A Semana Santa

Semana Santa

A semana Santa, chamada, também, popularmente de semana maior, começa com o Domingo de Ramos da paixão do Senhor. É a semana em que recordamos a Paixão, morte e a Ressurreição de Nosso Senhor J. Cristo, ato supremo da redenção da humanidade.

Domingo de Ramos: Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as  promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus da paz, da fraternidade e do amor.

Jesus, humildemente, entra em Jerusalém montado em um manso jumentinho, pois, ele é o príncipe da paz.   Não entra com cavalaria de guerra. Pois, o cavalo é instrumento bélico, expressão da força e do poderio militar da época.

Foi aclamado e reconhecido, por muitos, como o rei dos reis. Os ramos são sinais e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

Neste domingo é feita, também, a coleta do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a ser entregue nas paróquias. Esta coleta é fruto da penitência quaresmal.

Missa da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa): Nos recorda a Ceia do Senhor, onde Ele prediz sua Paixão e Morte, e, despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a o sacramento da Eucaristia. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus de lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.

Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Tríduo Pascal (Quinta, Sexta e Sábado): O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias(S. Agostinho)” e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição .

Paixão do Senhor (Sexta-Feira S.):Neste dia a Igreja recomenda o jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e os fiéis comungam as sagradas hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.

A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu. Esta celebração se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

Vigília Pascal (Sábado Santo): Celebramos a Vigília Pascal. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. A ressurreição, além de realizar as promessas da Escritura sagrada, é prova definitiva que Jesus é Deus.

O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge das trevas, representa Cristo ressuscitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras  gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Domingo da Páscoa do Senhor: Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.

A páscoa cristã é a vida nova em Cristo ressuscitado. Portanto, busquemos esta vida nova: vida reconciliada com Deus e com próximo.

Pe. Deusdédit é Pároco da P. Coração Imaculado de Maria e vigário Geral

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …