Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade da Santa Mãe de Deus Maria

Solenidade da Santa Mãe de Deus Maria

ANO XXII – N.° 1307 (cor branca ou dourada) – ANO B – 01/01/2012
SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA
POR MARIA, DEUS NOS DÁ SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO
Dia Mundial da Paz
Irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar o mistério de nossa fé nesta Solenidade da Santa Mãe de Deus, ela que participou da vinda do Salvador e nos deu como dom mais sublime Jesus, o Príncipe da Paz. Também neste dia sob o olhar e a bênção do Senhor, iniciamos um ano novo com a esperança de uma vida melhor para todos

Preparar o espaço celebrativo de maneira simples e acolhedora lembrando que a comunidade está reunida por diversas razões. É Oitava de Natal, Solenidade da Mãe de Deus, abertura de um novo ano civil e Dia Mundial de Orações pela Paz. A equipe de acolhida recebe as pessoas que chegam entregando o folheto e desejando um “Feliz Ano Novo”. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
TUA BÊNÇÃO, SENHOR, NOS ILUMINE! TUA FACE, SENHOR, SOBRE NÓS BRILHE!
TEU PODER ENCERRA PAZ E RETIDÃO, BÊNÇÃOS E FRUTOS POR TODO ESTE CHÃO! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar o mistério de nossa fé nesta Solenidade da Santa Mãe de Deus, ela que participou da vinda do Salvador e nos deu como dom mais sublime Jesus, o Príncipe da Paz. Também neste dia sob o olhar e a bênção do Senhor, iniciamos um ano novo com a esperança de uma vida melhor para todos.
Neste momento pode-se fazer a recordação da vida e em seguida o animador convida para o canto inicial.  Procissão como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Assim como confiaste a Maria, a graça de gerar Jesus o Salvador; recebei pelas mãos de Maria nossas humildes preces, Deus de amor.
ALMA QUE ENGRANDECE AO SENHOR, ESPÍRITO QUE EXULTA DE ALEGRIA. PAI, EM NOME DE JESUS, AS NOSSAS PRECES, RECEBE PELAS MÃOS DE MARIA.
2. Pai, nós aprendemos com Maria amar, servir, viver e te adorar, e hoje, de mãos dadas com Maria, nós vamos teu Filho Jesus anunciar.
Presidente – Neste dia de festa e alegria, em que Deus vem ao nosso encontro para nos dar a sua bênção e a sua paz, façamos o sinal da nossa fé, cantando.
T.: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Pres.: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo conosco. Amém!
T.: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e supliquemos com confiança a misericórdia do Pai (pausa). Peçamos perdão, cantando.
1. Confesso a Deus, Pai todo poderoso, e a vós irmãos confesso que pequei, por pensamentos palavras atos e omissões, por minha culpa tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade de mim!
2. Por vossa Virgem Maria, santos e anjos e a vós irmãos eu peço que rogueis, a Deus que é Pai poderoso, para perdoar, por minha culpa, tão grande culpa. Piedade, Senhor! Piedade, Senhor! Piedade de mim!
Presidente – Deus de amor e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, para que sejamos agraciados com a Vossa bênção e com a Vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Sem nenhum comentário a equipe de canto entoa o refrão abaixo, em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
LUZ DO UNIVERSO Ó DEUS DA VIDA ESCUTAREMOS TUA PALAVRA SEJA HOJE BÊNÇÃO PRA TODA A TERRA E A NÓS CONFIRME A GRAÇA.
05. LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS (6,22-27)
06. SALMO RESPONSORIAL (66)
Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.
Todos: QUE DEUS NOS DÊ A SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO. (bis)
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (4,4-7)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
1. De muitos modos, Deus outrora nos falou pelos profetas; nestes tempos derradeiros, nos falou pelo seu Filho.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (2,16-21)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos enviou seu Filho como sinal de amor por nós, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Senhor que nos acolhe e abençoa sempre, façamos os nossos pedidos cantando a cada prece: Ó SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE.
– Senhor, abençoai a Vossa Igreja e seus pastores, o papa, os bispos, os padres e os diáconos para que continuem buscando a paz e a fraternidade entre os povos. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a fé e a esperança de todos os que, a exemplo de Maria meditam em seu coração a Vossa Palavra para que não deixem de se doar pelo vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei-nos a mesma bênção derramada sobre Maria, para que nossas ações possam tornar o mundo mais justo e mais cristão. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar neste dia os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
Presidente – Pai Santo, acolhei com bondade a oração da nossa comunidade aqui reunida. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Hoje, primeiro de janeiro, Ano Novo, oitava de Natal, Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Deus concede-nos mais um ano, trezentos e sessenta e seis páginas de um livro em branco. É o presente que hoje Ele nos dá. Sejamos criativos. Saibamos usar este tempo para aproximar-nos de Deus e fazer a Sua vontade. Apresentemos ao Altar do Senhor o que nossa paróquia e comunidade planejou realizar neste ano de 2012.
Neste momento o coordenador do conselho apresenta o livro de atas e os conselheiros apresentam os planejamentos para 2012 de sua pastoral, movimento, equipe ou ministério diante do altar enquanto se canta.
1. Nossa vida de comunidade Senhor, nós queremos com fé ofertar. Alegrias, fracassos, vitórias são frutos da vida para o teu altar.
ACEITA ESTAS NOSSAS OFERTAS QUE FAZEMOS COM TODO FERVOR (bis).
14. CANTO DAS OFERENDAS
1. No templo santo, a te ofertar um dom sublime, ó Deus de amor. Teu Filho infante, a nos salvar da vida escrava, Libertador!
NATAL! FESTA DE HARMONIA, O AMOR VEIO NOS LIBERTAR. E DEUS, NA FELIZ LITURGIA, NOS FAZ TAMBÉM DONS NESTE ALTAR.
2. Repica o sino lá em Belém e gente simples vem adorar. É o Deus menino, salvar-nos vem do mal, da morte, vem nos livrar.
3. Mãe oferente, Mãe tão feliz, que tudo guarda no coração. Assim, por todos o céu bendiz e dá seu Filho em oblação.
15. HINO DO GLÓRIA
Presidente – Os anjos e pastores glorificaram a Deus que enviou seu Filho para nos salvar.  Cantemos alegremente o Hino do Glória.
GLÓRIA A DEUS LÁ NOS CÉUS, E PAZ NA TERRA AOS SEUS!
1. Glória a Deus nos altos céus! Paz na terra a seus amados! A Vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos, Adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, Vossos dons agradecemos!
3. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
4. Vós, que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!
16. PAI NOSSO
Presidente – Com amor e confiança rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador – Neste dia mundial da paz saudemo-nos desejando a paz de Cristo.
É BONITA DEMAIS, É BONITA DEMAIS, A MÃO DE QUEM CONDUZ A BANDEIRA DA PAZ.
1. É a paz verdadeira que vem da justiça irmão, é a paz da esperança que nasce de dentro do coração! (bis)
2. É a paz da verdade, da pura irmandade do amor, paz da comunidade que busca a igualdade, ô, ô, ô! (bis)
3. Paz é a graça presente, na vida da gente de fé, paz do onipotente Deus da nossa frente. Axé! (bis)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
A LUZ RESPLANDECEU EM PLENA ESCURIDÃO, JAMAIS IRÃO AS TREVAS VENCER O SEU CLARÃO! (bis)
1. De tudo existe um começo e no começo de tudo era o Verbo, sim, o Verbo, pelo qual existe tudo! Voltado pra Deus estava o Verbo que era Deus, e nada de quanto existe sem Ele apareceu! É n’Ele que estava a vida, a vida que é luz dos homens, a luz nas trevas resplende, e as trevas não compreendem.
2. Um homem por Deus mandado, seu nome era João, veio a luz testemunhar para o mundo acreditar… João, ele não era a luz, veio a luz testemunhar; luz verdadeira era o Verbo, que veio ao mundo brilhar. A iluminar todo homem o Verbo estava no mundo, por quem o mundo existia, mas não reconhecia.
3. Veio ao que lhe pertencia, mas os seus não o acolheram, porém, quem o recebia, os que no seu nome creram. Filhos de Deus se tornaram, o Verbo deu tal poder, e assim nasceram de Deus e não de humano querer! O Verbo, então, fez-se carne, veio entre nós acampar e sua glória nós vimos, glória que seu Pai lhe dá.
4. Único Filho do Pai, de graça e verdade pleno, de sua imensa riqueza graças, sem fim, recebemos. Quem deu a lei foi Moisés, porém, a graça e a verdade, somente, por Jesus Cristo chegam à realidade! Ninguém jamais viu a Deus; o Filho Único, então, que está no seio do Pai, nos fez a revelação.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fonte de toda bênção, fizestes de Maria a Mãe de vosso Filho Jesus, o Senhor da Paz. Alimentados pela vossa Palavra (e pela comunhão), concedei-nos viver cada dia do novo ano em santidade e justiça, celebrando o vosso louvor, pelo nome bendito de Jesus, que vive e reina para sempre. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– No próximo domingo celebraremos a Solenidade da Epifania do Senhor. Preparem bem essa liturgia, valorizando as folias de Reis e de Congo da comunidade (se houver).
21. MENSAGEM DE ANO NOVO
O pipocar de fogos, abraços e beijos, a alegria contagiante marcam o início de um novo ano. Tudo pode se tornar uma efêmera bolha de sabão se a verdadeira novidade, que é a graça e paz de Jesus, não perpassar cada coração e todas as famílias. O que mais desejo para mim, para a diocese de Colatina e para todos os homens e mulheres de boa vontade é que o ano de 2012 seja preenchido, do início ao fim, por gestos que defendam a vida e construam a paz. Feliz Ano Novo!
Dom Décio Sossai Zandonade
Bispo diocesano
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus vos abençoe e vos guarde. AMÉM.
– Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. AMÉM.
– Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. AMÉM.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Salve, Maria Mãe de Deus! És senhora, nossa mãe, tu és bendita entre as mulheres, doce Virgem Maria.
2. Nós a ti saudamos, Virgem pequenina, deste a luz ao Cristo, luz do universo.
3. És feliz pois confiastes, na Palavra do Senhor, meditavas no silêncio o que Deus te reservou.
4. Salve, Maria Mãe de Deus! Companheira no caminho, ó Mãe clemente, Mãe piedosa, doce Virgem Maria!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O relato do Livro dos Números nos apresenta uma belíssima fórmula de bênção. A bênção é uma maneira de comunicar vida, não qualquer vida, mas a vida plena no Espírito. A carta paulina ouvida nesta solenidade da mãe de Deus mostra-nos o Filho de Deus, nascido de uma mulher, que, ao assumir a natureza humana, nos liberta, nos faz filhos e herdeiros do mesmo Pai. Ao obtermos a condição de filhos do mesmo Pai, desenvolve-se a fraternidade entre nós, e passamos todos a ser irmãos em Cristo, com Cristo, por Cristo. O Evangelho retrata os pastores, que encontram Maria, José e o Menino. Eles o reconhecem como o Messias e testemunham o que viram saindo dali, eles próprios tornaram-se sinais anunciadores de salvação “e todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam”. Nós também somos hoje chamados ao encontro pessoal com Jesus para que dele frutifiquem nosso ser e nosso agir, pois somos como “discípulos missionários, chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010, 21). “Nosso espírito missionário se fortalece em escutar, aprender e anunciar explicitamente a Cristo nas diversas culturas”. O Evangelho destaca também Maria, mãe de Jesus, que é um testemunho de fé. A Escritura diz, entretanto, que, mesmo em uma piedosa atitude de acolhida, ela experimentou as obscuridades da fé: “Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”. “Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, e da mesma forma com os irmãos” (Documento de Aparecida, 267). Que este quádruplo encontro seja frutuoso em nossas vidas para que possamos ser portadores da Boa-Nova ao mundo, mensageiros da paz.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Jo 2,22-28; Sl 97; Jo 1,19-28
3ª feira: 1Jo 2,29-3,6; Sl 97; Jo 1,29-34
4ª feira: 1Jo 3,7-10; Sl 97; Jo 1,35-42
5ª feira: 1Jo 3,11-21; Sl 99; Jo 1,43-51
6ª feira: 1Jo 5,5-13; Sl 147; Mc 1,7-11
Sábado: 1Jo 5,14-21; Sl 149; Jo 2,1-11
Domingo: Is 60,1-6; Sl 71; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …