palavra de Deus, mas tem, ainda, o orgulho humano que prefere a pobreza de suas palavras, fonte de discórdias e de violências.
O mundo (e a Igreja) temos necessidade da luz do Espírito Santo que ilumine fortemente o nosso coração afogando o ranço de nosso orgulho; pois o orgulho humano prolonga nossas palavras, na maioria das vezes, nascidas de nosso próprio orgulho. Que Deus conceda à Igreja (a nós, pobres pecadores), a luz do Espírito Santo, a fé e a humildade para colocar a Palavra do Espírito Santo bem à frente de nossa pobre inteligência humana!

2.Palavra de Deus
At 15,1-2.22-29 – Os judeus radicais não aceitaram as conclusões do Concílio de Jerusalém (49) e percorriam as comunidades afirmando que se condenariam se não fossem circuncidados de acordo com a Lei de Moisés. Desobedecendo às normas estabelecidas pelo Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, celebrado em Jerusalém no ano 49.
Ap 21,10-14.22-23 – O Apóstolo João, o vidente de Patmos, teve a visão da Nova Jerusalém – cheia da glória divina, descendo do céu toda iluminada, não precisando da luz do sol e nem da lua, pois basta-lhe a luz da glória divina.
Jo 14,23-29 – O Amor de Deus em nós é algo, realmente, maravilhoso e consolador, mas requer a iluminação da Palavra de Deus. A Palavra de Deus recorda toda a verdade revelada por Jesus e comunicada pela Igreja.

3.Reflexão
Quando nos apossamos da Palavra de Deus com orgulho, deixamos de ser servos da Palavra e nos tornamos pretensos senhores da verdade e causadores de confusões e de discórdias. O orgulho serve para os ditadores e não constrói nada de bom; pelo contrário cria confusão diabólica e sofrimento nas almas dos irmãos. O orgulho é um pecado diabólico causador de sofrimento e de confusão. Os descontentes com o Concílio de Jerusalém , semeiam sofrimento nas consciências dos pobres pagãos convertidos. Não fazem obra de Deus, mas obra diabólica! Se deixassem a História ensiná-los, eles seriam felizes; pois já os antigos diziam que a “História é a mestra da Vida” (Cicero, filósofo romano).
Os responsáveis pela Igreja de Jerusalém enviaram uma carta aos recém-convertidos de Antioquia, mas nem assim voltou a paz para a Comunidade! Os insatisfeitos preferem suas ideias à Palavra de Deus! Eles continuam infernizando a vida da Igreja ainda em nossos tempos, não aceitando as decisões conciliares, tomadas sob a iluminação do Espírito Santo!
Santo Agostinho, doutor da Igreja, criou uma norma de convivência e de segurança na vivência da fé: “Nas doutrinas definidas pela Igreja ( são poucas) é necessária a unidade; nas doutrinas secundárias é preciosa a liberdade e sempre em em todas as coisas é preciosa a caridade!” (In necessariis, unitas; insecundariis, Libertas, sed in omnibus, Caritas). Mas, infelizmente, nosso orgulho estabelece como essenciais nossas pobres palavras e não a Palavra de Deus!
Com dois mil anos de vida, a Igreja não conseguiu modificar a cabeça dos orgulhos descontentes; eles preferem acreditar na sua infalibilidade e, com isso, continua criando insatisfação no meio do povo, atrasando o crescimento do Reino de Deus, o valor precioso dos ensinamentos de Jesus.
FREI CARLOS ZAGONEL.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …