Página Inicial / Notícias / Sistematização Sínodo – Arquidiocese de Cuiabá

Sistematização Sínodo – Arquidiocese de Cuiabá

REGIONAL OESTE 2 – ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ (Mato Grosso)
PROCESSO DE ESCUTA – SÍNODO 2021 – 2023

Para a Escuta Sinodal, foi constituída uma comissão arquidiocesana com o objetivo de articular e acompanhar o processo na Arquidiocese, promover a animação e  envolver as forças vivas da Arquidiocese no processo sinodal. A comissão elaborou os subsídios contendo as orientações para favorecer os encontros nas comunidades,paróquias, grupos, movimentos, pastorais, etc. Estes subsídios foram apresentados em Plenária Arquidiocesana (02 de abril de 2022) com expressiva participação de lideranças leigas e consagradas, que se comprometeram na articulação e realização do processo de escuta.
De abril a junho foram realizadas as escutas, tendo a comissão arquidiocesana participado de momentos formativos em algumas paróquias. A dinâmica da escuta foi realizada por comunidades, paróquias, movimentos, pastorais e serviços em âmbito arquidiocesano. Duas foram as possibilidades de envio das respostas ao instrumento de pesquisa: via email e via google forms.
Após esta etapa, a Comissão Arquidiocesana efetuou a sistematização das contribuições e respostas recebidas. Estes resultados foram apresentados numa segunda plenária, realizada no dia 23 de julho de 2022, com a devolutiva para apreciação e enriquecimento da síntese final.
Este processo evidenciou um desejo efetivo de uma permanente participação na construção da comunhão e compromisso com a missão.

Confira o Documento na íntegra – CLIQUE AQUI

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …