Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / Centro Socioeducativo em Cuiabá

Centro Socioeducativo em Cuiabá

Bote Fé: Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude  visitará Centro Socioeducativo em Cuiabá

Reportagem:Jornalista Eduardo Cardoso (Assessor de Comunicação Bote Fé Cuiabá)

A Cruz Peregrina da Jornada Mundial da juventude (JMJ) e o ícone de Nossa Senhora vão chegar em Várzea Grande na madrugada de sábado, na Paróquia São Sebastião. Após a missa de acolhida, a Cruz que o Papa João Paulo II deu aos jovens, em Roma, em 1984, vai visitar o Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Os símbolos da JMJ já percorreram todos os continentes, e por onde passam deixam uma mensagem de amor, paz, esperança e fraternidade. No complexo Pomeri não será diferente. Uma equipe de jovens, com o apoio da Arquidiocese de Cuiabá e da Pastoral Carcerária vão propiciar aos menores da unidade momentos de partilha, oração e escuta da palavra de Deus.

Há cerca de 20 dias os internos da unidade socioeducativa já estão ensaiando a música “Nova Geração”, de composição do Padre Zezinho. A canção é tema do Bote Fé, evento realizado em todas as dioceses do Brasil, em preparação a Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro, em 2013, com o Papa Bento XVI.
Além dos jovens, a visita ao Pomeri contará com a presença de padres, lideranças católicas e do Arcebispo Metropolitano Dom Milton Santos.
Para o sacerdote Belga José Geeurick, conhecido como padre Zeca, que coordena a Pastoral Carcerária na Arquidiocese, e que visita semanalmente os internos, este encontro tem um significado especial.
“Lá dentro todos carregam cruzes. A Cruz peregrina que levaremos é a expressão maior de amor deixada por Jesus Cristo. Todos são filhos de Deus, e os menores recolhidos no Pomeri não estão fora dessa verdade. Se tem uma categoria que necessita dessa presença são esses adolescentes considerados pela sociedade como lixos. Somos Igreja e queremos ama-los.” Finalizou o padre missionário que reside no Brasil desde a década de 60.
A Cruz e o ícone da Mãe de Deus vão visitar os corredores e permanecerão expostos por alguns minutos na quadra de esportes da unidade. Atualmente cerca de 110 adolescentes estão no Pomeri. Mesmo com religiões e credos distintos, todos eles aguardam ansiosos por esse momento. Em seguida os símbolos da JMJ visitarão o complexo feminino da unidade.
Após visita ao Centro Socioeducativo serão realizados momentos de catequese, oração e louvor. Em procissão, a Cruz será levada ao Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel, onde será realizada a Santa Missa.
Em seguida os símbolos seguem para a Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, onde será realizada uma vigília. Na manhã de domingo, após uma noite intensa de oração, milhares de jovens vão carregar a Cruz e o ícone até o Memorial Papa João Paulo II, na Morada do Ouro. No local, a partir da 13h serão realizados diversos shows católicos.

Reportagem:Jornalista Eduardo Cardoso (Assessor de Comunicação Bote Fé Cuiabá)

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá

Dezessete peregrinos italianos participam da Semana Missionária, em Cuiabá. .Os jovens são da Arquidiocese de …