Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Toda Bíblia é comunicação

Toda Bíblia é comunicação

“Toda Bíblia é comunicação”

“Depois de ter, por muitas vezes e de muitos modos, falado aos Pais, pelos profetas, Deus, nestes últimos dias falou a nós por meio do Filho a quem estabeleceu como herdeiro de todas as coisas pelo qual também fez o mundo.” (Heb 1,1)

Você já passou por aquele tipo de situação em que se tenta falar com alguém e este alguém não lhe dá a atenção necessária? Pois bem, essa situação ressalta a necessidade da atenção na comunicação.
Estamos no mês da Bíblia, mês em que se lembra com ênfase a importância da Bíblia em nossa fé. Porém, algumas vezes, quando se fala da Bíblia, se recorre a um monte de termos e elementos que falam da sua importância apenas indiretamente: a Palavra, os Textos Sagrados, o Antigo Testamento, o Novo Testamento, os Livros Sagrados, etc. Não podemos nos esquecer do principal causador dessas palavras que é o próprio Deus. Este mês não é apenas o mês de um livro. É o mês que nos lembra a revelação de Deus também através deste bendito livro.

A Bíblia é comunicação, seja do povo de antigamente com o povo de hoje, seja do escritor com o leitor, mas principalmente é comunicação de Deus com seu povo e do povo com seu Deus.
Antes da Bíblia ser aula de história, ser testamento dos feitos de Deus na história humana, ser patrimônio da fé judaica e cristã, a Bíblia é atual e constante comunicar de Deus. E, em se tratando do comunicar de Deus, tal diálogo torna-se algo bastante sério.
Deus já falou ao ser humano diversas vezes e de diversos modos, porém, de uns tempos prá cá (um pouco mais que 2.000 anos), sua comunicação ficou mais evidente. Ele não é apenas uma voz que se escuta no telefone e não se vê o brilho dos olhos; não é apenas uma carta que tem poesia, mas oculta o jeito de agir. A Bíblia, em Cristo, tornou-se uma comunicação muito íntima de Deus, pois agora Ele fala, mas também toca, olha, ouve, cheira, degusta e ama.
Assim, entenda-se a voz de Deus não apenas nas letras, no papel, no livro, mas no mundo. A comunicação de Deus está em todo lugar. Ele sempre fala à sua criatura, mas para entender essa fala é preciso ter este livro aberto (a Bíblia) e o coração disposto a ouvir.
Se por um lado a comunicação de Deus Pai através do Filho é mais personalizada e explícita, por outro, essa comunicação através da Bíblia exige de nós uma atenção mais dedicada. Sendo assim, um modo de prestar atenção naquilo que Deus nos fala na Bíblia não é apenas “lê-la”, mas é, principalmente, “rezá-la”. Isso porque a palavra puramente lida precisa da atualização através do ensinamento da Igreja e do toque do Espírito Santo que ensina a ouvir do jeito certo.
Depois da Conferência de Aparecida em 2007 a CNBB tem incentivado a comunicação com Deus através da Bíblia por meio da “Leitura Orante”. A Leitura Orante é um jeito de conhecer, meditar, rezar, contemplar e agir conforme a comunicação de Deus através da Bíblia. Todos os cristãos leigos, religiosos e sacerdotes são chamados a praticar a Leitura Orante. Quem sabe, durante esse mês da Bíblia você resolve buscar conhecer melhor o que é esse método de comunicação com Deus e, assim, da próxima vez que Ele falar talvez você esteja prestando atenção. Porque… quem fala quer ser ouvido…
Sugestões para o mês da Bíblia:
– Estudar o método da “Leitura Orante” (também conhecido como Lectio Divina): no site da CNBB tem um interessante artigo de Dom Orani explicando melhor a Leitura Orante (http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-orani-joao-tempesta/3420-a-lectio-divina). Existem bons livros que explicam e ensinam a Leitura Orante, um exemplo é o “Lectio Divina” de Thelma Hall publicado pela editora Loyola.
Há também uma boa publicação da CNBB chamada “Leitura Orante nos seminários e casas de Formação”. Embora seja endereçada para os seminários e casas de formação, não deixa de ser útil para os leigos.
– Outra leitura que pode fortalecer nosso encontro com a Revelação de Deus através das Sagradas Escrituras é o documento que nasceu no Concílio Vaticano II chamado “Dei Verbum”. Este documento é encontrado nas livrarias católicas e no site da Sé Apostólica (www.vatican.va).
– Uma sugestão de gesto concreto para esse mês da Bíblia é aderir ao projeto de Evangelização Nacional da CNBB através da “Campanha de doação de Bíblias”. Maiores informações se encontram no próprio site da CNBB (www.cnbb.org.br).
Pe. Ângelo José Adão, scj
Dehoniano – Diretor do Seminário Pe. Dehon

Você pode Gostar de:

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …