Vocação matrimonial

Deus criou homem e mulher, com suas diferenças,  e os colocou no centro da criação. Criou-os por amor e para o amor. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano. Deus ama incondicionalmente cada ser humano e quer levá-lo à plena realização do seu plano de amor. O matrimônio é uma das possibilidades de realização e felicidade da pessoa humana.

Homem e mulher, mediante o sacramento do matrimônio, são chamados a viver  a íntima comunhão de vida e de amor conjugal na totalidade do corpo e do espírito. É o que nós chamamos de  amor conjugal Cristão. Entretanto, precisamos entender o verdadeiro sentido do amor, tão deturpado hoje, sobretudo pela mídia! Eis o significado do amor cristão: Querer bem, sem querer nada do outro. É pura gratuidade e doação! Amar é fazer o outro feliz! A ferramenta da Igreja para auxiliar no discernimento matrimonial dos noivos é o encontro de preparação para o casamento (cursos de noivos), o qual tem como objetivo: sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no verdadeiro amor conjugal cristão. Para tanto, precisamos sempre olhar a família dentro do projeto original de Deus. O matrimônio é sacramento   porque é um sinal visível da aliança entre Deus e seu povo e de Cristo com sua Igreja. O código de Direito canônico oferece um conceito de matrimônio muito simples e útil: “ A aliança matrimonial pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão para a vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, foi elevada, os batizados, à dignidade de sacramento”. Através do sacramento do matrimônio, o casal organiza a família como Deus quer e espera dos seus filhos.  A família cristã, no plano de Deus, é chamada a ser:
1-Uma comunidade de amor, que se caracteriza pela unidade e comunhão, porque   Todo ser humano quer amar e ser amado. A família é escola e espaço para a experiência do verdadeiro amor que faz a alegria, a felicidade e harmonia da família.
2-Santuário da vida: a família é a serva  e protetora da vida, já que o direito à vida é a base de todos os direitos. Este serviço não se reduz só a procriação. Porém, é antes de tudo um auxílio eficaz para transmitir os valores autenticamente humanos e cristãos. É o que nos lembra Semana nacional da família de 2010, cujo tema é: “Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Portanto, a família é o espaço para transmissão da vida e não o laboratório de reprodução humana. A ciência e as biotecnologias de reprodução  ajudam. Porém, não substitui o relacionamento conjugal na transmissão da vida. A ética da vida está acima da técnica!
3-Célula mãe da sociedade: a família é escola das virtudes humanas e sociais. É no seio da família cristã que se forma os bons e honestos cidadãos para a sociedade. “Famílias, educai vossos filhos, para que não seja necessário punir os adultos”.
4-Igreja doméstica: A família é o lugar onde se acolhe, vive, celebra e anuncia a palavra de Deus. É onde os filhos aprendem o sentido da fé, de Jesus cristo  e do amor a Deus.
A meta do casal cristão é a santificação do matrimônio, santificar-se no  matrimônio e santificar os outros pelo matrimônio. Recordemos o que disse o Papa João Paulo ll: “ Os dois bens mais preciosos da humanidade, chamam-se: Família e matrimônio. Por isso,   o futuro da humanidade passa pela família”.
Pe. Deusdédit é assessor eclesiástico da Pastoral  familiar e Vigário Geral da Arquidiocese..

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …