Festa do Senhor Divino

A multissecular, rica e respeitável tradição da festa do Senhor Divino em Cuiabá, comemorada desde os tempos da Monarquia imperial brasileira, tem sua origem na ocupação desta região pelos bravos bandeirantes Portugueses e Paulistas, com registros históricos do ano de 1813. O culto de adoração ao Senhor Divino mobiliza, todos os anos, milhões de fiéis devotos ao redor do mundo e no Brasil.

Em Cuiabá, esta festa já passou por diferentes fases, formas e manifestações, de acordo com a evolução histórica e metamorfose dos tempos.  Passou pelas carruagens, cavalarias e touradas do campo D’ourique, até entrar na contemporaneidade marcada pela modernização da cidade e pelo advento da Internet.  Por exemplo, nas duas últimas edições da festa do Senhor Divino, por causa da pandemia, a comissão organizadora (Corte) fez a utilização da internet e redes sociais para a Novena do Senhor divino e a circulação da bandeira. Graças à Deus, à ciência e aos SUS, esta tradicional festa do Senhor Divino, volta ao seu padrão normal. A festa do Senhor Divino sempre foi marcada pelo brilhantismo e esmero, tanto na fase de preparação como na sua realização. 0s festejos começam com a Novena mensal na residência dos devotos, que se inicia nove meses antes da solenidade. É uma novena marcada pelo fervor espiritual e piedosa participação, seguida de uma confraternização. Segundo a tradição da Igreja, a prática da novena tem sua origem e inspiração no dia da Ascensão do Senhor ao céu, quando o próprio Jesus pediu aos discípulos que permanecessem um tempo juntos, unidos em oração, até que recebessem o Espírito Santo prometido (At 1,4-14). Foi a primeira novena de Pentecoste. Esta festividade é precedida pela peregrinação da Bandeira pelas ruas da cidade e a novena diária.

A grandiosa festa do Senhor Divino, no dia de Pentecoste, é comemorada com a missa de ação de graças e escolha da nova corte. Alguns símbolos marcam esta rica e antiquíssima religiosidade Cuiabana: a Corte, designa a comissão de coordenação da festa; Bandeira do Senhor Divino, de cor vermelha, simboliza o fogo que desceu sobre os apóstolos e a virgem Maria (At. 2, 1-4). A coroa: nas solenidades festivas, é usada pelo imperador e imperatriz e, nas esmolas, pelos presidentes de Bandeira e confraria. Salva: Bandeja de prata que serve para sustentação da coroa e do Cetro. Cetro: simboliza o poder de mando e decisão do imperador. É, também, levado às residências dos fiéis por ocasião da esmola, pelos confrades e confreiras. Pão Bento: Uma antiga tradição revela que as famílias guardavam em um saquinho, nas vasilhas de mantimentos, o pão que recebia na visita da bandeira, acreditando que, com isso, atrairia a abundância de alimentos e fartura. Medalhas do Senhor Divino: essa medalha contém a imagem da pomba que representa o Divino Espírito Santo e, após ser abençoada, é distribuída aos fiéis com objetivo de proteger e livrar de todos os males, quem a receber.

A teologia católica, através do credo apostólico, proclama que há um só Deus em três pessoas e três pessoas num só Deus. São três pessoas realmente distintas, consubstanciais ao Pai, inconfundíveis, imutáveis, indivisíveis e inseparáveis.  Jesus é a palavra e o Espírito santo o sopro, que saem de uma mesma boca que é o Pai eterno. É um grande mistério de fé! Ora, a fé é aceitar aquilo que não entendemos. Advertiu Santo Agostinho: “a fé não é para orgulhosos, mas para os simples e humildes de coração. Pois, a fé apresenta verdades que não podemos penetrar nem compreender”. A Tradição católica nos ensina que o espirito santificador é a alma luz da Igreja, o qual foi derramado, abundantemente, sobre todos os seus membros. Ele habita os corações das pessoas pelo batismo, dando-lhes entusiasmo, coragem e discernimento. É o consolador dos aflitos que mantém viva, nas mentes humanas, a utopia de uma humanidade totalmente restaurada, libertada, fraterna, solidária e feliz!

Pe. Deusdédit é Padre na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …