Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Projeto Nacional de Evangelização

Projeto Nacional de Evangelização

No Caminho deComunhão o caminho aberto pela Conferência de Aparecida foi elaborado o Projeto Nacional de Evangelização,intitulado: O Brasil na missão continental, e o lema: “A alegria de ser discípulo missionário”. Este projeto convoca todas as comunidades  cristãs do Brasil para um grande mutirão evangelizador. O objetivo geral da missão continental é: “Abrir-se ao impulso do Espírito Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado,o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de missão para a vida plena”. O objetivo do projeto lembra que cada cristão batizado deve ser um missionário ou mensageiro de Deus neste mundo. Destaca, também, a necessidade da conversão pessoal e pastoral. Ninguém está totalmente pronto ou “diplomado” nas questões pastorais. Precisamos repensar as estruturas de nossa ação evangelizadora para um compromisso de ir e atingir a quem normalmente não atingimos. Precisamos passar de uma pastoral de “manutenção ou conservação”, para uma pastoral missionária. Isto é, sair ao encontro das pessoas, das famílias,das comunidades para comunicar e partilhar o dom do encontro com Cristo que plenificou nossas vidas de sentido, de verdade e amor, de alegria e esperança. O Papa Bento VI, ao aprovar o Documento de Aparecida, disse: “Para mim foi motivo de alegria conhecer o desejo de realizar uma missão continental que as conferências Episcopais e cada Diocese são chamadas a estudar e a realizar, convocando para isso todas as forças vivas, de modo que, caminhando a partir de Cristo, busquese sua face” Neste ano, as missões populares nas paróquias serão realizadas no bojo da celebração do Centenário Arquidiocesano.
Com certeza, a semente da fé, que será semeada pelos missionários e missionárias, será a grande
herança ou legado dos cem anos para a nossa arquidiocese. A celebração do centenário deve reavivar a chama da fé nos fiéis cristãos, sobretudo, naqueles cristãos que perderam o vigor da fé e se afastaram da vida comunitária. Vale lembrar que a dimensão missionária é a mais profunda identidade da Igreja. Ela existe para ser missionária. Isto é, continuadora da missão de Cristo, o primeiro evangelizador. Porquanto, a missão evangelizadora da Igreja é o cumprimento do mandato de Cristo:“Ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho e fazendo discípulos todos os povos”(Mt 28,19) – “Quem encontrou Jesus Cristo, não pode retêlo para si” (João Paulo II).
Padre Deusdédit Monge de Almeida – Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá e Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria – pe.deusdedit@hotmail.com

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …