Página Inicial / Voz do Pastor / Homilia – Quarta Feira de CINZAS

Homilia – Quarta Feira de CINZAS

HOMILIA – QUARTA-FEIRA DE CINZAS – 22/02/2012
Estamos iniciando hoje o tempo novo dos “quarenta dias” – quaresma – que nos preparam para o maior acontecimento do ano: a PÁSCOA, A RESSURREIÇÃO DE JESUS! O sentido do carnaval cristão que tivemos no Memorial Papa João Paulo II com o 26º. Vinde & Vede mostra o que o Evangelho de hoje nos aponta.
“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza o teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. /…/ quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.”
O sentido cristão do carnaval é uma “despedida” da exterioridade para entrarmos em exercícios de “interioridade”.

Convido Você a direcionar a sua atenção para este tempo novo – a quaresma – que estamos iniciando hoje: os quarenta dias de preparação para o maior acontecimento do ano: a PÁSCOA, a RESSURREIÇÃO DE JESUS! E, para isso trago para Você mensagens de uma pessoa que amamos muito: o Papa Bento XVI! Ele enviou para toda a Igreja, então, também para nós uma mensagem para esta Quaresma de 2012. Trago alguns flashes para Você…
O Papa nos oferece esta reflexão quaresmal a partir de uma frase da carta aos Hebreus 10,24: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” Percebe? Temos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Estamos iniciando um caminho de 40 dias – a quaresma – marcado pela oração e a partilha. Viveremos intensamente a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Saúde Pública (tema); “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8). Estamos iniciando um caminho de 40 dias marcados pelo silêncio e o jejum; marcados pela esperança de viver a alegria da ressurreição de Jesus!
O papa Bento XVI explica o que significa este “PRESTEMOS ATENÇÃO”: é a responsabilidade pelo irmão, pela irmã. Significa OBSERVAR BEM, ESTAR ATENTO, OLHAR CONSCIENCIOSAMENTE, DAR-SE CONTA DA REALIDADE DO OUTRO… Jesus convida a “observar” as aves do céu (Lc 12,24); convida a “dar-se conta” da trave que têm na própria vista antes de reparar o cisco que está na vida do irmão, da irmã…
Precisamos FIXAR o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos. Com frequência, prevalece a atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito à individualidade do irmão, da irmã.
A atenção ao outro, afirma Bento XVI, inclui que se deseje, para ele ou para ela, o bem sob todos os seus aspectos: físico, moral e espiritual. O bem é aquilo que suscita, protege e promove a vida, a fraternidade, a comunhão. Isto, é interessar-se pelo irmão, pela irmã e abrir os olhos às suas necessidades.
A Sagrada Escritura chama a atenção contra o perigo de ter o coração endurecido por uma espécie de “anestesia espiritual”. Sempre devemos ser capazes de “ter misericórdia” por quem sofre; o nosso coração nunca deve estar tão absorvido pelas nossas coisas e problemas que fique surdo ao brado do pobre.
“Prestar atenção” no outro inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual através da correção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. O Papa Bento XVI explica o que significa “Prestemos atenção UNS AOS OUTROS” – é o dom da reciprocidade! Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã, não deve ser assim entre nós!  O apóstolo Paulo pede que “os membros tenham a mesma solicitude, a mesma atenção uns para com os outros” (1Cor 12,25). Este é o sentido da ESMOLA, típica prática na quaresma, juntamente com a oração e o jejum: são inseparáveis!
O terceiro ponto do pensamento da carta aos Hebreus: “para nos estimularmos ao amor e às boas obras” – significa caminhar juntos na santidade. Esta é a VOCAÇÃO DE TODOS NÓS. Infelizmente – afirma Bento XVI – está sempre presente a tentação da tibieza (a frieza interior!) de sufocar o Espírito Santo…
Precisamos viver uma ESPIRITUALIDADE DE RESISTÊNCIA!  E, o Papa diz: precisamos tender “à medida alta da vida cristã”, citando o Papa João Paulo II (NMI, 31).
E, conclui o Papa Bento XVI a sua Mensagem para esta Quaresma: “Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor,  no serviço e nas obras boas” (cf. Heb 6,10). Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e, de coração, concedo a todos a Bênção Apostólica. (Vaticano, 3 de novembro de 2011)
Agora, teremos a oportunidade de recebermos as CINZAS. Estas cinzas são resultado dos ramos de palmeiras do Domingo de Ramos do ano passado que foram guardadas, secaram, foram queimadas: são as cinzas que agora receberemos! Estas cinzas não “apagam os pecados” da gente. Elas significam: começo agora exercícios de penitência, exercícios de fraternidade que brotam do interior convertendo o coração; por isso, a Campanha da Fraternidade – que se exteriorizará no gesto concreto de uma coleta em dinheiro que faremos ao final da Quaresma: as minhas renúncias pessoais conscientes, ou, renúncias que a Família faz se transformam também em valores de dinheiro para socorrermos os mais necessitados do que nós… Reconciliemo-nos com Deus, reconciliando-nos entre nós! AMÉM!!

+ DOM MILTON SANTOS,SDB – ARCEBISPO METROPOLITANO DE CUIABÁ

Você pode Gostar de:

Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Cuiabá, 25 de Julho de 2023. Caríssimos Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais, Paz de Cristo! …