Página Inicial / Notícias / Dom Mário Antonio se encontra com o Papa Francisco no Vaticano

Dom Mário Antonio se encontra com o Papa Francisco no Vaticano

De acordo com a programação da Visita Ad Limina realizada pelos Regionais Oeste 2 (Mato Grosso) e Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) entre os dias 05 a 10 de setembro/2022 na cidade do Vaticano, em Roma-Itália, o dia 09 de setembro foi bastante significativo e especial com o encontro de Dom Mário (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá) e demais Bispos dos Regionais com o Sumo Pontífice Papa Francisco.

Encontrar o Papa é sempre motivo de renovar o sentimento de afeto e obediência aos seus ensinamentos. Ele tem a missão de confirmar seus irmãos na fé. Com ele professamos ser a Igreja una, santa, católica e apostólica.

Essa visita se denomina Ad limina Apostolorum porque traduzida do latim significa: no limiar, na entrada, nos limites (das basílicas) dos túmulos apóstolos São Pedro e São Paulo. Teologicamente, a visita manifesta a plena comunhão entre a Igreja no mundo, presidida pelo sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, e as Igrejas locais: as dioceses e arquidioceses, presididas pelos sucessores dos Apóstolos, os bispos e arcebispos.

Esta visita está prevista no Código de Direito Canônico da Igreja Católica: “O Bispo diocesano, vá a Roma no ano em que está obrigado a apresentar o relatório ao Sumo Pontífice, se de outro modo não houver sido decidido pela Sé Apostólica, a fim de venerar os sepulcros dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e apresente-se ao Romano Pontífice” (Cânone. 400).
Essa visita traduz bem o sentido da palavra católico, que significa universal, ou seja, é uma só fé vivida no mundo segundo a tradição bimilenar da Igreja.
Os Arcebispos e Bispos visitaram a Basílica Vaticana onde se encontra o túmulo do Príncipe dos Apóstolos: São Pedro,a Basílica de Santa Maria Maior e a de São João do Latrão
Além das celebrações, ocorrerão também reuniões de trabalho com diversos organismos, dicastérios e comissões pontifícias da Santa Sé que se responsabilizam pela formação do clero, pela doutrina da fé, pela educação católica, pelo desenvolvimento humano integral, pela vida consagrada, entre outras.

Santa Missa em Ação de Graças ao Senhor Bom Jesus

Na manhã desta segunda-feira, 8 de abril/2024, às 06h30, aconteceu a Santa Missa em Ação …