Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Centenário arquidiocesano

Centenário arquidiocesano

Em clima de louvor e ação de graças ao  querido Deus, a arquidiocese de Cuiabá iniciou a celebração do centenário. O histórico e significativo ano jubilar, foi aberto com uma solene celebração eucarística, na Catedral basílica do Sr. Bom Jesus, presidia pelo arcebispo D. Milton Santos, Arcebispo Metropolitano, com a participação de numerosos  sacerdotes, seminaristas, religiosas e fiéis Cristãos. No dia 5 de Abril de 1910 o Papa São Pio X, com a bula “Novas constituire”, criou as Dioceses de Corumbá e S. Luiz de Cáceres e elevou a Diocese de Cuiabá à categoria de Arquidiocese.

O  centenário é tempo de graça, de reflexão e de relançamento   na permanente missão evangelizadora da Igreja. Somos, hoje, continuadores da missão  iniciada por generosos e abnegados missionários  e missionárias: Bispos,sacerdotes, religiosos,religiosas e leigos, os quais fecundaram este chão com seus esforços, suores e ingentes  sacrifícios.  Louvado seja Deus pela chegada do evangelho nestas terras, trazido pelos missionários que aqui aportaram, fazendo crescer o número daqueles que dão glória a Deus! Por isso, é dever de gratidão, reverenciar os primeiros evangelizadores que, generosamente, ajudaram na construção da arquidiocese que temos hoje.  Vale lembrar, também, que desde a primeira evangelização até os tempos de hoje, experimentamos luzes e sombras. Esta arquidiocese ajudou a escrever páginas bonitas da nossa história, com grande sabedoria e santidade, contribuiu na formação humana, moral e espiritual do nosso povo. Olhando o passado podemos  afirmar que foram  100 anos de intensa e vigorosa presença evangelizadora, nos diferentes setores da atividade humana: No campo da cultura, no campo sócio-político, na educação e na humanização da saúde. Quantas expressivas lideranças  foram formadas dentro das  pastorais da nossa Arquidiocese! Quantos bons cristãos e honestos cidadãos  passaram pelas escolas Católicas e escolas catequéticas das nossas Paróquias!  Quantos  Pais de famílias  foram evangelizados através dos retiros de casais: Cursilho (40 anos de presença em Cuiabá), OVISA( 30 anos de presença em Cuiabá), O Encontro de Casais com Cristo(ECC), legião de Maria, Vicentinos, Renovação Carismática católica, Oficinas de oração, Movimento sacerdotal mariano e outros serviços eclesiais.  Esta Arquidiocese sofreu, também, tempos difíceis, sobretudo pelas debilidades e incoerências de seus filhos,  e, também, pela falta de vocações, de lideranças leigas e consagradas. Temos, hoje, a responsabilidade histórica de melhorar aquilo que reprovamos no passado e, também, manter viva e atuante as estruturas (organismos) de comunhão e participação desta Igreja, para que tenhamos uma  Arquidiocese pastoralmente dinâmica e aberta. Neste centenário queremos convocar todas as forças vivas: Paróquias, pastorais, movimentos e associações de apostolado leigo, escolas católicas, para um grande “mutirão” evangelizador. Desejamos que a celebração do centenário venha  favorecer e ajudar o encontro pessoal, de cada fiel , com Jesus Cristo e relançar com fidelidade e audácia a arquidiocese na missão evangelizadora  para os anos vindouros. É a missão continental, proposta da conferência de Aparecida, acontecendo entre nós. Para tanto, foi preparado um subsídio para as missões populares nas paróquias e o congresso eucarístico Arquidiocesano. “Duc in altum! (avançar para as águas mais profundas – LC. 5,6). Esta palavra de Jesus dita ao apóstolo Pedro, ressoa hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente e a abrir-nos com confiança ao futuro, porque Jesus Cristo é o mesmo ”ontem, hoje e sempre”(Hb 13,8). A nova evangelização para os anos vindouros tem como ponto de partida, a certeza de que em cristo há uma “riqueza insondável” (Ef.3,8), à qual nós homens poderemos recorrer para enriquecer-nos. Com as festividades do Centenário, queremos, também, implementar o Projeto Nacional de evangelização(CNBB), o qual tem como objetivo: “Abrir-se ao impulso do E. Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de missão para a vida plena”. … E que o esplendor da luz do Cristo ressuscitado nos ilumine hoje e sempre!
Pe. Deusdédit é sacerdote Diocesano, Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria e Vigário Geral.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …