Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri)

Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri)

A segunda parada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na capital do Mato Grosso foi no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Os jovens e adolescentes em conflito com a lei puderam rezar diante da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, na manhã deste sábado (7), depois de passarem pela Paróquia São Sebastião, em Várzea Grande.
Os jovens prepararam o caminho com pétalas de rosas e receberam os símbolos cantando a canção “Nova Geração”, tema da peregrinação no Brasil. Acompanhado por agentes de pastoral e funcionários do Centro Socioeducativo, dom Milton Santos, arcebispo de Cuiabá, fez uma reflexão sobre o valor da Cruz e do Ícone, convidando-os a se identificarem com o sofrimento de Cristo na cruz, que conduz à ressurreição. “Não paramos no sofrimento e na dor. Eles são alavancas para alcançarmos a paz”, afirmou. O arcebispo disse o mesmo para as meninas da outra unidade da instituição, que também se emocionaram com a visita dos símbolos. Elas enfeitaram a entrada da unidade com flores de papel. Quando dom Milton perguntou a elas sobre o significado das flores, uma delas respondeu que representavam “paz, amor, felicidade e harmonia”.
Para que a visita acontecesse houve uma preparação em que foram apresentados o significado dos símbolos e da própria JMJ, além de formações que trabalharam conceitos como o limite humano, o respeito, a cidadania, religião. A pastoral Carcerária da Paróquia Sagrada Família organizou um grupo de oração dentro da instituição chamado “Gotas de Misericórdia”, para aproximar os jovens do espírtito da jornada e da peregrinação.
Ao todo, o Pomeri abriga 156 jovens, entre 14 e 19 anos, sendo que a unidade masculina conta com 148 meninos e a unidade feminina abriga oito meninas. A maioria dos socioeducandos se envolveu com  roubos, tráfico de drogas e até homicídios. O jovem E.P.C. de 17 anos, está no Pomeri há 11 meses por causa de um assalto. Ele contou para o site Jovens Conectados que nunca havia ouvido falar sobre os símbolos da JMJ, mas afirmou que ficou muito emocionado por ver a Cruz e o Ícone. “Nesses momentos, paramos para pensar sobre nossa vida e o que fizemos. Eu já perdi um parte de minha vida e quero seguir um novo caminho”, relatou o jovem, que quando perguntado o que Deus significava em sua vida ele respondeu em uma palavra: “perdão”.
Coincidentemente, sua mãe, Rosalina Pereira veio visita-lo no dia da peregrinação. Ela disse que pede todos os dias a intercessão de nossa senhora pela transformação e libertação de seu filho. “Ninguém deseja um caminho desse para o filho. Tenho esperança de que ele terá uma vida nova”, disse. Enquanto ouvia o relato emocionado de sua mãe, num gesto discreto, o jovem enxugou as lágrimas do rosto dela.
O Centro Socioeducativo de Cuiabá conta com uma escola formal e programas que estimulam as artes, esportes, cursos de serigrafia, assistente administrativo, garçom, panificação, em parcerias com diversas entidades educacionais.
De acordo com a diretora da instituição, Maria Giselda da Silva, a visita dos símbolos da JMJ ao Pomeri foi muito importante para chamar a atenção dos jovens para a dimensão espiritual do processo socioeducativo. “É importante que o jovem creia que existe alguém maior, Deus, que cuida de todos nós e pode mudar a vida de cada um. A fé pode ajudar esse jovem a acreditar que ele pode ter uma vida diferente”, disse.
O padre José Geeurick, conhecido como padre Zeca, que coordena a Pastoral Carcerária na arquidiocese e que visita semanalmente os internos, esse encontro tem um significado especial. “Para nós, essa presença da Igreja, a cada semana, com os meninos e as meninas, é justamente para mostrar para eles que eles são gente, que merecem receber a graça de uma visita como essa dos símbolos”.
A jovem Hedymaura Zanon, de 18 anos, é paroquiana da Paróquia Sagrada Família, onde fica o Pomeri. Ela nunca havia entrado no Centro Socioeducativo e ficou muito tocada. “Eu tinha uma impressão muito diferente de como era aqui dentro. Descobri que são jovens como nós que estão em busca de uma nova vida e que, como nós, também têm sonhos”, contou.
Depois do Pomeri, os símbolos seguiram para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande, onde aconteceu a recitação do Rosário, seguida de
catequeses, oração e louvor.
Ás 18h (19h no horário de Brasília) está prevista uma caminhada-procissão até o Centro Pastoral Aldacir Carniel, onde será celebrada uma missa presidida pelo São Luís de Cáceres (MT), dom Antônio Emídio Vilar. Às 21h começa uma carreata pelas ruas de Várzea Grande e Cuiabá até à Catedral onde acontecerá uma vigília até a manhã do domingo.
SITE JOVENS CONECTADOSDos enviados especiais Fernando Geronazzo, Felipe Rodrigues e Lucas Dahmer

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá

Dezessete peregrinos italianos participam da Semana Missionária, em Cuiabá. .Os jovens são da Arquidiocese de …