Página Inicial / Notícias / Ex-bispos anglicanos

Ex-bispos anglicanos

Três ex-bispos anglicanos são recebidos na Igreja Católica.
.- Em uma singela cerimônia celebrada na Catedral de Westminster no sábado 1º de janeiro, os ex-bispos anglicanos Andrew Burnham, John Broadhurst e Keith Newton, foram recebidos no seio da Igreja Católica e dentro de alguns dias receberão a ordenação sacerdotal.

O semanário inglês Catholic Herald informou em sua edição de internet da segunda-feira 3 de janeiro que os três ex-bispos serão ordenados diáconos no próximo 13 de janeiro e dois dias depois, no dia 15, receberão a ordenação sacerdotal.

A publicação sustenta que o ingresso dos três pastores à Igreja constitui o primeiro passo concreto para o estabelecimento do ordinariato que acolherá os anglicanos que desejem pertencer à Igreja Católica, cujo estabelecimento oficial poderia acontecer antes das anunciadas ordenações.

Burnham, Broadhurst e Newton serão os primeiros ex-bispos anglicanos em assumir segundo a disposição do Papa Bento XVI aos anglicanos que desejam estar em plena comunhão com Roma. Segundo o Catholic Herald, espera-se que o passo dos três ex-bispos seja seguido por 500 e até 800 pessoas.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna logo depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que queiram ingressar na comunhão plena da Igreja Católica possam fazê-lo.