Página Inicial / Notícias / Encontro dos Representantes Pontifícios no Vaticano

Encontro dos Representantes Pontifícios no Vaticano

A partir desta quarta-feira (07) até sábado, acontece no Vaticano o encontro trienal dos Representantes pontifícios. Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé especifica que a audiência com o Papa Francisco será realizada na quinta-feira 8, enquanto que à noite os Representantes participarão das Splenes Vésperas na Capela Sistina. Sábado, dia 10, a Concelebração Eucarística presidida pelo Pontífice na Casa Santa Marta.

Vatican News
A Sala de Imprensa da Santa Sé informa que o encontro trienal dos Representantes Pontifícios, desejado pelo Papa Francisco, será realizado de 7 a 10 de setembro. No comunicado, o programa dos quatro dias de trabalho: “Na quarta-feira (7) às 8 horas, a reunião será aberta com a Concelebração Eucarística presidida pelo Cardeal Parolin na Capela do Coro, na Basílica de São Pedro. O primeiro dia, será dedicado às reuniões com os superiores da Secretaria de Estado e alguns responsáveis da Cúria Romana, e será concluído com um encontro com o Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé”.
“Na quinta-feira (8) às 9 horas, os Representantes Pontifícios serão recebidos em audiência pelo Papa no Palácio Apostólico. Depois disso, continuarão as reuniões e à noite, às 19h, os representantes participarão das solenes vésperas na Capela Sistina”. Na sexta-feira, haverá trabalho em grupos divididos por continente. Enquanto que no sábado 10, será realizada uma Concelebração Eucarística presidida pelo Papa na Casa Santa Marta, às 7h30, seguida por reuniões e trabalhos. “O encontro será concluído no final da manhã, às 12h”, continua o texto, “com uma meditação espiritual aos cuidados de Monsenhor Angelo Acerbi, Núncio Apostólico”.
O comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano informa também que “no encontro, presidido pelo Cardeal Secretário de Estado, estarão presentes superiores da Secretaria de Estado, 91 Núncios Apostólicos e 6 Observadores Permanentes sem status episcopal. São cinco os Representantes Pontifícios não poderão comparecer por motivos de saúde ou outros impedimentos”.
O texto também especifica que “no serviço diplomático da Santa Sé, além dos já mencionados Representantes Pontifícios, existem atualmente 167 colaboradores na função diplomática trabalhando nas Nunciaturas ou na Secretaria de Estado, enquanto 4 ex-alunos da Pontifícia Academia Eclesiástica, tendo concluído sua formação, estão envolvidos no ano missionário no exterior desejado pelo Papa Francisco”.
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-09/representantes-pontificios-vaticano-trienal-papa-francisco.html

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …