Página Inicial / Notícias / Espiritualidade do Dízimo

Espiritualidade do Dízimo

ESPIRITUALIDADE DO DÍZIMO
Enquanto Cristãos batizados e Agentes Pastorais que somos, é nosso papel ajudar os católicos a descobrir o valor e a espiritualidade do dízimo na revelação bíblica, despertando a consciência comunitária e participativa.
O Cristão entendendo a grande espiritualidade que o oferecimento do Dízimo traz em si, compreenderá que o Dízimo é muito mais que uma oferta material. É a nossa gratidão a Deus por tudo o que somos e o que temos.
Deus criou tudo. É dono de tudo. Não precisa do nosso dízimo.
Então, porque devo contribuir com o Dízimo?
Para que participemos da Obra da Criação.   Através do dízimo a Igreja evangeliza e forma evangelizadores. (Dimensão Missionária) – “Com o Dízimo, a Igreja se propaga de maneira digna e equilibrada”. É papel da Igreja assistir aos mais pobres, aos menos favorecidos (Dimensão Social). É dever do Cristão zelar pela Casa do Senhor (Dimensão Religiosa).
O Dizimo é mais do que um simples gesto de oferecer mensalmente parte do nosso trabalho. Deus nos pede que o Dizimo seja agradável a Ele. E, para isso, ele deve ser acompanhado de perdão, justiça, misericórdia, fidelidade, humildade, fé, esperança, caridade, confiança, perseverança, paciência, coragem, entre outras virtudes.
O exercício de oferecer o dizimo, nos ensina no decorrer do dia a dia as mais belas lições. Aprendemos e vivenciamos uma grande lição de amor, quando um irmão ou irmã se conscientiza de seu papel dentro da Igreja.
A cada dia Deus nos dá oportunidade de desenvolver esses aprendizados. Por isso, o dizimo é altamente educativo.  Além disso, ele faz parte do Plano Econômico de Deus. O único que exige a vivência dos valores espirituais, o único em que o dinheiro é oferecido com amor, para a Evangelização, para o sustento da Igreja e dos mais necessitados.
O dízimo deve ser oferecido de modo a integrar uma espiritualidade cristã. Ele não pode, portanto, estar desvinculado das virtudes.
O Dízimo assim oferecido santifica!
Por isso, é uma graça ser convidado a ser dizimista.
Fonte: Pastoral do Dízimo – Paróquia São Judas Tadeu – Jaraguá do Sul –  Diocese de Joinvile/SC
         : A espiritualidade do Dízimo – Marta Sampaio Lima Elia

COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO
ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ