Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Cidadania – Exercício laboroso

Cidadania – Exercício laboroso

CIDADANIA:  O EXERCÍCIO LABOROSO NA CONSTRUÇÃO DA  NOVA SOCIEDADE .
Várzea Grande – Mt , 06 de outubro de 2010.Estimados  irmãos e  estimadas irmãs,  após termos  vivenciado  mais um momento de eleições  somos chamados  a refletirmos  sobre o que fizemos ou deixamos de fazer para o fortalecimento   da Cidadania. O exercício da Cidadania é  um trabalho laboroso na construção de uma Nova Sociedade marcada pela Vida em  abundância  para todos, uma sociedade na qual  vemos  respeitado tudo aquilo que construímos juntos como cidadãs e cidadãos honestos e solidários.  A plenitude da Cidadania se liga de maneira profunda  a Construção da solidariedade. Numa Nação marcada pela corrupção  o projeto da plena solidariedade é obscurecido  trazendo os sinais da desolação e da morte para todos.  Dessa forma,  podemos dizer que o exercício da Cidadania é um ato de responsabilidade humana,  porém carrega dentro de si uma manifestação da Fé viva e coerente dos  seguidores de Jesus Cristo.  Para comprovar  essa  verdade basta lermos com atenção a Palavra de Deus, em especial os Santos Evangelhos,  e  nos aprofundar nas orientações da nossa Igreja,  principalmente na Doutrina Social, nos Documentos da CNBB  e na explicação do Sétimo mandamento da Lei de Deus em nosso Catecismo Católico ( ver 2401 a 2463). Essas Fontes de  Inspiração  para  o exercício da Cidadania tem-se tornado  o alimento salutar  para todos nós,  que  somos a Favor da Vida e de uma Nova Nação exorcizada  de todas forças satânicas da corrupção.
Avaliando  esse momento  eletivo percebemos o quanto ainda  somos frágeis, enquanto cidadãos  e cidadãs. Para todas as pessoas que tem consciência  da sua responsabilidade  frente à  Nação brasileira, não foi  fácil  escolher em quem votar, até porque o número de candidatos e candidatas  confiáveis não eram tantos,   e no Brasil  falar em Ideologia Partidária é entrar num “beco sem Saída”. Nesta  eleição, ou em qualquer  outra, não podemos esquecer um provérbio  popular: “Nem tudo que Brilha é ouro”. Nesta eleição tivemos que redobrar os nossos cuidados para não elegermos pessoas favoráveis ao Aborto;  e aqui coloco uma interrogação: será que todos que se apresentaram contrários ao aborto  estavam sendo verdadeiros ou se tratava apenas de discursos eleitoreiros? Outro fato que demonstrou  a nossa fragilidade foi a triste constatação de  pessoas,  que  embora,  se digam religiosas, se  apresentaram em favor   dos famosos “fichas sujas”.  Lembro a todos que a nossa Igreja trabalhou ardorosamente, de maneira especial,   os nossos Bispos  para a aprovação da “Lei Ficha Limpa”;  e como essa Lei tem nos ajudados a ficarmos livres de todos aqueles e aquelas,  que obstaculizam os valores da honestidade  e de uma de nação de governantes íntegros  e servidores da Justiça. E para termos claro diante de nós os famosos fichas sujas,  bastaria nos libertar dos nossos interesses mesquinhos  e  desenvolver  um processo de reflexão interativa com as pessoas e  com os meios de comunicação social, que teríamos razões suficiente para não votar em fichas sujas. Somos obedientes a Igreja quando professamos a mesma Fé, mais também quando acolhemos de bom  grado as exortações  proferidas em defesa dos Bons  Costumes, que estão sendo ameaçados hodiernamente na sociedade.
Na construção da Cidadania não há espaço para as lamentações, é necessário aprendermos com os erros e olhar  para frente e sentir a alegria de estarmos no caminho certo.  Vamos  juntos participando de todas as iniciativas que protegem os nossos direitos   e nos motivam a sermos responsáveis em nossos  deveres. Nem um ato pode esvaziar ou derrotar a  Cidadania, pode até torná-la frágil, porém a Cidadania sempre se revigora por meios de todos àqueles e àquelas que acreditam que a Força da Vida é sempre superior às força da morte. No labor pela Cidadania  vamos rezar os Salmos 14 e o 111, estes Salmos é a Voz do Senhor nos motivando a caminhar. Um abraço!  Pe José Vicente Monteiro – Assessor das Cebs,  Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa e Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos – Diamantino – Mt

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …