Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma

ANO XXII – 1318 (cor roxa) – ANO B – 11/03/2012
3º DOMINGO DA QUARESMA
O MANDAMENTO DO SENHOR É FONTE DE VIDA E SALVAÇÃO
 Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos para celebrarmos o mistério de nossa fé! A liturgia deste domingo nos introduz no caminho que nos leva à Páscoa. Mediante a sua Palavra de vida, salvação e das orações, coloquemo-nos diante do Senhor que nos pede um culto perfeito a Deus, nascido na sinceridade do nosso coração, na solidariedade com todas as pessoas frágeis, abandonadas, deixadas ao longo da estrada, do mercado de trabalho e da Igreja.
Vivendo este período Quaresmal, que deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública, conforme suas necessidades e dignidade, somos convidados a modificar essas estruturas de morte, com ações transformadoras pela nossa conversão. Neste espírito fraterno, cantemos.

ANO XXII – 1318 (cor roxa) – ANO B – 11/03/2012
3º DOMINGO DA QUARESMA
O MANDAMENTO DO SENHOR É FONTE DE VIDA E SALVAÇÃO
O espaço celebrativo deve ser simples, sem flores, poucos instrumentos musicais. A cruz e o cartaz da CF deverão permanecer em destaque durante toda a Quaresma. Antes de qualquer comentário, entoar o canto de ambientação.
1. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
Lembra, Senhor, o teu amor fiel para sempre! Que os inimigos não triunfem sobre o povo! De suas angústias, ó Senhor, livra tua gente!
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos para celebrarmos o mistério de nossa fé! A liturgia deste domingo nos introduz no caminho que nos leva à Páscoa. Mediante a sua Palavra de vida, salvação e das orações, coloquemo-nos diante do Senhor que nos pede um culto perfeito a Deus, nascido na sinceridade do nosso coração, na solidariedade com todas as pessoas frágeis, abandonadas, deixadas ao longo da estrada, do mercado de trabalho e da Igreja.
Animador(a) – Vivendo este período Quaresmal, que deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública, conforme suas necessidades e dignidade, somos convidados a modificar essas estruturas de morte, com ações transformadoras pela nossa conversão. Neste espírito fraterno, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Convertei-vos, voltai a mim, e Eu voltarei a vós. Renunciai a vossos ídolos. Convertei-vos e vivereis!
1. A morte do pecador não me compraz, mas a sua conversão traz-me alegria. Afastai-vos do
caminho que seguis, porque hás de perecer, ó Israel!
2. Eu vos reconduzirei até Sião, tereis pastores segundo o meu coração. E, então, derramarei o meu espírito, sobre cada um de vós o infundirei!
Presidente – Reunidos para celebrarmos a aliança de amor realizada na Páscoa de Cristo, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Muitos são os pecados que nos afastam do projeto de Deus e de sua infinita graça. Por isso somos chamados a reconhecer os nossos pecados e pedir o seu perdão (pausa). Coloquemo-nos de joelhos e supliquemos a misericórdia de Deus, cantando.
Durante o canto, uma pessoa da Pastoral da Saúde, Equipe de Acolhida, Visita ou Ministro ergue a cruz que deve estar em lugar de destaque.
Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia!
1. “Voltai, agora, para mim com o coração arrependido. Rasgai, não as vestes, mas o coração”, diz o Senhor!
2. “Se o ímpio se arrepender dos pecados cometidos e praticar a justiça, na certeza viverá”, diz o Senhor!
3. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações. Aprendei a fazer o bem, procurai o
que é certo”, diz o Senhor!
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fonte de paz, quisestes que dedicássemos este tempo quaresmal à fraternidade, à oração e à renúncia de nós mesmos. Fazei-nos morrer ao pecado e que sejamos, por vossa misericórdia, recriados para uma vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário a equipe de canto entoa o refrão abaixo, e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos!
Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!
05. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (20, 1-17)
06. SALMO RESPONSORIAL (18)
Atenção: o Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Senhor, tens Palavras de vida eterna. (bis)
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (1, 22-25)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Louvor e glória a Ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus! Cristo, Palavra de Deus!
1. Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer Nele, há de ter a vida eterna.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(2, 13-25)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus fiel às suas promessas, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Irmãos e irmãs, com fé e confiança, apresentemos ao Deus da vida os nossos pedidos, rezando: Por vosso imenso amor, ouvi-nos Senhor!
– Senhor, olhai pela Santa Igreja, pelo Papa Bento XVI, pelos bispos e todos os ministros, para que falem de Cristo crucificado e anunciem a redenção que vem da cruz, com renovado ardor
missionário. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai os povos do mundo inteiro para que adorem de coração sincero, a Vós, Deus
único, e façam dos mandamentos a sua lei. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade.
Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão, se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do seu povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus ficou indignado quando viu os vendilhões profanarem o templo, que era lugar sagrado. Igualmente sagrado é o direito do ser humano, de ter uma Saúde Pública que atenda com justiça e igualdade todas as pessoas. Hoje, também nós, batizados, temos que nos indignar diante de tantas situações de descaso, omissão e desvios de verbas destinadas à saúde que acontecem em nossos municípios, estados, país; e denunciar aos órgãos competentes. Apresentemos ao altar do Senhor as ações que estão sendo realizadas pela Pastoral da Saúde, ministros e outros grupos que em nossa comunidade promovem a dignidade do nosso povo.
A equipe prepara com antecedência as ações que as equipes citadas realizam na comunidade e apresenta de forma breve e criativa junto com o cartaz da CF 2012.
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, cura teu povo dessa dor em que se encerra; que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, e que a saúde se difunda sobre a terra!
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. Compadecido, olha para nós, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos.
Volta o teu olhar, Senhor, e dá-nos teu perdão. Bendito seja teu imenso coração!
2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor pra sempre. Confiantes
aguardamos o teu perdão e do mal seremos nós purificados.
3. Aceita o jejum e a nossa penitência, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso. Bendito sejas, Senhor Deus do universo!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Recebe, Deus amigo, estes dons que aqui trazemos, e felizes, entre todos, a partilha nós faremos.
Ó Deus Pai, a ti trazemos pão e vinho uma vez mais. Um só corpo nós seremos com Jesus e pela paz!
2. Recebe, Deus amigo, nossos pés e nossos braços, que encontram na unidade o alento pro
cansaço.
3. Recebe, Deus amigo, os esforços do teu povo, que trabalha com carinho pra criar um mundo
novo.
15. MOMENTO DE LOUVOR ( No caso de CELEBRAÇÃO DA PALAVRA)
Presidente – Cristo é o novo templo no qual podemos falar a Deus. Louvemos ao Senhor por tudo que Ele realizou e continua realizando em nós.
Este canto é para onde houver Celebração da Palavra.
1. É bom cantar um bendito, um canto novo, um louvor. (2x) Ao Deus do povo oprimido, que ouviu do pobre o clamor. (2x)
2. É bom cantar um bendito, um canto novo, um louvor. (2x) Ao Deus que mandou seu Filho, dos pobres libertador. (2x)
3. É bom cantar um bendito, um canto novo, um louvor. (2x) Um povo unido e forte, bendiz e louva ao Senhor. (2x)
16. PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Animador(a) – Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria na Páscoa. Rezemos em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Nós vivemos de toda a Palavra que procede da boca de Deus: a Palavra de vida e verdade que sacia a humanidade.
1. Impelidos ao deserto, retomamos a estrada que conduz ao paraíso, nossa vida e morada.
2. As prisões da humanidade, assumidas pelo Cristo, são lugares de vitória, Ele veio para isto!
3. O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas.
4. Progredimos neste tempo conhecendo o Messias. Ele veio para todos, alegrando nossos dias.
5. Celebramos a memória do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo derradeiro.
6. Contemplamos nossa terra em mistério fecundada. Flor e fruto são promessas ao findar a
madrugada.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que fizestes aliança com o vosso povo e a renovastes em Jesus Cristo,
estendendo-a para todos nós, conservai-nos na fidelidade para que possamos realizar o vosso
projeto de vida e ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. GESTO CONCRETO
– Em sua Paróquia, como está organizada a Pastoral da Saúde? Se ainda não está formada, o que falta para estruturá-la?
22. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
– A bênção de Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Caminhemos na certeza da vitória do Senhor. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1. Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo em sofrimento e privação quando há riqueza! Com tua força, nós veremos mundo novo, com mais justiça, mais saúde, mais beleza!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, cura teu povo dessa dor em que se encerra; que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, e que a saúde se difunda sobre a terra!

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA         ANO XXII – 1318 (cor roxa) – ANO B – 11/03/2012
No texto que o Êxodo apresenta neste domingo, Deus nos oferece os Dez Mandamentos como
condição da Aliança que faz conosco. São normas curtas e fáceis de serem guardadas e regulam as relações das pessoas entre si e as une a Deus. Quem segue as orientações do Senhor tem uma vida segura na liberdade e na felicidade, pois o amor é a alma da Lei máxima. Nessa dimensão, encontramos o coração na pregação de Paulo: o Cristo crucificado. A palavra que a Igreja é chamada a anunciar como dom da vida é a palavra cruz, sinal supremo do amor de Deus. O cristão crê, porque Deus o chama e lhe mostra a sua sabedoria e seu poder salvífico no Cristo crucificado e ressuscitado. Isso vai além da nossa compreensão humana, o mundo chama isso de loucura. Cristo crucificado é o nosso Salvador e a esperança da nossa ressurreição. Mas essa mensagem desconcerta quem, numa aparente religiosidade, pretende que Deus se adapte aos seus próprios interesses, vantagens e esquemas. A lógica do Evangelho não pode ser colocada na mesma lógica do mundo. Jesus revela a sua preocupação de um culto mais autêntico. A resposta dele – “Destruí este templo”- é misteriosa e seria compreendida só depois da ressurreição, pois o templo novo é o próprio corpo de Jesus e assim todo o episódio assume um valor pascal. Por tudo isso é que nossas celebrações, nossos cantos e rezas devem ser significativos para Deus. Os sacrifícios agradáveis são as obras de amor, o serviço prestado ao ser humano, especialmente ao doente, ao pobre, ao faminto… A solidariedade, a partilha do pão, a acolhida fraterna são ofertas que se elevam aos céus e nos transformam em templos de Deus. As celebrações expressam e alimentam a solidariedade e a partilha e nos fazem compreender melhor o significado e o alcance do culto espiritual. Pelo poder do Espírito Santo, nas celebrações, somos acolhidos, purificados e nos tornamos templos do Deus vivo. Portanto, colocamo-nos em atitude de alerta permanente: estamos cumprindo os Mandamentos? O que podemos e devemos fazer para tornar o nosso próximo mais feliz e pleno de vida?

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Rs 5,1-15a; Sl 41; Lc 4,24-30
3ª feira: Dn 3,25.34-43; Sl 24; Mt 18,21-35
4ª feira: Dt 4,1.5-9; Sl 147; Mt 5,17-19
5ª feira: Jr 7,23-28; Sl 94; Lc 11,14-23
6ª feira: Os 14,2-10; Sl 80; Mc 12,28b-34
Sábado: Os 6,1b-6; Sl 50; Lc 18,9-14
Domingo: 2Cr 36,14-16.19-23; Sl 136; Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …