Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / Cruz Peregrina chega a Arquidiocese de Cuiabá

Cruz Peregrina chega a Arquidiocese de Cuiabá

Por volta das 5h, no município de Várzea Grande (MT), cerca de mil pessoas acolheram os símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Arquidiocese de Cuiabá. Vindos da Diocese de Guiratinga, a Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora foram recebidos com queima de fogos por fiéis da paróquia São Sebastião.
Em seguida, iniciou uma caminhada até a matriz, onde o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Milton Santos, presidiu uma missa campal. Durante o percurso da caminhada os 15 grupos de jovens da paróquia se revezaram pra levar os símbolos. Cada grupo levava a bandeira dos países que sediaram JMJs até chegar ao Brasil.
No pátio da matriz da Paróquia São Sebastião, onde aconteceu a missa, foi erguido um marco da passagem dos símbolos da JMJ, com uma réplica da Cruz e um grande painel apresentando elementos da cultura mato-grossense  e o logotipo da JMJ.
Em entrevista ao site Jovens Conectados, dom Milton afirmou que a Cruz é um símbolo, um indicativo de um acontecimento, a ressurreição. “Um símbolo de morte que ponta para a vida”, disse.
Ele ressaltou que para o Brasil e a América do Sul a JMJ já está acontecendo. “Os jovens e as crianças são as maiores vítimas de uma sociedade que deveria promover sempre valores permanentes. Todos nós, os jovens principalmente, recebem um tsunami diário de informações e contravalores. Por isso toda essa movimentação que acontece no Brasil, e nesses três dias aqui em Cuiabá, ao redor desse sinal que mostra o nossos sofrimentos, mas apontam para a esperança da vida nova em Cristo”.
Também de acordo com o arcebispo, a presença do Ícone de Nossa Senhora, representa que Cristo não estava sozinho no momento de sua crucificação. “A humanidade inteira estava representada por Maria aos pés da cruz”, disse dom Milton.
Após a missa, a peregrinação segue para o Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Em seguida, serão realizados momentos de catequese, oração e louvor. Em procissão, a Cruz será levada ao Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel, onde acontece uma miissa. Depois, os símbolos seguem para a Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, onde será realizada uma vigília. Na manhã de domingo, após uma noite intensa de oração, milhares de jovens vão carregar a Cruz e o ícone até o Memorial Papa João Paulo II, na Morada do Ouro. No local, a partir da 13h serão realizados diversos shows.

SITE JOVENS CONECTADOS – CNBB

Você pode Gostar de:

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá

Dezessete peregrinos italianos participam da Semana Missionária, em Cuiabá. .Os jovens são da Arquidiocese de …