Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

ANO XXII – N.° 1333 (cor branca ou dourada) – A NO B – 03/06/2012

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – SANTÍSSIMA TRINDADE: MODELO DE AMOR A SER SEGUIDO PELA COMUNIDADE.
Dando início à celebração, enquanto se canta suavemente o refrão meditativo, uma família conduz solenemente ao presbitério: o Círio Pascal aceso, o quadro da Santíssima Trindade (onde houver) e o tema da celebração, depositando-os em local previamente preparado.
Trindade amor, amor Trindade. Ó Trindade, Trindade, amor!

01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com muito carinho que os acolhemos para celebrar o Senhor Ressuscitado, no mistério da Santíssima Trindade. Hoje contemplamos a comunhão da Trindade Santa: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que formam a Família Divina e renovar a Aliança da comunidade terrestre com a Comunidade Celeste. Na Solenidade de hoje somos chamados a reavivar o nosso compromisso batismal de ser reflexo da Trindade em meio a um mundo tão dividido e individualista, sendo sinais de comunhão, de partilha, de solidariedade e esperança. Envolvidos pelo amor do Deus Uno e Trino, cantemos com alegria.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – A Trindade redime a história com Maria, mulher companheira. Toda a Igreja renova o vigor, anunciando a mensagem primeira. Com Jesus encarnado redime, e o Batismo concede a fé. Salve Cristo que chama e envia a vivermos o Reino de Deus.
Aquele que era Jesus Cristo ontem! Aquele que é Jesus Cristo hoje! Aquele que vem: Jesus Cristo sempre! A Ele glória e louvor eternamente!
2 – A Trindade santifica a história, pois o Espírito Santo a conduz. Confirmados em nosso Batismo, na esperança sejamos a luz. Com Maria fiel disponível, caminhemos para a união, acolhendo os carismas diversos, promovendo unidade aos cristãos.
Presidente – Iniciemos nossa celebração em nome da Trindade que nos convoca, nos acolhe e nos reúne como povo santo e consagrado, fazendo o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha).
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz na nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A Solenidade da Santíssima Trindade é o momento especial de refletirmos sobre a nossa vida em comunidade. Em silêncio, pensemos nas vezes que nos omitimos da vivência comunitária deixando de lado nosso compromisso batismal (pausa). Arrependidos, supliquemos a
misericórdia do Pai, cantando.
1 – Mesmo que eu não queira, converte-me Senhor. Mesmo que eu não peça, converte-me, Senhor. Mesmo se a consciência me disser que eu não pequei. Mesmo assim, tem piedade de mim pelas vezes que eu errei! (bis)
2 – Se alguém saiu ferido quando por minha vida passou. Se alguém perdeu a paz quando meu
egoísmo mais forte falou. Se eu não soube ser irmão, se eu não soube ser cristão, perdoa-me Senhor, converte o meu coração. Tem piedade de nós. (3x)
Presidente – Deus de amor e bondade tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos ao Deus Trindade pelas maravilhas realizadas em nossa comunidade, cantando o Hino do Glória.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica, Vós que estais à direita do Pai tende piedade de nós. Só vós sois Santo, Só vós sois o Senhor, Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém!
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, nosso Pai, enviastes o vosso Filho ao mundo e derramastes sobre nós o Espírito Santo, revelando-nos o Vosso mistério de amor. Concedei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a Vossa glória e adoremos a unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Preparar uma bonita entrada do Lecionário (ou Bíblia) fazendo coreografia conforme a letra da música.
A comunidade dança alegre e canta acolhendo agora a Palavra Santa. (bis)
1 – A Palavra vem, vem nos libertar como um vento forte a nos arrastar.
2 – Aleluia, irmãos, Jesus vai falar, o Santo Evangelho vamos aclamar.
06. LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO (4, 32-34.39-40)
07. SALMO RESPONSORIAL (32)
O Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança. (bis)
– Reta é a Palavra do Senhor, e tudo o que Ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
– A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Ele falou e toda a terra foi criada, Ele ordenou e as coisas todas existiram.
– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
– No Senhor nós esperamos confiantes, porque Ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha,
Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 14-17)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que, é que era e que vem, pelos séculos. Amém.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (28, 16-20)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Como comunidade de amor e esperança, professemos nossa fé no Deus Uno e Trino. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos se inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi  sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Iluminados pela Palavra de Jesus e conduzidos pelo Espírito Santo, elevemos confiantes nossa oração ao Pai, cantando: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, iluminai Vossa Igreja para que caminhe em união com o Papa,os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos(as) e todos os batizados que buscam realizar Vosso projeto de amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, guiai todos os conselheiros, equipes de serviços, pastorais, ministérios e movimentos das nossas comunidades, para que possam ser sinal de unidade entre si e com toda a comunidade. Nós vos pedimos.
– Senhor, animai todos os irmãos e irmãs da Paróquia Santíssima Trindade, de Linhares, que celebram a sua festa, para que vivam a fé e a unidade entre todos os seus membros. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei ó Pai os pedidos de vosso povo aqui reunido. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – “Uma autêntica proposta de encontro com Jesus Cristo deve estabelecer-se sobre o sólido fundamento da Trindade-Amor. A experiência batismal é o ponto de início de toda espiritualidade cristã que se funda na Trindade”. (DA. 240) Apresentemos ao altar do Senhor a vida e a disponibilidade de todos nós batizados, que formamos a comunidade Cristã, em observar e ensinar tudo que Jesus nos pediu.
Uma pessoa da Equipe do Batismo apresenta-se diante do altar tendo os nomes das crianças batizadas recentemente ou, onde for possível, convida os pais para apresentar seus filhos(as).
1 – Prometi no meu santo batismo a Jesus sempre e sempre adorar. Pais cristãos em meu nome
falaram, hoje os votos eu vim confirmar.
Fiel, sincero, eu mesmo quero a Jesus prometer meu amor. (bis)
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver celebração da Palavra)
1 – Quando esse tudo era nada, só três pessoas havia, numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na Criação, a outra doou-se na Encarnação e a terceira se doa e
trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens apresentemos pra que as consagrem Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nossa oferta na Trindade Santa de nossas vidas, talentos e bens ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
2 – Temos que ser solidários. Saber nossos bens partilhar, tal qual o amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho, o Filho se deu a nós por amor. E ao Espírito Santo no Pai e no Filho prestemos o nosso louvor.
(Onde houver celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 – O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada,  pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 – Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
PAI NOSSO
Presidente – Reafirmando nosso compromisso de viver em união, rezemos de mãos dadas a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Unidos pelo amor da Trindade Santa, saudemo-nos com um abraço fraterno. (canto à escolha)
CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ao recebermos, Senhor, tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada, faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos e renovem a esperança no Senhor.
2 – O Filho de Deus com o Pai e o Espírito Santo: nesta Trindade um só Ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida, deixa que compreendamos que este é o sentido da vida.
3 – Ao virmos te receber, nós te pedimos ó Cristo, faze vibrar nosso ser, indo ao encontro do Pai Santo sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da caridade.
ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, alimentados e fortalecidos em nossa fé, nós Vos agradecemos pela Vossa
presença em nossa vida e na caminhada de Vossa Igreja. Dai a todos nós, batizados, força e coragem para continuarmos a missão que Cristo nos confiou. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus Uno e Trino, fonte de toda vocação à vida e ao amor, vos dê a paz e vos abençoe. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Como comunidade de amor, ide proclamando a paz que vos vem do Senhor Jesus Cristo. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação!
1 – Na montanha, com Jesus, no encontro com o Pai, recebemos a mensagem: “Ide ao mundo e o
transformai!” (bis)
2 – Comunica quem transmite a verdade e a paz, quem semeia a esperança e o perdão que nos refaz. (bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Palavra de Deus na liturgia de hoje nos apresenta a Santíssima Trindade como a melhor comunidade. Pelo batismo, somos mergulhados no mistério do seu amor, e nos tornamos participantes da vida trinitária. Com a Solenidade da Santíssima Trindade reiniciamos o Tempo Comum na vida litúrgica da Igreja. É o tempo de refletirmos sobre as coisas cotidianas, de nossa vida de fé, e o compromisso de batizados. Fomos batizados no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a missão confiada por Jesus aos seus discípulos: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. A Trindade é a origem e o destino do nosso peregrinar. Enquanto Igreja, somos chamados a ser a imagem da Trindade e quanto mais nos esforçamos por viver a comunhão entre nós (na família, na comunidade) mais nos aproximamos Dela.
A primeira leitura, apresenta-nos o verdadeiro e único Deus, e desmascara os ídolos que oprimem o povo. É na caminhada de nossas comunidades que o Deus único continua presente, suscitando liberdade e vida. É um Deus próximo, acessível, que fala conosco, nos acompanha: Ele conta com a amizade e a fé do seu povo. O mundo consumista de hoje fabrica deuses e facilmente nos submetemos a seus caprichos e seduções. Esses deuses favorecem a vida de uns poucos, gerando sofrimento e morte de outros. O único Deus verdadeiro é aquele que liberta para que todos tenham vida. Esse Deus se revela na prática cristã de nossas comunidades, que vão refazendo os gestos de Jesus, até que o mundo seja transformado e tudo se torne posse da Trindade.
Na carta de Paulo aos Romanos fala da filiação divina do cristão. Ele nos revela qual é a nossa realidade depois do batismo. Já não somos simples criaturas, não somos escravos, temos nossa liberdade e, fazendo uso dela, nos entregamos à vontade do Pai e nos deixamos conduzir pelo Espírito de Deus, por isso podemos chamá-lo “Abbá, meu Pai”, exatamente como Jesus o fez. Como estamos vivendo a nossa vocação batismal no dia a dia?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Pd 1,2-7; Sl 90; Mc 12,1-12
3ª feira: 2Pd 3,12-15a.17-18; Sl 89; Mc 12,13-17
4ª feira: 2Tm 1,1-3.6-12; Sl 122; Mc 12,18-27
5ª feira: Ex 24,3-8; Sl 115; Hb 9,11-15; Mc 14,12-16.22-26
6ª feira: 2Tm 3,10-17; Sl 118; Mc 12,35-37
Sábado: 2Tm 4,1-8; Sl 70; Mc 12,38-44
Domingo: Gn 3,9-15; Sl 129; 2Cor 4,13-5,1; Mc 3,20-35

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …