Página Inicial / Voz do Pastor / Homília – 26º VINDE E VEDE(segunda feira)

Homília – 26º VINDE E VEDE(segunda feira)

HOMILIA  –  VINDE E VEDE-2012(Segunda Feira) 
+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá
               
Hoje, aqui no Memorial Papa João Paulo II, estamos realizando este Mega-Cenáculo – pela segunda vez – sem a presença física do Saudoso Pe. Stefano Gobbi, animador do Movimento Sacerdotal Mariano e do Movimento Mariano. No ano passado – 2011 – a sua já frágil saúde o impediu de viajar para o Brasil e estar entre nós na celebração das Bodas Pratas (25 anos) do Vinde & Vede. Hoje – depois do doloroso e inesperado acontecimento da morte do querido Pe. Stefano Gobbi, aos 29 de junho de 2011, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo – Dia do Papa! – o sinaliza para nós o testemunho do Movimento Sacerdotal ao Papa, à Igreja, ao Bispo…

Em 1972, na homilia  feita em Fátima, aos 25 de outubro/2010, Pe. Gobbi dizia: “Este ano aconteceu um fato extraordinário: a 12 de maio aqui na Cova da Iria, diante de Ti – (Maria) o Santo Padre Bento XVI consagrou ao teu Coração Imaculado todos os Sacerdotes do mundo. Então, com esta consagração, quase parece que a minha missão tenha terminado e o meu caminho chegado ao fim. Talvez, sim; uma parte… o Caminho para que a consagração fosse feita.”
Sim, o caminho do Pe. Gobbi chegou ao fim aos 29 de junho de 2011: eu estava presente lá em Collevalenza (Itália) participando do Retiro Espiritual anual com os Sacerdotes de muitas partes do mundo. Éramos naquele dia: 20 Arcebispos e Bispos; 270 sacerdotes de 40 nações e o Cardeal Ivan Dias.
No ano passado – Pe. Quartilio Gabrielli (atual coordenador temporário do Movimento Sacerdotal Mariano), na terça-feira 21 de junho esteve com o Sr. Otávio Piva na UTI do Departamento de Cardiologia, em Milão (Itália). Ao Sr. Otávio, Pe. Gobbi confidenciou: “Nossa Senhora vem me buscar como Jacinta que morreu sozinha no hospital.” Veja a coincidência: o Pe. Stefano Gobbi nasceu aos 22 de março, como a Irmã Lúcia, e morreu sozinho no hospital como Jacinta. O que quer dizer isso?
Estas coincidências parecem ser um sinal de que o Movimento Sacerdotal Mariano é a realização de Fátima.
O Beato Papa João Paulo II lhe disse uma vez: “A tua paróquia é o mundo inteiro.”
Certamente, o nascimento do Pe. Gobbi para o céu nos impele a sermos os APÓSTOLOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS; a sua presença no céu nos impele a sermos APÓSTOLOS DE SANTIDADE vivendo a consagração ao Coração Imaculado de Maria. A santidade consiste em possuir Deus…
E, a santidade consiste ainda em imitar Nossa Senhora: na procura e aceitação da vontade de Deus no cotidiano; na humildade, isto é, no estar disposto a fazer a vontade de Deus seja qual for o lugar que o Senhor nos coloque; a santidade consiste no SILÊNCIO como um hábito: torna-se virtude do silêncio!
A santidade consiste na constância cotidiana dos nossos compromissos de oração; a santidade é pureza; a santidade passa pelo caminho do sofrimento. Este é o sentido pelo qual o Papa João Paulo II presenteou os jovens com uma CRUZ para que não tirem os olhos de Jesus!
Então, somos convocados por Nossa Senhora a sermos hoje os APÓSTOLOS DO AMOR; os APÓSTOLOS DA FÉ, TESTEMUNHAS DE FÉ…
Escreveu o Pe. Gobbi: “Tracei-vos um caminho luminoso que todos deveis seguir, a fim de viver a consagração ao meu Coração Imaculado que me fizestes. Tudo já vos foi revelado!”
Devemos seguir esta estrada luminosa – Jesus -, todos unidos vivendo a consagração ao Coração Imaculado, para ser como raios luminosos do amor materno de Maria, neste mundo envolto sempre mais pela escuridão da apostasia..
Olhando para Maria como nas Bodas de Caná hoje precisamos viver uma ESPIRITUALIDADE DE RESISTÊNCIA ancorada na confiança em Deus, em vista da solidariedade: “quero ter os pés no chão, o coração em Deus, meus braços e mãos abertos a serviço dos irmãos e irmãs que de mim mais necessitam>”
“…Fazer tudo o que ele – Jesus – mandar!”
Significa viver assim: “quero me colocar em Tua escola – Maria – e ser “Eucaristia” para quem de mim se aproximar; quero sentir cada pessoa como um que faz parte de mim.”
As Bodas de Caná nos mostra o caminho seguro de caminharmos na santidade e para a santidade do jeito de Nossa Senhora e com Nossa Senhora…
Por isso, rezamos assim:
(Você pode repetir:)
“MARIA, SOU TODO TEU E QUERO TE AMAR COMO NINGUÉM TE AMOU JAMAIS…”

MEGA-CENÁCULO DO MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO 
Cuiabá, 20 de fevereiro de 2012

+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Cuiabá, 25 de Julho de 2023. Caríssimos Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais, Paz de Cristo! …