Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Quaresma

5º Domingo da Quaresma

ANO XXII – 1320 (cor roxa) – ANO B – 25/03/2012 – 5º DOMINGO DA QUARESMA
O GRÃO DE TRIGO QUE CAI EM TERRA E MORRE, DÁ MUITOS FRUTOS
Queridos irmãos sejam todos bem-vindos. É com grande alegria que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo ressuscitado e nossa vida de comunidade, trazendo presente os fatos e os acontecimentos da semana. Estamos nos aproximando da Páscoa e Jesus nos mostra que o ser humano atinge o ponto mais alto da realização da sua vida quando se doa por amor a seus irmãos.

02. CANTO INICIAL
Convertei-vos, voltai a mim, e Eu voltarei a vós. Renunciai a vossos ídolos. Convertei-vos e vivereis!
1. A morte do pecador não me compraz, mas a sua conversão traz-me alegria. Afastai-vos do
caminho que seguis, porque hás de perecer, ó Israel!
2. Não mais te mostrarei o meu furor, Israel, não é eterno o meu rancor. Reconhece tão somente a tua falta: infiel foste ao Senhor que é teu Deus!
Presidente – Unidos pelo amor de Deus, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A quaresma é um tempo de olhar para dentro de nós e para nossas opções de vida. Como cada um de nós tem vivido a conversão pessoal deste tempo litúrgico? Coloquemo-nos de joelhos e peçamos perdão. (pausa) Cantemos.
Durante o canto uma pessoa ergue a cruz diante do altar.
Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia!
1. “Voltai, agora, para mim com o coração arrependido. Rasgai, não as vestes, mas o coração”, diz o Senhor!
2. “Se o ímpio se arrepender dos pecados cometidos e praticar a justiça, na certeza viverá”, diz o Senhor!
3. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações. Aprendei a fazer o bem, procurai o
que é certo”, diz o Senhor!
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, nosso Deus, dai-nos a graça de caminhar com alegria no mesmo amor que levou Vosso Filho a entregar sua vida pela salvação da humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, a equipe de canto entoa o refrão abaixo. Em seguida, o(a) leitor(a) proclama a leitura.
A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (3x)
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS (31, 31-34)
06. SALMO RESPONSORIAL (50)
Atenção: o Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Criai em mim um coração que seja puro! (bis)
07. LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (5, 7-9)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Louvor e glória a Ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus! Cristo, Palavra de Deus!
1. Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; e onde eu estiver, ali estará meu servo.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(12, 20-33)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Este refrão pode ser cantado para dar início ou final da partilha.
Se o grão de trigo não morrer, caindo em terra fica só, mas se morrer dentro da terra dará frutos abundantes!
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos conduz a uma vida nova, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Com fé e confiança elevemos ao Pai os nossos pedidos.
– Senhor, guiai os pastores da vossa Igreja, o Papa, os bispos e os padres para que busquem em Vós a sua glória e na cruz do Salvador a sua força e o exemplo a seguir. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos para que o jejum, a abstinência e a renúncia ao supérfluo, sejam um sinal
autêntico de nossa conversão, de desapego material e de partilha com os mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria a todos os batizados e aos catecúmenos que receberão os Sacramentos da Iniciação Cristã, neste tempo favorável da Quaresma, para que abram seus corações a fim de servir Jesus naqueles que vivem à margem da sociedade. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos dizimistas, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar neste dia os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade.
Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão, se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do seu povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus compara sua vida ao grão de trigo que deve ser plantado na terra para produzir muitos frutos. Assim também somos nós, se quisermos dar sentido à vida e fazer surgir um mundo novo, precisamos doar nossa vida em favor dos irmãos. Apresentemos ao Senhor os gestos de doação que realizamos na família, na comunidade e na sociedade.
Neste momento uma família, representantes das equipes, movimentos, ministérios e serviço da comunidade e movimentos sociais colocam na árvore os frutos colhidos por meio do seu trabalho, enquanto se canta.
1. As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Dos meus dons que recebi pelo espírito de amor trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr (bis).
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1. Aceita, ó Deus Santo, a nossa oração. Compadecido, olha para nós, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos.
Volta o teu olhar, Senhor, e dá-nos teu perdão. Bendito seja teu imenso coração!
2. Aceita o jejum e a nossa penitência, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso. Bendito sejas, Senhor Deus do universo!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Recebe, Deus amigo, estes dons que aqui trazemos, e felizes, entre todos, a partilha nós faremos.
Ó Deus Pai, a ti trazemos pão e vinho uma vez mais. Um só corpo nós seremos com Jesus e pela paz!
2. Recebe, Deus amigo, nossos pés e nossos braços, que encontram na unidade o alento pro
cansaço.
3. Recebe, Deus amigo, os esforços do teu povo, que trabalha com carinho pra criar um mundo
novo.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Louvemos a Deus que em seu grande amor nos mandou seu Filho para nos salvar.
Este canto é para onde houver Celebração da Palavra.
1. Quando eu medito em seu amor tão grande, seu Filho dando ao mundo pra salvar. Na cruz
vertendo o seu precioso sangue, minh’alma pode assim purificar.
Então minh’alma canta a Ti, Senhor. Quão grande és Tu! Quão grande és Tu. (bis)
2. Quando, enfim, Jesus vier em glória e ao lar celeste então me transportar, te adorarei, prostrado e para sempre: quão grande és tu, meu Deus, hei de cantar.
16. PAI NOSSO
Presidente – De mãos dadas rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na entrega generosa de Jesus pelo mundo, a paz encontra o seu fundamento e a sua possibilidade de tornar-se real. Rezemos em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Se o grão de trigo não morrer, caindo em terra, fica só; mas se morrer dentro da terra, dará frutos abundantes!
1. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Senhor, clamei por vós pedindo ajuda, e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde.
2. Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo! Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo, e imploro a piedade do meu Deus.
3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, meus farrapos em adornos de alegria.
4. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome. Se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã nos vem saudar a alegria.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, alimentados pela Vossa Palavra (e pela Comunhão), renovamos com alegria a aliança que nos oferecestes em Cristo e aceitamos a cruz em nossa vida, como passagem necessária para a salvação e a alegria perfeita. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Lembrar à comunidade que no próximo domingo (Domingo de Ramos) é dia da coleta da
Campanha da Fraternidade. Distribuir os envelopes.
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada
quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1. Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente com a compaixão daquele bom samaritano. Que se converta esse trabalho na semente de um tratamento para todos mais humano!
Tu, que vieste pra que todos tenham vida, cura teu povo dessa dor em que se encerra; que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, e que a saúde se difunda sobre a terra!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura fala da Nova Aliança que Deus vai fazer com seu povo. Não escrita em tábuas de pedra, mas impressa na mente e no coração do homem. A segunda leitura diz que Cristo morreu por nós e se tornou princípio de salvação; nele, a Nova Aliança é concluída. No Evangelho de João é narrado um fato acontecido poucos dias antes da última páscoa de Jesus. Um grupo de gregos ou de estrangeiros que se tinha convertido à religião judaica ouvira falar de Jesus e queria encontrá-lo, ou melhor, vê-lo. Para João, ver Jesus não significa só contemplá-lo com os olhos, mas conhecê-lo em profundidade, descobrir quem ele é realmente. O grupo dos gregos representa todos os pagãos que querem conhecer Cristo. Não se sabe se aqueles gregos se encontraram com Jesus. Fica, porém, uma palavra importante de Jesus: o grão de trigo para se transformar em espiga deve ser semeado na terra. Igualmente o homem, se quiser valorizar a sua vida, se quiser fazer surgir um mundo novo, deve antes ter a coragem de morrer, ou seja, doar a si mesmo por amor. Para Cristo, o homem atinge o ponto mais alto da realização, de sua vida, quando se entrega à morte por amor aos seus irmãos. O evangelho interpreta a morte de Jesus como uma manifestação de seu amor. Para ele o homem cresce e se realiza somente quando ama, ou seja, quando doa sua vida pelos irmãos.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Is 7,10-14;8,10; Sl 39; Hb 10,4-10; Lc 1,26-38
3ª feira: Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30
4ª feira: Dn 3,14-20.91-92.95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42
5ª feira: Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59
6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42
Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56
Domingo: Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mc 14,1-15,47

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …