Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / É na fraqueza que a força se manifesta

É na fraqueza que a força se manifesta

É na fraqueza que a força se manifesta

Padre paulo Ricardo
Foto: Robson Siqueira

Meus queridos irmãos e irmãs, a liturgia deste domingo quer nos ensinar a reconhecer a presença de Deus onde quer que estejamos. Jesus vai até a sua terra, Nazaré, e ali, aqueles homens que viram Jesus pequenino, que viram Ele brincando como seus filhos, tiveram grande dificuldade de aceitar Jesus como sendo o Filho de Deus, o Messias. Nós que olhamos, ficamos surpresos com isto, aquele pessoal era cego, será que eles não enxergavam a sua sabedoria? Eles enxergavam tudo isto, mas não enxergavam que Deus fosse capaz de tamanha humildade.

Jesus não é o Messias esperado, é o Messias inesperado, Ele veio de maneira que ninguém esperasse que viesse, quando falamos que esperamos o Messias, esperamos que venha todo poderoso, e Ele não vem, Ele vem pequeno, frágil. A maior parte das pessoas se escandalizavam de Jesus, porque Jesus é escandaloso, por não ser do jeito que esperavam que Ele fosse.

Nós precisamos ser ateus dos deuses falsos, antes de você encontrar Jesus o Deus verdadeiro, é preciso que você abandone todas as ideias de um deus falso, da imaginação de como Deus deveria ser.

Jesus não é como o Deus que nós gostaríamos que fosse, Ele que criou todas as coisas, o criador do universo trabalhou na carpintaria, os habitantes de Nazaré viam Jesus fazendo os milagres, e se interrogavam como a mão do carpinteiro poderia fazer isso? Como uma mão que fazia uma cadeira, podia ser a mão que cura? As pessoas ficavam escandalizadas com isto. É assim que Deus se manifesta, de forma imprevista, você precisa se dar conta disso, senão você fará loucuras na sua vida.

A criação de Deus é lógica, mas não é tão lógica, é racional, mas não é tão racional, porque Deus é livre para desconsertar você. Existe a liberdade de Deus, quando dizemos liberdade, significa que não é possível deduzir. O que as pessoas não entendem é que Deus é profundamente livre e Ele faz como Ele quer, se fossemos salvar o mundo, salvaríamos de muitas formas, mas eu tenho certeza de que ninguém iria querer salvar o mundo pela cruz.

"Adore a liberdade de Deus quando você tiver que carregar a cruz"
Foto: Robson Siqueira

Deus não quer a doença e a morte, Deus pode curar todas as doenças, logo Deus vai curar. Esta é a lógica, este raciocínio é perfeito, isto é herético, isto é heresia. Deus ama do jeito que Ele quer, Deus irá curar todas as doenças na ressurreição dos mortos. Os habitantes de Nazaré viram que não tinha lógica, uma mão que soava, fazia cadeira, curasse doentes.

O que devemos fazer a respeito de Deus? Antes de afirmar as coisas a respeito de Deus, precisamos esvaziar nossas lógicas, nossos raciocínios. Adore a liberdade de Deus quando você tiver que carregar a cruz. Porque se você não fizer isso o demônio colocará dúvidas sobre o poder de Deus na sua vida. Não creia em deuses falsos, creia em Jesus Cristo verdadeiro, que nos desconcerta.

A Igreja Católica vive isso com muita naturalidade, é difícil ser católico e muito fácil ser herege. Para ser herege precisa apenas conhecer dois versículos, isto é heresia. No livro do Êxodo capítulo 20 está proibindo fazer imagens, e no capítulo 25 Deus manda fazer imagens de querubins. Porque Deus é Deus, é você que tem que fazer força para compreendê-lo e não querer enjaulá-lo na sua mente.

O católico abraça a Bíblia toda e não naquele versículo que interessa para ele, e se Deus parece que se contradiz, quem tem que inclinar a cabeça e adorar a Deus, sou eu. Não creia em Deus que cabe na jaula de um raciocínio, creia em um Deus que é verdadeiro.

Eu quero que você saia desse PHN, entendendo uma coisa, se você quer saber como Deus é, olhe para Jesus, é um Deus que se fez carne, não olhe para ideias, pois você olha para suas ideias e faz bobagem. Você não pode ser revolucionário do jeito que quer destruir as coisas, que quer ir contra a Igreja, a Deus, ao mundo. É a sua cabecinha “oca”, que tem que mudar, é você que precisa mudar a cabeça, e dizer que se eu não estou entendendo Deus, quem está errado sou eu.

Padre Paulo Ricardo e Dunga durante homilia
Foto: Robson Siqueira

É na fraqueza que a força se manifesta, Deus escolheu este caminho, não gostaríamos que fosse assim, queríamos um caminho de glória, mas não é assim que Deus faz, quando Ele quer vencer, Ele nos leva ao ponto mais baixo para que Ele possa nos erguer.

Nós não dizemos que somos salvos pela ressurreição, pois a ressurreição é a salvação, nós somos salvos pela cruz, Ele não disse quem quiser triunfar pegue a ressurreição e faça festa, Ele disse pegue a sua cruz e me siga. Você quer me seguir renuncie a si mesmo, renuncie a sua cabecinha, as suas ideias.

Deus não vai ficar aprisionado na sua cabecinha, Ele usa da traição de judas, Ele usa das fraquezas, então abaixe sua cabeça e adore a Deus.

Deus age das formas mais estranhas, sei que você é jovem, é ser humano e também sofre, eu sei que jovem não gosta de falar que sofre, ele sai faz festa e quando volta para casa fecha a cara. Aquele que é simpático com todo mundo, em casa é um “jumento” que só sabe dar “coice”. Agora você sabe o porquê disso, porque embora jovem, você também sofre a pressão da vida, porque todo mundo espera que sua vida dê certo e você sofre um pouco esmagado. Eu não sei qual é o seu sofrimento, se você está sofrendo eu tenho a solução: abrace a cruz. Se existe solução para o problema que está vivendo, resolva, mas se não tem solução, abraça a cruz. Você tem duas opções, abrace a cruz ou morra esmagado por ela, só tem essas duas opções, não tem outra, até queríamos que tivesse outra, mas não existe.

Jovem, sê forte e corajoso, abrace a sua cruz, essa não é verdade que gostaríamos de ouvir, mas é a verdade verdadeira.

Aqui na terra nós não enxergamos a vontade de Deus, Deus poderia ter dado uma resposta do porquê sofremos, mas Ele não veio, Ele preferiu vir sofrer conosco. Você que crê na ressurreição de Cristo, que nos amou até morte de cruz, creia que Ele nos salva.

Transcrição e Adaptação: Regiane Calixto

Você pode Gostar de:

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …