Página Inicial / Notícias / Coleta para a Terra Santa

Coleta para a Terra Santa

TRADICIONAL “COLETA PARA A TERRA SANTA” EM PROL DOS LUGARES SANTOS SERÁ FEITA NA SEXTA-FEIRA SANTA, 7 DE ABRIL

Os cristãos católicos do Brasil e de todo mundo são convidados a estender seu gesto de caridade contribuindo com a “Coleta para a Terra Santa” que acontece tradicionalmente na Sexta-Feira Santa. A coleta também conhecida como “Collecta pro Locis Sanctis”, é a principal fonte para o sustento da vida que se desenvolve em torno dos locais sagrados.
Ao Vatican News o custódio da Terra Santa, irmão franciscano Francesco Patton falou da importância do trabalho de manutenção, preservação e revitalização dos lugares santos do cristianismo na Terra de Jesus e em todo o Médio Oriente.
“É nosso dever dar a todos a oportunidade de ver e tocar os lugares onde Jesus viveu, morreu e ressuscitou por nós. São os lugares que nos recordam que é verdade o que os Apóstolos nos anunciaram e o que a Igreja nos transmitiu ao longo dos séculos para dar sentido e plenitude à nossa vida”, destacou.
A coleta é o resultado da vontade dos papas de manter forte o vínculo entre todos os cristãos do mundo e os locais sagrados.

Leia a mensagem na íntegra:
Dentro de poucos dias celebraremos a Páscoa junto aos nossos cristãos da Terra Santa e aos peregrinos vindos de todo o mundo. Aqui, em Jerusalém, o Senhor morreu e ressuscitou por nós. É diante do seu túmulo vazio que sentimos fortalecer a nossa fé e renovar a nossa esperança.
O nosso principal compromisso como frades menores da Custódia da Terra Santa, é cuidar das pedras abençoadas e santas, que são os santuários e ao mesmo tempo, cuidar das “pedras vivas”, que são os cristãos locais e os peregrinos.
É nosso dever dar a todos a oportunidade de ver e tocar os lugares onde Jesus viveu, morreu e ressuscitou por nós. São os lugares que nos recordam que é verdade o que os Apóstolos nos anunciaram e o que a Igreja nos transmitiu ao longo dos séculos para dar sentido e plenitude à nossa vida.
Tornar os santuários mais acolhedores, realizar atividades pastorais e sociais é um serviço que fazemos com o coração e em nome de toda a Igreja. Estamos também a serviço de uma Igreja ferida por tantos anos de conflitos e guerras e agora também pela devastação do terremoto.
Certamente que tudo isto tem um custo e grande parte desse custo, é coberto anualmente pela Coleta da Sexta-Feira Santa e pela generosidade dos fiéis de todo o mundo, pela vossa generosidade. Nessa ocasião, nós frades da Custódia da Terra Santa nos fazemos mendicantes e recorremos à vossa generosidade, para que a Sexta-Feira Santa seja um dia de solidariedade universal, um dia em que os cristãos de todo o mundo abracem concretamente a Igreja mãe de Jerusalém.
Por favor, abra o vosso coração à generosidade e as vossas mãos à solidariedade. Graças à tua ajuda, também nós poderemos continuar cuidando desta Terra Santa e de seus filhos.
Assista e doe em sua comunidade e paróquia:

Fr. Francesco Patton OFM – Custódio da Terra Santa para o Vatican News

Santa Missa em Ação de Graças ao Senhor Bom Jesus

Na manhã desta segunda-feira, 8 de abril/2024, às 06h30, aconteceu a Santa Missa em Ação …