Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Benfeitores do Seminário Cristo Rei

Benfeitores do Seminário Cristo Rei

Segue abaixo a carta do mês de Setembro escrita aos benfeitores:
Várzea Grande, 26 de agosto de 2010.
Caro(a) amigo(a) do Seminário!
Com a graça de Deus, vamos iniciando mais um mês: setembro, “mês da Bíblia”.
Gostaria de partilhar com você um texto de Enzo Bianchi, tirado de seu livro Aos Presbíteros, o qual fala do relacionamento que o padre deve ter com a Palavra de Deus. Espero que as indicações por ele dadas inspirem seu coração, como fez com o meu, para buscarmos maior intimidade com o Senhor . Eis:
“… Há uma expressão do discurso de Paulo aos bispos-presbíteros de Éfeso que representa uma orientação de vida fundamental para vós. Paulo, saudando estes seus colaboradores no ministério, diz: ‘Entrego-vos a Deus e à Palavra da sua graça’ (…At 20,32). No seu testamento apostólico, Paulo não confia a Palavra aos ministros, mas confia os ministros à Palavra! Os destinatários do testamento do Apóstolo têm a missão de pregar, de difundir, de manter viva a Palavra em meio ao rebanho, de confiá-la à Igreja, mas – coisa surpreendente – aqui Paulo confia os ministros à Palavra. Antes que a Palavra lhes seja confiada, são eles mesmos confiados à Palavra; antes de serem portadores, de levarem a Palavra, eles mesmos são levados pela Palavra de Deus! Sim, a Palavra é potente e eficaz, tem uma energia porque é uma realidade viva e operante (cf. Hb 4,12), tem o poder de salvar a vida (cf. Tg 1,21), de edificar e de conceder a herança com todos os santos (cf. At 20,32), de comunicar a sabedoria que leva à salvação (cf. 2Tim 3,15-17) e, como evangelho, é potência de Deus (cf. Rm 1,16).
Caríssimos, não vos esqueçais nunca: vós somente levareis a Palavra aos outros se fordes levados pela Palavra. Mas o que significa esta expressão forte e paradoxal: ‘confiados à Palavra’? Significa que vós colocais a vossa fé na Palavra de Deus e não em vós mesmos ou em outras realidades; que todas as manhãs, como autênticos servos do Senhor, tornais o vosso ouvido atento para escutar como discípulos a Palavra (cf. Is 50,4); que todas as manhãs permitis que o Senhor abra os vossos ouvidos sem voltar atrás (cf. Is 50,5); que fazeis de tudo em vossas vidas, no decurso do tempo, do dia, para que a Palavra habite em vós (cf. Jo 15,7), seja implantada em vós (cf. Tg 1,21). Vós deveríeis poder dizer como Jesus: ‘Eu observo a Palavra de Deus’ (cf. Jo 8,55).”
Nós, formadores aqui no seminário, contamos com suas orações para que, junto com os seminaristas, tenhamos a coragem de sermos amorosamente assíduos à Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra), deixando-nos ser “levados” pela Palavra Deus – que é o próprio Cristo –, a fim de fielmente a levarmos – e não a nossa palavra – àqueles a quem o Senhor nos enviar para evangelizar.
Agradeço mais uma vez a generosidade e a fidelidade com que tantos têm respondido ao nosso apelo. Continuemos rezando uns pelos outros.
Obrigado por tudo. Que Deus abençoe você e a sua família.
Um abraço fraterno!
Em Cristo Jesus, Rei do universo,
Padre Reginaldo de Souza Oliveira – Reitor

Um dogma cuiabano