Página Inicial / Animação Litúrgica / 29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum
Ano C cor verde – 16/10/2022

1. Saudação Presidente – Amados irmãos e irmãs, bem-vindos! É com muita alegria que os acolhemos para celebrar no Dia do Senhor, o mistério de nossa fé e agradecer as maravilhas que Deus sempre nos concede. Convidados a responder com fé o mandamento de Cristo de levar sua Palavra a todos os povos, partilhamos de sua missão, ao anunciar o Reino de Deus. Pela perseverança na oração e no Seu testemunho, reunimo-nos como vossa família, traçando sobre nós o sinal que nos congrega na fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Nesta liturgia Jesus nos ensina que é preciso orar sempre, com perseverança e confiança filial, sem jamais desistir. A oração é o meio pelo qual nós estabelecemos diálogo com Deus. Ela nos restaura na fraqueza, nos reanima quando cansados e reestabelece a comunhão entre os filhos do Pai. Neste momento trazemos presente os fatos e acontecimentos vividos na semana que passou (recordação da vida).
2. Deus nos perdoa Presidente – Peçamos perdão pelas vezes que não somos perseverantes na oração e na prática da justiça (silêncio). Arrependidos, rezemos.
3. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos ao Deus da vida, fonte inesgotável de amor e bondade, cantando o Hino do Glória.
3. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, que sempre escutais aqueles que vos invocam, concedei aos vossos filhos e filhas, que cresçam na prática do bem e vençam o mal que ameaça o mundo. Dai-lhes também a vitória da justiça e da salvação esperada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
4. Leitura do Livro do Êxodo (17, 8-13)
5. Salmo Responsorial (120) (CD Cantando os Salmos – Faixa 25) Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra. (bis)
6. Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (3, 14-4,2)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (18, 1-8)
8. Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé Presidente – Professemos nossa fé no Deus justo e misericordioso.
10. Preces da Comunidade Presidente – Ao Senhor, que nos ensina o valor da oração persistente e fervorosa, elevemos nossas preces em favor da Igreja e da humanidade, rezando: Suba nossa oração, a Ti, ó Pai!
11. Apresentação dos Dons
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Louvemos e agradeçamos ao Deus da vida pela criação e por todas as pessoas que estão em missão pelo mundo.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Confiantes e inspirados na Palavra de Jesus, rezemos a oração da fraternidade. Pai Nosso…
14. Momento da Paz Presidente – A oração fervorosa nos leva a um estado de paz conosco e com os irmãos(ãs). Rezemos em silêncio pela paz.
15. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Bendito sejais, Senhor nosso Deus, pelo Pão da Palavra (e da Comunhão) que alegra nossas vidas e nos renova na aliança do vosso amor. Ajudai-nos a sermos perseverantes na oração e a sempre encontrar razões para o nosso trabalho e em tudo o que vivermos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
16. Breves Avisos
17. Bênção
Presidente – O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do Seu Amor no mundo. Amém.
– O Senhor Jesus que prometeu a Sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras. Amém.
– O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar todos os povos. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
A liturgia de hoje como conta o próprio evangelista, traz em seu conteúdo, um grande ensinamento para nossa vida e vivência do Evangelho. Jesus conta esta parábola para aumentar a fé dos discípulos e insistir na importância da oração. Mostra que eles deveriam orar sempre, nunca desanimar. Assim como a viúva, também nós devemos perseverar na oração para que Deus intervenha, fazendo justiça aos seus eleitos, ou seja, salvando-nos. Pedir ao Senhor que nos “faça justiça” significa desejar com todas as forças: tornando-nos justos e obter uma boa relação com Ele, crescer na amizade com o Senhor. Para que a oração recitada por nossos lábios seja autêntica, tem que ser a expressão de nossa maneira real de sermos cristãos. A primeira leitura nos mostra que Deus intervém na história e salva o seu povo servindo-se, da ação do próprio homem. Moisés ora a Deus por seu povo que luta pela sobrevivência. Mas, para que o homem possa vencer, ele tem que contar com a força de Deus. E essa ajuda divina exige a oração que brota do coração da pessoa e do diálogo dela com Deus. Ouvimos que o salmista afirma em oração que seu auxílio é o Senhor, criador onipotente dos céus e da terra; que rege o universo e preocupa-se com seu fiel. A segunda leitura apresenta uma outra forma de entrarmos em comunhão com Deus: a Sagrada Escritura, nela encontramos a via pela qual é comunicada a sabedoria de Deus à nossa vida. Por isso, continua Paulo, ela é útil para ensinar, argumentar, corrigir e educar na justiça. Nesse sentido, a fé deve crescer pela leitura da Palavra com que Deus indica aos homens e mulheres o caminho da vida plena. Não apenas nossa oração deve ser constante, mas também insistir em aprender e se deixar conduzir pela Palavra de Deus. Segundo o Evangelho, a oração é o recurso de que dispomos para estabelecermos mais intimidade com o Senhor e desse modo nos engajarmos na comunidade eclesial e na história até que Ele venha. Concluímos que a oração que chega ao coração de Deus é aquela que parte do senso da justiça, do anseio pelo resgate dos direitos dos que são injustiçados. Não é uma petição de coisas a mais, nem de supérfluos, para atender os caprichos pessoais. A oração ouvida por Deus é aquela que busca o bem comum, com o qual a pessoa já está comprometida. Quem só pensa em si mesmo não se sintoniza com Deus. (Roteiros Homiléticos – CNBB)

Leituras da Semana
2ª feira: Ef 2,1-10; Fl 3,17-4,1; Sl 99; Lc 12,13-21
3ª feira: 2Tm 4,10-17b; Sl 144; Lc 10,1-9
4ª feira: Ef 3,2-12; Is 12,2-6; Lc 12,39-48
5ª feira: Ef 3,14-21; Sl 32; Lc 12,49-53
6ª feira: Ef 4,1-6; Sl 23; Lc 12,54-59
Sábado: Ef 4,7-16; Sl 121; Lc 13,1-9
Domingo: Eclo 35,12-14.16-18; Sl 33; 2Tm 4,6-8.16-18; Lc 18,9-14

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …