Página Inicial / Noticias do Mundo / Conselho Permanente da CNBB aprova atualização do Diretório de Comunicação

Conselho Permanente da CNBB aprova atualização do Diretório de Comunicação

por Redação Pascom Brasil – Assessoria de Comunicação da CNBB

Foi aprovada, por unanimidade, a atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Reunido a partir desta quarta-feira, 23, até amanhã, 24, o Conselho Permanente da CNBB decidiu positivamente em relação ao processo realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e o Grupo de Reflexão em Comunicação (Grecom).

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, ressaltou que o material aprovado não é um novo diretório, mas o mesmo documento aprovado em 2014 com as atualizações necessárias. São quatro as principais: incluir o magistério do Papa Francisco sobre comunicação; abordar novos elementos sobre a dinâmica de comunicação na atualidade, especialmente no que tange à comunicação digital; situar melhor a comunicação como uma realidade estratégica no processo de evangelização, e não apenas como ferramenta; e ajustar e harmonizar a linguagem, evitando contradições entre termos, parágrafos e assim por diante.

O doutor em Comunicação e coordenador do Grecom, Moisés Sbardelotto, contextualizou o trabalho feito pelo grupo, no “esforço de qualificar e atualizar o Diretório”, considerando que a comunicação é um processo muito rápido e dinâmico. Além do magistério do Papa Francisco, Sbardelotto apontou como contribuições as reflexões sobre fenômenos atuais, como o período da pandemia, os aspectos negativos do ambiente digital, a desinformação, problemáticas novas que surgiram na última década e a necessidade de o diretório apontar luzes também do ponto de vista pastoral. Acompanharam a apresentação e votação os pesquisadores e membros do Grecom, Aline Amaro, Irmã Joana Puntel, Ricardo Alvarenga e Marcus Tullius.
Colocado em votação, após ser encaminhado com antecedência aos bispos para contribuições e indicações de mudanças, o texto foi aprovado sem ressalvas, nem votos contrários. O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo destacou que o trabalho da Comissão e da Assessoria de Comunicação da CNBB tem aberto “um novo caminho” no contexto da comunicação estratégica.
Aprovado em 2014, o Diretório de Comunicação é o principal documento de comunicação publicado pela Igreja no Brasil e norteia o seu pensamento sobre o campo comunicacional. Conforme o próprio texto, tem “o objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis, sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais encontra-se o avanço acelerado das tecnologias.” (DCIB, n. 3)

Processo de atualização do Diretório

O processo de atualização foi iniciado em dezembro de 2021, durante reunião ordinária do Grecom, considerando a necessidade de incorporar novas reflexões surgidas desde a sua publicação. Na ocasião, os membros do Grecom tiveram a oportunidade de se dividir em subgrupos para que possam começar a revisão, cada um, de um capítulo específico.
Na primeira reunião de 2022, os membros trouxeram se alternaram na leitura e revisão de cada um dos capítulos do subsídio, dando suas contribuições a respeito do que deverá ser acrescentado ou modificado no Diretório, a fim de torná-lo mais atual. Foram feitas as devidas considerações sobre o volume de atualizações para que o Diretório permanecesse com o seu cerne.
“Não vamos fazer um novo Diretório, mas vamos atualizá-lo da melhor forma possível”, considerou dom Mol.
Entre os meses de abril e outubro de 2022, foi feita a partir do envio das alterações prévias para todos os membros e um rico processo de discussão durante as reuniões mensais. Em todos os encontros foi feita a avaliação pontual das correções, com as possibilidades de aprovação, desaprovação ou indicação de emendas.
São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Marcus Tullius, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …