Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo do Tempo Comum

5º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1374 – 5º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 10/02/2013
OS DISCÍPULOS DEIXARAM TUDO E SEGUIRAM JESUS
Arrumar o espaço celebrativo de forma simples e acolhedora podendo estar próximo à porta principal da Igreja, o tema da celebração. Preparar com antecedência a recordação da vida. Para iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
Santo, Santo, Santo sois o Senhor.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos neste dia do Senhor para celebrar o Mistério Pascal de Cristo. A liturgia deste domingo convida todos os cristãos a fazer uma profunda experiência do Deus Santo para participar da missão salvadora de Jesus. No compromisso de estarmos a serviço do Reino na família, na comunidade e na sociedade, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Vão entrando e de joelhos ao Senhor adoremos; pois é Ele o nosso criador, nosso Deus, e
somos dele.
1 – Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis e dos deuses o maior.
2 – Tudo é dele: abismos, montes, mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho e ele é nosso Pastor.
3 – Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente, demos glória ao Espírito de
amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
Presidente – Como povo de Deus reunido em comunidade, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Com o coração arrependido e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo e peçamos perdão pelas nossas faltas e omissões (pausa). Na certeza do amor de Deus, cantemos.
1 – Quando tua Palavra, Senhor, não ouvi com amor.
Eu te peço perdão! (bis)
2 – Quando tua Palavra, Senhor, não guardei com amor.
3 – Quando tua Palavra, Senhor, recusei sem temor.
Presidente – Deus santo e misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de infinita grandeza, confiastes à nossa fragilidade o anúncio do Evangelho.
Sustentai-nos com a força do vosso Espírito no nosso serviço para que a vossa Palavra frutifique por toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e canta o refrão abaixo, enquanto dois jovens se  colocam ao redor da mesa da Palavra com velas ou tochas acesas permanecendo até a proclamação do Evangelho.
Que arda como brasa, tua Palavra nos renove, esta chama que a boca proclama.
HINO DE LOUVOR
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (6, 1-2a.3-8)
06. SALMO RESPONSORIAL (137)
O Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me. (bis)
– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de
cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”
– Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai
em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (15, 1-11)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
1 – “Vinde após mim!” O Senhor lhes falou, “e vos farei pescadores de homens”.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(5, 1-11)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados pela Palavra de Deus, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que nos envia em missão, elevemos os nossos pedidos.
– Senhor, fortalecei a Santa Igreja e derramai sobre ela o vosso Santo Espírito para que a Boa-Nova do vosso Reino possa chegar a todos os povos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria a todas as pessoas de nossas comunidades que estão a serviço nas equipes, pastorais, movimentos, ministérios e conselhos para que acolham as crianças, jovens e adolescentes envolvendo-os nos trabalhos comunitários. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei os vocacionados e vocacionadas que abraçaram a missão de serem “pescadores de homens”, para que nos momentos difíceis encontrem em Vós a força necessária para segui-lo. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei a todos os doentes a saúde, aos falecidos a graça de pertencer ao vosso Reino, aos aniversariantes muitos anos de vida, e todos os pedidos que foram feitos no silêncio do nosso coração chegue até Vós e sejam atendidos. Nós vos pedimos.
(preces espontâneas)
Presidente – Senhor da vida, atendei os pedidos que nossa comunidade reunida Vos apresenta. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Irmãos, como no tempo de Isaías o Senhor pergunta: Quem enviarei? Quem irá por nós? Apresentemos ao altar do Senhor o nosso compromisso de batizados em anunciar a Boa- Nova do Reino em nossas famílias, na comunidade e na sociedade. A cada convocação respondamos:
Aqui estamos, Senhor. Envia-nos!
– Para fortalecer os grupos de círculos bíblicos e a catequese.
– Para doar nossos dons nas pastorais, ministérios, movimentos, equipes em nossa comunidade.
– Para conhecer, divulgar e assumir o projeto diocesano de evangelização realizado em 2012.
– Para acompanhar a administração do nosso município para que se faça uma gestão voltada para o bem comum.
A equipe prepara outras motivações de compromisso e segue espontaneamente. No final, todos cantam.
Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Minha vida tem sentido cada vez que eu venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de Ti. Meu amor é como este pão, que era trigo que alguém plantou, depois colheu; e depois tornou-se salvação, e deu mais vida e alimentou o povo meu.
Eu te ofereço este pão! Eu te ofereço meu amor.
2 – Minha vida tem sentido cada vez que venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de Ti. Meu amor é como este vinho que era fruto, que alguém plantou, depois colheu, e depois encheu-se de carinho e deu mais vida e saciou o povo meu.
Eu te ofereço vinho e pão! Eu te ofereço meu amor.
PAI NOSSO
Presidente – Irmãos, rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto fraterno.
Um abraço de paz, um abraço de irmão, um abraço que vá alegrar seu coração.(bis) Paz pra você, paz para nós, paz para o mundo. Onde há dor, melancolia, nós vamos levar a paz. (bis)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Tu te abeiraste da praia, não buscaste nem sábios nem ricos, somente queres que eu te siga.
Senhor, tu me olhaste nos olhos a sorrir pronunciaste o meu nome. Lá na praia, eu deixei o
meu barco, junto a ti, buscarei outro mar.
2 – Tu sabes bem que, em meu barco, eu não tenho nem ouro nem prata, somente redes e o meu
trabalho.
3 – Tu, minhas mãos solicitas, meu cansaço que a outros descanse. Amor que almeja seguir amando.
4 – Tu, pescador de outros lagos, ânsia eterna de almas que esperam, bondoso amigo assim me
chamas.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão) nos sentimos mais fortes no anúncio da Boa-Nova do Reino. Dai-nos sempre força e coragem para realizar com alegria a nossa missão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Na próxima quarta-feira estaremos iniciando em nossa Igreja o tempo da Quaresma. Procuremos preparar bem as celebrações, os cantos, os Círculos Bíblicos.
21. REFLETINDO O ANO DA FÉ (Ler para a assembleia)
O Papa Bento XVI recorda que os primeiros cristãos eram incentivados a aprender de memória o
Credo, como oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo. Recorda-o, com palavras densas de significado, Santo Agostinho, numa homilia sobre a redditio
symboli (a entrega do Credo): “O Símbolo do Santo Mistério, que recebestes todos juntos e que hoje proferistes um a um, reúne as palavras sobre as quais está edificada com solidez a fé da Igreja, nossa Mãe, apoiada no alicerce seguro que é Cristo Senhor. E vós o recebeste e o proferiste, deveis tê-lo sempre presente na mente e no coração, deveis repeti-lo nos vossos leitos, pensar nele nas praças e não o esquecer durante as refeições; e, mesmo quando o corpo dorme, o vosso coração continue de vigília por ele”. Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada cristão deve assumir, sobretudo neste Ano. (Porta Fidei, n.9)
22. BÊNÇÃO
Presidente – A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas
mentes no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande, a ceifar, a ceifar o Senhor me chamou,
Senhor, aqui estou.
Vai trabalhar pelo mundo afora: eu estarei até o fim contigo. Está na hora: o Senhor me
chamou, Senhor, aqui estou.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura descreve em termos a visão da majestade de Deus e o sentimento de Isaías quando tem consciência de estar sendo chamado. A grandeza de Deus e a reverência temerosa do profeta nos são comunicados pela imagem do trono, dos serafins, do canto que proclama que Deus é Santo, Santo, Santo. Isaías tem receio. Sabe que não é puro o bastante para falar em nome de Deus. E quem o seria? Mas não é Isaías que se purifica por conta própria. O mesmo Deus que dá a missão, dá as condições, a graça para cumpri-la. Apoiado nessa graça é que Isaías pode dizer: Eis-me aqui! Enviai-me! Paulo reconhece um problema semelhante ao de Isaías. Anuncia o Cristo ressuscitado, mas afirma que não é digno de ser chamado apóstolo porque perseguiu a Igreja. Apesar disso, Jesus quis contar com ele. Quem tornou Paulo digno de tal chamado? Ele mesmo responde: A graça de Deus fez de mim o que sou. Jesus chama Pedro para ser pescador de gente, usando como sinal a fartura de peixes em uma situação onde a experiência do pescador dizia que não era hora de pescar. Pedro, como Paulo e Isaías, reconhece que não está à altura da missão. Diz: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. Jesus lhe diz que não tenha medo, ele garante que a missão é possível. Como aconteceu com esses três, e tantos outros, Deus tem um chamado para nós. Esse chamado não necessita de visões de serafins, ou milagres especiais. Deus chama quem está atento à realidade e sabe ouvir o clamor da necessidade de tornar a vida melhor e mais humana para todos. Se nos oferecemos a serviço do Reino, o Senhor estará conosco. Com ele podemos pescar onde parece que não há peixe, podemos plantar justiça onde outros dizem que não adianta tentar, podemos levar fraternidade onde parece que a competição é a única lei que funciona. Jesus nos convida a r mais longe, com coragem de pescar de um jeito novo. Deus estará pescando conosco se nossas redes forem de fato lançadas em nome dos valores do Reino que Jesus anunciou.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Gn 1,1-19; Sl 103; Mc 6,53-56
3ª feira: Gn 1,20-2,4a; Sl 8; Mc 7,1-13
4ª feira: Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18
5ª feira: Dt 30,15-20; Sl 1; Lc 9,22-25
6ª feira: Is 58,1-9a; Sl 50; Mt 9,14-15
Sábado: Is 58,9b-14; Sl 85; Lc 5,27-32
Domingo: Dt 26,4-10; Sl 90; Rm 10,8-13; Lc 4,1-13

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …