Página Inicial / Notícias / Abertura solene da 50ª Assembleia da CNBB

Abertura solene da 50ª Assembleia da CNBB

A cerimônia de abertura solene da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG), na área do plenário do centro de eventos padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, teve convidados que tomaram a palavra: o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio Siqueira, e o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.
O cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, fez a saudação e lembrou o primeiro encontro do episcopado em Belém (PA), no mês de agosto de 1954. Discorreu sobre o caminho trilhado nessas últimas décadas, agradeceu a todos que prepararam o encontro e pediu a luz do Espírito Santo para a realização do encontro. O prefeito da cidade falou da importância da presença do peregrino que vem à Aparecida e acolheu a todos que participam da 50ª AG. Manifestou a honra da cidade em receber os bispos e reafirmou o respeito que o povo tem pela Igreja em todo o Brasil. Pe. Darci Nicioli, reitor do Santuário, além de suas palavras de acolhimento apresentou as dependências do Centro de Eventos que hospeda a assembleia.

Depois da cerimônia, começaram os trabalhos com a memória da última assembleia, apresentação das comissões e a apresentação da pauta d encontro. O tema central da AG é "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja". Uma comissão especialmente formada para este fim, preparou o instrumento de trabalho considerando a reflexão feita na 48ª Assembleia Geral em Brasília, em 2009, e a Exortação Apostólica do papa Bento XVI publicada depois do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra realizado em 2008, no Vaticano.
Nesta assembleia estarão em pauta vários outros assuntos relevantes para a Igreja no Brasil. Alguns outros momentos solenes também serão realizados nos nove dias do encontro. Destaques: 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em julho de 2013.

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …