Página Inicial / Notícias / 16º Congresso Eucarístico Nacional

16º Congresso Eucarístico Nacional

No ano de 2010, Brasília (DF) será sede do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em comemoração aos 50 anos de inauguração da Capital Federal. O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou, na coletiva realizada com a imprensa, na cidade de Indaiatuba (SP), onde está acontecendo a 47ª Assembleia Geral da CNBB, sobre a sua expectativa em relação à importância de receber o Congresso.

"Estamos muito felizes em receber o Congresso no ano de 2010. Tentaremos fazer o nosso melhor. Estamos em parceria com o governo do Distrito Federal, que nós pediu, por motivo do jubileu de ouro da cidade, que tentemos trazer o papa Bento XVI para participar deste evento eucarístico, e consequentemente, da 48ª Assembleia Geral da CNBB, que será em Brasília. Não sei se conseguiremos, mas estamos batalhando para, caso o papa não compareça, a cúpula do vaticano possa vir, representando o Santo Padre”, explica dom João Braz.
O arcebispo diz que o texto base sobre do 16º Congresso Eucarístico Nacional está sendo elaborado, dez comissões trabalhando em torno do evento e aproximadamente dois mil voluntários inscritos no projeto. “A nossa estrutura física é muito boa, contamos com um excelente serviço hoteleiro, com serviço de transporte de qualidade, com o ginásio Nilson Nelson que tem capacidade de abrigar até 13 mil pessoas, e utilizaremos também, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, o maior e mais importante de Brasília”.

Políticos
Perguntado sobre a visão ruim da cidade, por ser a “casa” do Governo Federal, e afetar o desenvolvimento do Congresso Eucarístico, dom João Braz explica que “o Congresso Nacional é o lugar em que todos querem ser os primeiros, querem aparecer na mídia, onde um quer derrubar o outro, basta para isso que ele não caia, não seja pego nas falcatruas. Isso é o exemplo de antieucaristia. O político que aprendesse o processo de eucaristia, representaria a nova cara da política nacional, mas infelizmente, essas pessoas que buscam o bem social, o bem comum, ainda não fazem parte representativa do Congresso Nacional”, argumenta o arcebispo e explica ainda que “de forma alguma a “má fama” da cidade irá atrapalhar o Congresso Eucarístico, pelo contrário “espero que o congresso eucarístico seja uma escola de formação cristã, que se transforme em um crescimento de vida cristã. Quero que as pessoas de modo geral meditem nos grandes mistérios da eucaristia, e encontre sempre o caminho e os desígnios de Deus”.

Procissão da Fugida e do Encontro

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para participar …