Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Tempo Comum

2º Domingo do Tempo Comum

(cor verde) – ANO B – 15/ 01/2012 – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM
O CONVITE DE JESUS PERMANECE: VINDE E VEDE.
Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que estamos reunidos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida cheia de alegria e esperança.
Animador(a) – Neste Segundo Domingo do Tempo Comum o Senhor nos chama pelo nome e nos convida a entrar no caminho do seu Filho amado. Crendo e confiando em seu grande amor por nós, pedimos que Ele nos encoraje na missão do Cordeiro de Deus.

SENHOR, CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU! CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU! Ô, Ô, Ô! Ô, Ô, Ô! CHAMASTE-ME, AQUI ESTOU! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que estamos reunidos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida cheia de alegria e esperança.
Animador(a) – Neste Segundo Domingo do Tempo Comum o Senhor nos chama pelo nome e nos convida a entrar no caminho do seu Filho amado. Crendo e confiando em seu grande amor por nós, pedimos que Ele nos encoraje na missão do Cordeiro de Deus. Alegres, cantemos. 
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O SENHOR ME CHAMOU E EU RESPONDI: “EIS-ME AQUI”! O SENHOR ME CHAMOU E EU RESPONDI: “EIS-ME AQUI, SENHOR”!
1. Para levar a Palavra que faz tudo na vida ser bem melhor; para anunciar novo tempo e viver nova proposta que vem de Deus.
2. Pra proclamar que o amor é maior, e o novo Reino se faz de irmãos; pra semear novo modo de ser: ir ao encontro no irmão, no amor.
3. Para plantar a semente da paz num coração que abrigou rancor; para entoar a canção do bem; e entre as nações ser o seu sinal.
Presidente – Reunidos pela Santíssima Trindade, fonte inspiradora de todo chamado, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Irmãos, de coração arrependido, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós pecadores (pausa).
– Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
– Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós.
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
– Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Presidente – Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de bondade, nós vos louvamos porque nos chamastes pelo batismo a participarmos de vossa vida e missão. Renovai-nos na força do vosso Espírito para que possamos acolher vossa Palavra e corresponder ao que ela nos pede. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Sem nenhum comentário a equipe de canto entoa o refrão abaixo, em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
LUZ DO UNIVERSO Ó DEUS DA VIDA ESCUTAREMOS TUA PALAVRA. SEJA HOJE BÊNÇÃO PRA TODA A TERRA E A NÓS CONFIRME A GRAÇA.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (3,3b-10.19)
06. SALMO RESPONSORIAL (39)
Atenção: o Salmo Responsorial deve ser cantado ou proclamado do Lecionário Dominical.
Todos: “EIS QUE VENHO, SENHOR!” COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE.  (bis)
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
(6,13c-15a,17-20)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. Fala Senhor, que te escuta teu servo!
2. Tu tens Palavra de vida eterna!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(1,35-42)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Durante a Partilha da Palavra pode-se meditar o canto a seguir.
1. No meu coração sinto o chamado fico inquieto: preciso responder. Então pergunto: “Mestre, onde moras?” E me respondes que preciso caminhar. Seguindo teus passos, fazendo a história construindo o novo no meio do povo.
MESTRE, ONDE MORAS? MESTRE, ONDE ESTÁS? NO MEIO DO POVO, VEM E VERÁS.
2. Te vejo em cada rosto das pessoas, tua imagem me anima e faz viver. No coração algo que se doa, no sonho do teu Reino acontecer. Teu Reino é justiça, é paz, é missão. É a Boa Nova da libertação!
3. Tua Palavra abre novos horizontes, é convite de serviço aos irmãos. Me consagra, me envia a assumir teu projeto nesta vida, neste chão. Meu “sim” é resposta, é meu jeito de amar, estar com teu povo, contigo morar.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos a nossa fé no Deus que nos chama a servi-lo cantando.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor, (todos se inclinam) o qual foi concebido, pelo Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus, subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. AMÉM.
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Senhor que nos faz conhecer a sua vontade, elevemos os nossos pedidos.
– Senhor, guiai o papa Bento XVI, os bispos, os padres e diáconos, para que permaneçam fiéis no seguimento de vosso Filho. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai a todos nós batizados, para que a exemplo dos primeiros discípulos, sejamos capazes de conduzir outras pessoas no caminho da paz e do amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia de Novo Brasil e todas as comunidades que nesta semana celebram a festa do seu padroeiro, São Sebastião, que por sua intercessão possam surgir muitas e santas vocações na comunidade. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai todas as pessoas que em nossas comunidades e na sociedade se colocam a serviço do vosso reino doando seu tempo aos mais necessitados. Nós vos pedimos. (preces espontâneas)
Presidente – Rezemos juntos pelas vocações.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. AMÉM.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A vocação é iniciativa de Deus, é Ele quem nos chama, cabe a nós discernir a sua voz e lhe dar uma resposta pronta e disponível. Apresentemos ao Senhor a nossa disposição em servi-lo.
Onde houver a Equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional), os membros se colocam diante do altar do Senhor. O(a) animador(a) convida toda a assembleia a estender as mãos em direção ao altar apresentando suas vidas, cantando. Onde não houver a equipe, realiza-se o mesmo gesto.
EIS-ME AQUI, SENHOR! EIS-ME AQUI SENHOR! PRA FAZER TUA VONTADE, PRA
VIVER NO TEU AMOR (bis) EIS-ME AQUI, SENHOR!
14. CANTO DAS OFERENDAS
OUVINDO O APELO DE DEUS, QUE RESPOSTA NÓS DAREMOS? OFERTAMOS AO SENHOR TUDO AQUILO QUE NÓS TEMOS.
1. Nós temos alegria e é isto que te damos, neste mundo de agora em que todos caminhamos.
2. No altar nós colocamos o sorriso desta vida, nossas horas de angústia e a esperança desta lida.
3. Aqui te apresentamos a história do teu povo, que, buscando tua graça, te oferece um mundo novo.
4. A tua gente oferta pão e vinho em teu louvor. Sobre o altar nós deixamos alegria, vida, amor.
15. HINO DO GLÓRIA
Presidente – Rezando o Hino do Glória, demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus que revela a nós Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós
que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM.
16. PAI NOSSO
Presidente – Como discípulos fiéis aos ensinamentos do divino Mestre, rezemos como Ele nos ensinou. PAI NOSSO…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.
É DESTE ALTAR QUE NOS VEM A PAZ, TUDO DE BOM QUE O BOM JESUS NOS TRAZ  (bis). QUE BOM SORRIR E UM CORAÇÃO NO CORAÇÃO SENTIR (bis).
1. Só ama a Deus quem ao outro quer bem, feliz quem faz feliz o irmão. Aperte a minha mão, amigo, conta comigo e com meu coração.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
VENHAM TODOS, AMIGOS DE MEU PAI, PARTICIPAR DO SEU REINO DE AMOR. O QUE FIZERAM AO POBRE E AO PEQUENO, É A MIM QUE O ESTÃO FAZENDO.
1. Se alguém tem sede, dê-lhe de beber; se alguém tem fome, dê-lhe de comer. Sede e fome também de justiça, de amor e paz e de alegria!
2. Se alguém foi preso, vá encontrá-lo; se alguém está triste, vá consolá-lo. Deus fez o homem com liberdade, Ele os quer todos na verdade.
3. Se alguém enfermo, vá visitá-lo; se maltrapilho, não vá deixá-lo. Todos querem a sã bondade, sempre viver na igualdade.
4. Se peregrino, sem o seu lar, procure sempre o abrigar. Vivam unidos, filhos de Deus Pai, irmãos em Cristo, buscando a paz.
5. Por que existe tal realidade: fome, doença, tanta maldade? Quem permite a opressão, faz sofrer Cristo no seu irmão.
19. ORAÇÃO
Presidente – Senhor nosso Deus, alimentados pela vossa Palavra (e pela comunhão), dai-nos sempre acreditar mais na presença do vosso Filho Jesus no meio de nossas comunidades. Fazei-nos anunciadores do vosso Reino como o foram os discípulos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde! AMÉM.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável! AMÉM.
– O Senhor dirija para vós o seu rosto e vos dê a paz! AMÉM.
– O Senhor confirme o trabalho de vossas mãos, agora e sempre! AMÉM.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
22. CANTO FINAL
VEM E SEGUE-ME! DIZ JESUS A TODOS NÓS. SEU AMOR NOS FAZ SER FIÉIS, TER CORAGEM, SEGUIR SUA VOZ. (2x)
1. O mundo necessita de gente de valor que faça de sua vida missão; ato de amor.
2. No ofício que realiza o leigo vai servir a Cristo e a humanidade, e o mundo redimir.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura narra a vocação profética de Samuel, que ainda menino, vive tranquilamente no templo do Senhor em Silo, a serviço do sacerdote Eli. Samuel exerceu um papel importante, como líder, durante a transição da época dos juízes para a época dos reis. A narração da vocação de Samuel mostra que o chamado recebido tem origem em Deus. Na segunda leitura Paulo escreve à comunidade de Corinto. Corinto era uma cidade bastante complexa, era um desafio evangelizá-la. Paulo ensina que a imoralidade é incompatível com a vida de uma pessoa batizada, porque a vida dos batizados está unida a Cristo e forma com Ele um só corpo. Paulo convida os cristãos de Corinto a saberem usar a liberdade. Recorda que o corpo é santuário do Espírito (v. 19) e por isso não se pode fazer com o corpo o que quiser. A Palavra de Deus dirigida a Samuel, aos discípulos e aos cristãos de Corinto, nos convida a uma resposta. Uma resposta que consiste em seguimento a Jesus apresentado no Evangelho como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A união mútua entre Jesus e o discípulo é condição básica para produzir frutos. O chamado ao discipulado cria uma nova situação, uma mudança de vida e de opções. A amizade do discípulo com Jesus deve chegar ao anúncio da Boa Nova do Reino que está acontecendo no meio das pessoas. Ela significa partilhar do mesmo destino do Mestre. Nós hoje, somos chamados(as) a olhar para o Cordeiro, segui-Lo, descobrir sua morada e ficar com Ele, na comunidade dos que creem e também lá onde o Mestre está agora, pois Ele foi preparar um lugar junto ao Pai para todos. Vimos, então, que todas as leituras falam do encontro com Deus que nos chama pelo nome, que quer de nós uma vida completamente nova. Como estamos acolhendo o chamado de Deus e apresentando Jesus, o Cordeiro de Deus, hoje, em nossas famílias, no trabalho, na comunidade e na sociedade?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Sm 15,16-23; Sl 49; Mc 2,18-22
3ª feira: 1Sm 16,1-13; Sl 88; Mc 2,23-28
4ª feira: 1Sm 17,32-33.37.40-51; Sl 143; Mc 3,1-6
5ª feira: 1Sm 18,6-9; 19,1-7; Sl 55; Mc 3,7-12
6ª feira: 1Sm 24,3-21; Sl 56; Mc 3,13-19
Sábado: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27; Sl 79; Mc 3,20-21
Domingo: Jn 3,1-5.10; Sl 24; 1Cor 7,29-31; Mc 1,14-20

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …