Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Encíclica social de Bento XVI ( continuação…)

Encíclica social de Bento XVI ( continuação…)

21/10/2009
Encíclica social de Bento XVI ( continuação…)
O número 26 da encíclica faz uma referência às culturas. “Hoje,  cresceram  notavelmente as possibilidades de Interação das culturas, dando espaço a novas perspectivas de diálogo intercultural. Entretanto, é preciso estar atento para  um duplo perigo: O ecletismo cultural, assumido muitas vezes sem discernimento. Isto é, as culturas são simplesmente postas lado a lado e vistas como substancialmente equivalentes e intercambiáveis umas com as outras. Isto favorece aquilo que chamamos de relativismo cultural. O relativismo cultural faz com os grupos culturais se juntem ou convivam, mas separados, sem autêntico diálogo e, consequentemente, sem verdadeira integração. Depois, temos o perigo oposto que é constituído pelo nivelamento cultural e a homogeneização dos comportamentos e dos estilos. Ecletismo e nivelamento cultural convergem no fato de separar a cultura da natureza humana, a qual tem uma dimensão transcendental, reduzindo o homem a um simples dado cultural.
Comentário:  Mais do que  respeitar as diferentes culturas, devemos buscar e promover a integração das culturas dos povos. A integração gera solidariedade,  crescimento e humanização da sociedade. Tendo em vista, que a cultura é parte do processo de humanização das relações sociais. Outro perigo, é a “patrolamento” (nivelamento) ou homogeneização cultural. A mídia exerce uma forte influência no  nivelando cultural entre os povos, criando padrões e estilos de vida homogêneos, não respeitando os valores tradicionais das comunidades, sobretudo, das comunidades rurais, do homem do campo , do indígena , dos ciganos, dos negros etc, fazendo do mundo uma aldeia global.
Pe. Deusdédit – Vigário geral da Arquidiocese

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …