Página Inicial / Animação Litúrgica / 18º Domingo do Tempo Comum

18º Domingo do Tempo Comum

Ano XXII – Nº 1343 – 18º Domingo do Tempo Comum (cor verde) – B – 05/08/2012
ESFORÇAI-VOS PELO ALIMENTO QUE
PERMANECE ATÉ A VIDA ETERNA.
Dia das Vocações Sacerdotais
01. ACOLHIDA
Na porta principal da Igreja, preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo, hoje a vocação sacerdotal. Para dar início à celebração, entoar o refrão abaixo de forma orante.
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou.
(3x)
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos! Nesta caminhada do Tempo Comum, podemos sentir a espiritualidade que brota dos sinais de Jesus, vivendo de forma significativa a Páscoa de cada domingo. Hoje, primeiro domingo de agosto, damos início ao mês vocacional que tem como tema: Chamados à vida plena em Cristo e como lema: “Eis que faço
novas todas as coisas” Ap 21,15. Rezemos por nossos bispos, padres e diáconos, os quais pela força do Espírito Santo, trazem presente a cada Celebração da Palavra e Eucarística o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Louvando a Deus que nos alimenta com o pão da vida descido do céu, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta a vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor, pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus convivas. (bis)
2. Nossa Igreja necessita de mais fibra e mais vigor, e de gente que acredita no chamado do Senhor, que dê pão a quem tem fome e justiça a quem tem pão, e bendiga o seu nome por amor e vocação!
Presidente – Com o sinal de nossa fé, saudemos a Trindade que nos santifica, cantando. (à escolha)
Presidente – A graça de Deus Pai, o amor de Jesus, o Pão da Vida, e a força transformadora do
Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Para bem celebrarmos a fé que nos une como irmãos, imploremos a misericórdia de
Deus, confessando os nossos pecados, cantando.
1 – Confesso a Deus, Pai todo-poderoso, e a vós, irmãos, confesso que pequei, por pensamentos,
palavras, atos e omissões, por minha culpa, tão grande culpa.
Piedade, Senhor, piedade, Senhor, piedade de nós!
2 – E peço à Virgem Maria, aos santos e anjos, e a vós, irmãos, eu peço que rogueis a Deus, que é Pai poderoso, para perdoar a minha culpa, tão grande culpa.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, vosso Filho Jesus é o Pão que dá vida ao mundo. Que vossa Palavra nos alimente e sacie a fome que temos de Vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
HINO DE LOUVOR – GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!!!
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
A assembleia permanece em pé para a apresentação do Livro.
Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como
aguaceiro na grama. Amém!
06. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (16, 2-4.12-15)
07. SALMO RESPONSORIAL (77)
O Senhor deu a comer o pão do céu. (bis)
– Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, não haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder.
– Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir; fez chover-lhes o
maná e alimentou-os, e lhes deu para comer o pão do céu.
– O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância; conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (4, 17.20-24)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
1 – O homem não vive somente de pão, mas vive de toda Palavra que sai da boca de Deus e não só de pão. Amém, aleluia, aleluia, amém!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(6, 24-35)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Alimentados pelo Pão da Palavra, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Confiantes na providência amorosa do Pai, apresentemos nossas preces.
– Deus de amor, fortalecei a vossa Igreja, em especial a Paróquia de São Domingos do Norte, que
celebra seu padroeiro, para que alimentada pelo Pão da Palavra e pelo Pão da Vida, seja sinal generoso do amor, da partilha e do serviço. Nós vos pedimos.
– Deus de amor, iluminai todos os padres de nossa Diocese, para que fortalecidos em sua vocação, exerçam sua missão, contando com o apoio das comunidades a eles confiadas. Nós vos pedimos.
– Deus de amor, abençoai com a abundância de vossa graça as equipes paroquiais do Serviço de
Animação Vocacional, a Associação Amigos do Seminário e todas as pessoas que colaboram na
formação dos futuros padres de nossa Igreja Particular de Colatina. Nós vos pedimos.
– Deus de amor, concedei sabedoria aos nossos governantes e a todos os responsáveis pela saúde pública e privada do nosso país, para que o atendimento seja acessível a todos, especialmente, aos mais necessitados. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos pelos Sacerdotes.
Ó Jesus, Bom Pastor, abençoa o bispo e os padres de nossa Diocese. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na Tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – “Ao chamar os seus para que O sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa:
anunciar o Evangelho do Reino a todas as nações.” (DAp 144) Comemorando o mês das vocações, destacamos a missão do bispo, padres e diáconos, como dom de Deus a serviço do Reino. O bispo, catequista por excelência é constituído homem da palavra, chamado a fomentar o amor à Palavra de Deus e à comunhão eclesial. O presbítero, principal colaborador da ordem episcopal, é chamado a exercer seu ministério por meio da pregação da Palavra de Deus e dos Sacramentos, estimulando nos fiéis o amor ao Reino de Deus. O diácono, constituído servidor da Palavra, da Liturgia e da Caridade, exerce seu ministério em comunhão com o bispo e o presbítero. Apresentemos ao Senhor a vida e a disponibilidade de nossos pastores que nos encorajam a lutar pelo alimento que dura para sempre.
Apresentar um painel com fotos do(s) padre(s), nos vários momentos celebrativos e na ação pastoral local.
O Senhor me chamou e me ungiu, me enviou: “levarás a Boa-Nova!” Vossos pés vou lavar, vou ser pão, e deixar-vos a cruz como prova.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 – A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Aos pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Deus prepara uma mesa farta, rica em alimentos, plena de beleza. Faz no mundo sua moradia e enfeita a vida com a natureza.
Bens da terra, frutos do trabalho, neste pão e vinho, vimos ofertar dons da vida, frutos do chamado, feitos oferendas, neste santo altar. Recebe, Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Recebe Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor!
2 – Deus convida toda a humanidade a fazer da vida sua vocação. Pois, seu Filho, dom da santidade é o doador e a doação.
PAI NOSSO
Presidente – Chamados por Deus a assumir nossa vocação, rezemos. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – No espírito do Ressuscitado, saudai-vos com um sinal de paz. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem tem fome, a quem tem sede, dai vós mesmos de beber. Não me agrada quem somente diz meu nome e não ajuda seu irmão sobreviver.
Eu sou o pão que dá a vida. Meu sangue é a bebida que vai te saciar. Eu sou também o irmão pobre que teu amor descobre no sim que vais me dar.
2 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, o pão da vida e pra beber dai o sangue. A doação, a sede, a
fome deixam a gente comovida, não pode o povo conviver na privação.
3 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem precisa de alimento, moradia e proteção. O desperdício e, de forma decisiva, o consumismo deixam muitos sem o pão.
4 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem procura fortalecer o ideal. Do seguimento Eu sou a
fonte de bondade e com ternura Eu dou a vida para ser o alimento.
5 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, à multidão que peregrina como ovelha sem pastor. Que nós
possamos implorar de coração, “o pão da vida dai-nos sempre Deus de amor!”
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, com o pão de vossa Palavra, renovais a nossa vida e nos dais novas forças. Que, por vossa graça, tenhamos sempre este alimento que nos leva à salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Onde houver Celebração Eucarística preparar uma breve homenagem ao padre.
21. NOTÍCIAS E AVISOS

22. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus, que em Cristo Jesus vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
– O Filho Jesus, sumo e eterno sacerdote, que por sua morte vos alcançou a liberdade, vos conceda por sua graça a herança eterna. Amém.
– O Espírito Santo, força dinamizadora da Igreja, vos encoraje a avançar na missão a que fostes
chamados. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Ó Jesus, com fé, eu te seguirei, só contigo sou feliz tu és em mim! Teu Espírito de amor criador me sustenta no meu sim, me lança neste mar!
Vou navegar, nas águas deste mar. Navegar… Eu quero me encontrar. Navegar… Não posso mais fugir. Vou procurar, nas águas mais profundas. No mar… Feliz eu vou seguir. Só amar, buscar o meu lugar sem dúvidas, sem medo de sonhar!
2 – Vivo a certeza desta missão, já não posso desistir, voltar atrás. Mãe Maria, vem tomar minha
mão e me ajudar a ser fiel, só Cristo é luz e paz!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicita o sentido deste sinal ao povo que o procura. Ele diz que o mais importante não é o pão que alimenta o corpo, mas o pão que pode alimentar o
homem para a vida eterna, o pão que sacia definitivamente a fome, ou seja, o desejo da santidade. Jesus é o pão da vida, por isso o caminho para a santidade. Na leitura do Êxodo, ouvimos como o Senhor alimentou o povo no deserto com o pão enviado do céu. Agora Jesus anuncia que Ele é o verdadeiro pão do céu, porque, através d’Ele, não será apenas alimentado o corpo, mas também, o espírito, para a salvação eterna. De certa forma, Jesus antecipa o que vai acontecer na última Ceia, na qual, pelo pão entregue aos apóstolos, prefigura sua entrega na Cruz. São Paulo, em sua carta, nos pede: “despojai-vos do homem velho….Revesti-vos do homem novo, criado à imagem e semelhança de Deus, em verdade, justiça e santidade.”O homem novo é o que adere à proposta de Jesus, encaminha-se para a santidade, deixa-se revestir pela lógica de Jesus, torna-se capaz do milagre da multiplicação, não só dos pães, mas de toda mensagem do Mestre. No entanto, inúmeras vezes queremos que isso aconteça sem nos deslocarmos até o encontro com Jesus, não queremos desacomodar-nos, passar para o “outro lado do mar.” É preciso investir tempo e disposição para caminhar até Jesus, encontrá-Lo, sentar–se com Ele, ouvi-Lo falar, alimentar-nos do pão de sua Palavra. Portanto, não deixemos que “as paixões enganadoras do mundo” como nos diz São Paulo, nos desviem do caminho e da disposição de ir ao outro lado do mar, ao encontro do Senhor. Priorizemos tempo para estar com Jesus, como as multidões que O seguiam, deixemo-nos conduzir pela fome de sua Sagrada Palavra e pelo Pão Eucarístico; assim seremos transformados por Cristo Jesus.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 7,9-10.13-14; Sl 96; 2Pd 1,16-19; Mc 9,2-10
3ª feira: Jr 30,1-2.12-15.18-22; Sl 101; Mt 14,22-36
4ª feira: Jr 31,1-7; Jr 31,10-13; Mt 15,21-28
5ª feira: Jr 31,31-34; Sl 50; Mt 16,13-23
6ª feira: 2Cor 9,6-10; Sl 111; Jo 12,24-26
Sábado: Hab 1,12-2,4; Sl 9; Mt 17,14-19
Domingo: 1Rs 19,4-8; Sl 33; Ef 4,30-5,2; Jo 6,41-51

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …