Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do Tempo Comum

17º Domingo do Tempo Comum

Ano XXII – Nº 1342 – 17º Domingo do Tempo Comum (cor verde) – B – 29/07/2012
PÃO: PRINCÍPIO DA UNIDADE NA PARTILHA
Preparar o espaço celebrativo colocando em lugar de destaque um cartaz com a frase: “Dízimo, um compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os necessitados” e uma bonita cesta de alimentos que será conduzida ao altar do Senhor na apresentação dos dons. Envolver a Pastoral do Dízimo nos diversos momentos celebrativos. Iniciando a celebração, cantar de forma orante o refrão abaixo.
Deus ama a quem dá com alegria, a quem dá com alegria!
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos a este encontro fraterno. Neste domingo em que celebramos Jesus ressuscitado, pão que alimenta e dá sentido a nossa vida, nos unimos às pessoas e grupos que se empenham fraternalmente na luta contra a fome. Encerrando o mês dedicado à reflexão sobre o dízimo, agradeçamos a Deus os gestos de partilha e doação de todos que contribuem com o dízimo para o crescimento da Igreja de Jesus Cristo que também é nossa. Felizes por estarmos reunidos em comunidade, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Estamos aqui, Senhor, pro teu louvor e nossa alegria, viemos de todos os lugares, dos campos, das cidades, viemos pra tua festa.
Pai, eis aqui tua família, recebe minha irmã, meu irmão, e faz-me entender que a partilha, é a fome que morre no pão. (bis) É teu reino de paz na minha mão.
2 – Trouxemos aqui Senhor, a nossa dor e nossa alegria, viemos para aprender como viver na tua
harmonia.
3 – Queremos aqui Senhor, viver o amor que tu vivias, ser luz para cada irmão, a tua mão seja nossa guia.
Presidente – Cheios de alegria, iniciemos nossa celebração fazendo o sinal que nos identifica como cristãos. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a luz do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A falta de partilha e o acúmulo de bens gera fome e o sofrimento de milhões de pessoas. Imploremos a misericórdia do Pai pelas vezes que nos esquecemos que a vida nos é dada por pura gratuidade de Deus e não abrimos nossas mãos e o nosso coração para gestos de partilha e solidariedade (pausa) Peçamos perdão, cantando.
1 – Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo irmão que não amei, pelo mal que lhe causei, piedade! (bis)
2 – Ó Cristo, tende piedade de nós! (bis) Pelo bem que eu não fiz, pela paz que eu não quis, piedade! (bis)
3 – Senhor, tende piedade de nós! (bis) Pelo amor que sufoquei, pela vida que matei, piedade! (bis)
Presidente – Deus de misericórdia e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, na Páscoa de cada domingo nos dais o Pão vivo descido do céu. Ajudai-nos, no amor de Cristo, a partilhar o nosso pão de cada dia e a saciar a fome do vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Enquanto a assembleia senta-se, sem nenhum comentário, faz-se um momento de silêncio e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DOS REIS (4, 42-44)
06. SALMO RESPONSORIAL (144)
Saciai os vossos filhos, ó Senhor! (bis)
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento; vós abris a vossa mão prodigamente e saciais todo ser vivo com fartura.
– É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que Ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (4, 1-6)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo,   meu Deus visitou!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (6, 1-15)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que é o nosso eterno provedor e Senhor de todos os bens, professemos a
nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai misericordioso, peçamos confiantes por nossas necessidades. Cantemos a cada pedido. Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, iluminai a vossa Igreja para que seja um sinal visível do Ressuscitado, na vivência acolhedora, na partilha, na solidariedade e no serviço em defesa da vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, guiai o nosso bispo, padres, diáconos, religiosos(as) e leigos(as) que se empenham nos
trabalhos da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, para que sob a inspiração do Espírito Santo encontrem caminhos que motivem crianças, jovens e adultos a empenharem suas vidas na construção do vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, transformai o nosso coração, para que possamos viver com maior intensidade os gestos de partilha, a fim de que entre nós não haja tantos necessitados. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a oração do dizimista.
Deus, Pai de amor, que tudo nós dás com generosidade, obrigado pela vida, pelos sonhos e realizações que teu amor nos faz experimentar. Obrigado porque estás presente em nossos projetos quando vislumbramos que a vida é um dom a ser partilhado. Pedimos-te, ó Pai, que volvas o nosso coração para a fraterna partilha do dízimo, e abras a nossa consciência para o compromisso cristão da solidariedade. Que nosso dízimo seja suporte para alimentar uma igreja que seja humana, divina e missionária. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Fartura, abundância, alimento a vontade são frutos da partilha, a qual é sinal da realização do projeto de Deus. Uma nova sociedade só será construída quando os homens não mais mantiveram relações fundadas na concentração de bens, mas sim em gestos de solidariedade e partilha. Apresentemos ao altar do Senhor a vida, os gestos de doação e partilha de todos os dizimistas de nossa comunidade.
Neste momento pessoas da Pastoral do Dízimo trazem a cesta de alimentos e o material que identifica os
dizimistas. Ex.: fichas, carnês… Enquanto se canta.
Os cristãos tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria. Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia a dia. (bis)
1 – Deus criou este mundo para todos: quem tem mais é chamado a repartir, com os outros o pão, a instrução e o progresso: fazer o irmão sorrir.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
Dízimo é partilha, amor, fé e doação, quando dou meu dízimo, dou também meu coração. (bis)
1 – Dízimo é partilhar um pouco dos bens, ajudar sem-terra, sem-teto também. Com certeza é matar a fome de alguém. (bis)
2 – Dízimo é ajudar minha comunidade a evangelizar campos e cidades. Revelar Jesus nas palavras da verdade. (bis)
3 – Dízimo é um dever de todo cristão, é gesto concreto de estar em comunhão. Com caminhada de todos os irmãos. (bis)
4 – Ao ser dizimista sim, posso dizer que tenho a graça de dar e receber. É este o milagre de
dizimista ser. (bis)
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Recebei ó Deus de amor os dons de vinho e pão. Com eles entregamos nosso coração.
Pai Santo, recebei a nossa gratidão! Fazei-nos a imagem, do Vosso coração.
2 – Neste gesto de oferenda trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.
3 – As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.
15 – MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Elevemos ao Senhor Deus, os nossos louvores, dando-lhe graças por tudo o que
recebemos do seu imenso amor. Cantemos.
Nós te glorificamos Senhor, nosso Deus, nosso Pai e nosso Criador. (bis)
1 – Nós te louvamos porque repartes conosco teus bens. Pede-nos pra repartir os nossos dons
também.
2 – Nós a Ti bendizemos, por tua santa Palavra, ela que nos orienta pra sermos fiéis na partilha.
3 – E nós Te adoramos porque é nosso Deus, nos convidas a construir na terra o Reino dos Céus.
(bis)
16. PAI NOSSO
Presidente – O pão de cada dia deve lembrar-nos o Pão da vida eterna. Ao Pai que nos dá esse Pão, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – A paciência é um sinal essencial de amor e torna possível a unidade e a paz. Neste propósito de viver o amor e o compromisso com o outro, saudemo-nos com um abraço de paz.
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz e a luz. (bis) Não do jeito do mundo, mas do jeito de Jesus. (bis)
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz. Luz, luz, luz, eu te desejo a luz. (bis) Do jeito de Jesus.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ninguém pode calar a voz, ninguém pode forjar a razão, ninguém pode conter de novo o grito do povo faminto de pão.
Se entre nós já existe a partilha entremos na fila do amor comunhão. (bis)
2 – Ó Senhor tantos braços fechados poderiam se abrir, dar as mãos! Quantos lábios tão mudos,
cerrados não querem falar, defender o irmão.
3 – Ó Senhor tantos trabalhadores e outros tantos sem ocupação esperando trabalho e salário, o
pobre e operário a viver de ilusão.
4 – Ó meu Deus, há mulheres sofrendo, há crianças na rua, sem pão e a Igreja se faz solidária na
prece diária, convida à ação.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), ajudai-nos a viver a dinâmica do Reino. Dai-nos o vosso Espírito a fim de que, vencendo o egoísmo elevamos nossas
mãos e nosso coração para gestos de partilha e solidariedade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– 4: Dia do Padre;
– 4: Reunião da Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, às 8h, na Paróquia Divino Espírito
Santo.
21. BÊNÇÃO
Presidente – Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da
salvação. Amém.
– Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras. Amém.
– Abençoe-vos o Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Por vós Jesus Cristo deu a vida, por Ele dai o dízimo. Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar pra viver.
Contigo Pai de amor eu quero caminhar e assim por onde eu for irás me acompanhar.
2 – Como é bonito, Senhor cada manhã ter o meu pão e desejá-lo também a cada um dos meus
irmãos.
3 – Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A liturgia de hoje aponta para um mundo novo, sem fome e sem miséria. Convida-nos a refletir sobre a partilha e o amor fraterno. Como cristãos, somos convidados à unidade e ao testemunho de vida comunitária. Não é possível amar os nossos irmãos se não soubermos dividir com eles o nosso pão, os nossos dons. A primeira leitura descreve o gesto de um homem de Baal-Salisa que, durante uma carestia provocada pela escassez de chuvas, oferece a Eliseu 20 pães de cevada. O profeta não guarda para si o alimento, mas convida o homem a distribuí-lo para as 100 pessoas que se encontram perto dele. A decisão de Eliseu é de partilhar o dom recebido com todos os que se encontram necessitados. Não deveria ser também este o nosso gesto de partilha e doação? O Apóstolo Paulo, (segunda leitura), suplica aos Efésios a serem humildes, e se colocarem a serviço dos irmãos. Comportar-se com mansidão paciência e amor. Devem viver unidos, porque o centro da vida cristã é a unidade: “Um só corpo, um só espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus Pai de todos”. Não que todos devam ser iguais e que não possa haver diferentes maneiras de pensar e agir, mas devem cultivar a unidade na diversidade. O apóstolo sinaliza os bens a serem partilhados: humildade, paciência, mansidão, amor, devem ser multiplicados por todos a cada dia. João em seu evangelho nos convida a entender o milagre da multiplicação dos pães. É um gesto de Jesus que não é difícil de interpretar: é um convite para a fraternidade, para a participação, para a renúncia de possuir e guardar para si. É surpreendente que, quem pôs à disposição de todos o pouco alimento que tinha era um menino. Ele é o discípulo convocado a colocar a disposição dos irmãos tudo aquilo que possui; simboliza o milagre que pode acontecer quando o egoísmo dá lugar à solidariedade, ao pensar no “nós” e não no “eu”. É preciso que homens abandonem o próprio egoísmo, a ganância e acertem a lógica do Reino, a lógica da partilha e o milagre pode se repetir também em nossos dias. Na Comunhão, Jesus entrega-se a todos. Ele mesmo é o pão que alimenta a quem têm fome do seu infinito amor. Ele é o milagre. Ao comungarmos estamos levando Jesus para o mundo. É preciso levá-Lo a todos, partilhar com os outros o que dele recebemos. Esta é a nossa missão. Tal como Ele pediu aos apóstolos, é preciso que nada se perca do que recebemos de Jesus. Esta é a lógica com a qual é possível alimentar uma multidão com cinco pães e dois peixes, este é o milagre de nosso Deus em nós.

REFLETINDO SOBRE O DÍZIMO
É importante o teu dízimo? Talvez você nem se dê conta de quão importante ele o é. Você pode
pensar: … mas é tão pouco que entrego a Deus! Como poderia ser importante? Te esqueces acaso que Deus não olha a quantia, pois enxerga o coração humano?! E o nosso coração ou é generoso ou é mesquinho. Teu jeito generoso, certamente alegra o coração divino pelo compromisso, a perseverança e tua ânsia em cooperar conforme tuas posses, na obra da evangelização.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Jr 13,1-11; Dt 32,18-21; Mt 13,31-35
3ª feira: Jr 14,17-22; Sl 78; Mt 13,36-43
4ª feira: Jr 15,10.16-21; Sl 58; Mt 13,44-46
5ª feira: Jr 18,1-6; Sl 146; Mt 13,47-53
6ª feira: Jr 26,1-9; Sl 68; Mt 13,54-58
Sábado: Jr 26,11-16.24; Sl 68; Mt 14,1-12
Domingo: Ex 16,2-4.12-15; Sl 77; Ef 4,17.20-24; Jo 6,24-35

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …