Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Carta aos Benfeitores do Seminário

Carta aos Benfeitores do Seminário

Carta aos Benfeitores do Seminário Arquidiocesano de Cuiabá (Cristo Rei) do mês de Janeiro de 2011:
Caríssimo(a) amigo(a) do seminário!
O Cristo, Sol de justiça, nasceu para nós! Espero que o Natal tenha sido oportunidade de renovação de vida para você e para os seus. Como você sabe realizamos o nosso encontro vocacional no início de dezembro. Participaram 50 rapazes. Uma verdadeira bênção!
Destes rapazes 28 (=56%) pediram para ingressar no seminário. Numa primeira seleção, distinguimos aqueles que estão maduros e têm possibilidades de já ingressar daqueles que ainda necessitam de acompanhamento. Assim, foram selecionados 18 rapazes que, nos próximos dias 6 (às 19h), 7, 8 e 9 de janeiro, irão participar do último encontro de seleção. Daí sairão os novos alunos que ingressarão em 2011.

Tendo como base a experiência dos anos anteriores, pode-se estimar que cerca de 1/3 destes rapazes serão selecionados para ingressar no seminário. Os critérios para a admissão são vários: idade, grau de estudo, lugar de domicílio, maturidade pessoal, engajamento na vida de Igreja, conversão pessoal, discernimento vocacional, etc… Os selecionados desse grupo irão se juntar a quatro seminaristas que já estão no seminário menor e que irão cursar o ano propedêutico, preparando-se para o ingresso no seminário maior. Reze por nós!

Dos dias 12 a 19 de dezembro, os nossos seminaristas realizaram a tradicional “pastoral de férias”. Desta vez na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Barão de Melgaço.
Ao longo de uma semana eles visitaram centenas de famílias que residem na cidade e nas regiões rurais próximas. Foi uma experiência formativa profunda do espírito missionário e evangelizador que deve estar presente em todo sacerdote.

Ontem, dia 26, tivemos a grande graça de participar, no Rincão do Meu Senhor, em Várzea Grande, da Missa presidida por Dom Milton, na qual foram ordenados um novo diácono, George Garcia da Silva, e dois novos sacerdotes, Ernildo Batista Ramos e Fábio Silva de Oliveira. Foi uma festa bonita, cheia de alegria e fé. São os novos frutos colhidos desse trabalho no qual nós todos participamos. Repito: todos nós! Incluindo você que contribui e/ou reza por nós. Obrigado!

Convidamos você a participar conosco da Missa da Festa da Apresentação do Senhor ao Templo. Durante esta missa estaremos "apresentando" a Deus e à comunidade os nossos 5 novos seminaristas maiores: Flávio, Francisco, João Vytor, Raul e Sahimon.
Dia: 2 de fevereiro de 2011 (quarta-feira)
Hora: 18:30h
Local: Catedral-Basílica do Senhor Bom Jesus
Durante a celebração, haverá a bênção das VELAS. Não esqueça de trazer a sua.
Contamos com a sua presença.

Agradeço, sensibilizado, a todos os que têm sido fiéis na sua contribuição. Sei que, para muitos, ela é realmente sacrificada. Deus os abençoe!
A você e seus familiares faço votos de um feliz e abençoado 2011, sempre unidos a esta nossa "família do seminário". Um caloroso abraço!
Em Cristo Jesus, Rei do universo,
Padre Reginaldo de Souza Oliveira – Reitor do Seminário Cristo Rei

www.seminariodecuiaba.blogspot.com/

Um dogma cuiabano