Página Inicial / Animação Litúrgica / Quarta Feira de Cinzas

Quarta Feira de Cinzas

Ano C – XXIII – Nº 1375 – cor roxa – 13/02/2013
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
“VOLTAI PARA O SENHOR VOSSO DEUS, POIS ELE É BOM
E CHEIO DE MISERICÓRDIA!” (Jl 2,13b)
01. ACOLHIDA
Durante o Tempo da Quaresma, o espaço celebrativo deve ser simples e despojado, sem flores e sem enfeites. Utilizar poucos instrumentos musicais. Preparar em um local de destaque o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, com fotos e gravuras que expressem a realidade da juventude local. No início da celebração, deixar a Igreja com poucas luzes acesas, enquanto alguém convida a assembleia a se colocar de joelhos e jovens com vestes roxas entram trazendo uma grande cruz que será colocada junto ao cartaz da CF 2013, enquanto se canta. Esses símbolos deverão permanecer em destaque durante toda a Quaresma.
1 – Pecador, agora é tempo de pesar e de temor: serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas
pecador!
2 – Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror: contemplando a cruz de Cristo, já não sejas
pecador!
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal de nossa fé. Nesta Quarta-feira de Cinzas damos início ao tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento, na alegria e na dor da vida do povo. Por meio da oração, do jejum e da esmola, em especial com os nossos jovens, vamos melhorando nossa vida cristã no relacionamento com Deus, conosco mesmos e com os irmãos. Na esperança de vivermos esse tempo de graça e salvação rumo à Páscoa de Jesus e nossa também, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, Lecionário (ou Bíblia), leitores, ministros levando as cinzas e o presidente.
02. CANTO INICIAL
Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação: ao Pai voltemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão.
1 – Os caminhos do Senhor são verdade, são amor: dirigi os passos meus, em Vós espero, ó Senhor. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo, ele busca e vem salvar.
2 – Viverei com o Senhor: Ele é o meu sustento, eu confio, mesmo quando minha dor não mais
aguento. Tem valor aos olhos teus meu sofrer e meu morrer, libertai o vosso servo, e fazei-o reviver.
Presidente – Reunidos como irmãos e irmãs na busca da conversão nesta caminhada quaresmal,
façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus, nosso Salvador, e a força santificadora do Espírito Santo estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
03. ORAÇÃO
Presidente – Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
A liturgia da Palavra deverá ser proclamada do Lecionário Semanal, sem comentários.
04. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JOEL (2, 12-18)
05. SALMO RESPONSORIAL (50)
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. (bis)
– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me
todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
– Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mal aos vossos olhos!
– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó
Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
06. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (5, 20–6,2)
07. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Jesus Cristo, sois bendito, o Ungido de Deus Pai.
1 – O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
08. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS
(6, 1-6.16-18)
09. PARTILHA DA PALAVRA
10. BÊNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS
Animador(a) – Com este rito penitencial da imposição das cinzas, manifestemos o nosso desejo de conversão, na esperança de que o Senhor seja misericordioso para conosco.
Em frente ao altar os ministros apresentam as cinzas.
Presidente – Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus, nosso Pai, que abençoe com a riqueza de sua graça estas cinzas.
O presidente convida toda a assembleia a um momento de silêncio. Em seguida faz a oração da bênção. Presidente – Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência. E assim, reconhecendo que somos pó e ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo Ressuscitado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Em silêncio, o presidente asperge as cinzas com água benta e juntamente com os ministros impõem-nas aos fiéis, dizendo: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. E orienta aos fiéis a responder: “Apagai, Senhor, o meu pecado”.
1 – Converter ao Evangelho, na Palavra acreditar. Caridade e penitência, quem as cinzas abraçar.
Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
2 – Não as vestes, mas o peito o Senhor manda rasgar. “Jejuai, mudai de vida… Em sua face a
chorar.” Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
3 – Quão bondoso é nosso Deus, inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, compaixão vai encontrar. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
4 – Chora e diz o sacerdote entre a porta e o altar: “Pela vida do meu povo vão meus lábios
suplicar.” Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
5 – Convertei-vos, povo meu, do Senhor vamos lembrar. Eis o tempo prometido, as ovelhas vem
salvar. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
11. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus que nos ensina não acumular, mas partilhar, supliquemos, confiantes: Ouvi-nos,
Senhor, e convertei-nos!
– Senhor, fortalecei a Vossa Santa Igreja presente no mundo inteiro para que anuncie a todos o caminho da conversão, revelando para a humanidade o vosso amor misericordioso. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos a viver este tempo da Quaresma como oportunidade de conversão, para que
deixemos para trás tudo o que nos impede de viver como irmãos. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade.
Todos – Pai Santo, Vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à Vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor a humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da evangelização da juventude.
Presidente – Para anunciar o Evangelho como projeto de vida;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para ser presença geradora de fraternidade;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para sermos profetas em tempos de mudança;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para promover a sociedade da não violência;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para salvar a quem perdeu a esperança;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para valorizarmos a vida em família e sermos irmãos em Cristo;
Todos – Enviai-nos, Senhor. Amém.
12. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Celebrar a Quaresma implica, também, assumir juntos, como povo de Deus, o que a Igreja nos propõe nesta Campanha da Fraternidade. Por meio da oração, do jejum, da caridade e da escuta da Palavra, nos preparamos para o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação. Apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso em acolher, apoiar e incentivar os jovens de nossa comunidade valorizando seus dons e talentos.
Uma pessoa ergue o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, enquanto se canta.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me Senhor!
13. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas! Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!
Senhor da vida, tu és a nossa salvação! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte!
(Onde houver Celebração Eucarística)
Com o pão e com o vinho nossa oferta apresentamos, nossa vida e missão, em tua Palavra
renovamos.
1 – Ofertamos os nossos ouvidos e abrimos o nosso coração pra acolhermos a tua Palavra e
sentirmos a transformação.
2 – Ofertamos as nossas famílias, onde tua Palavra é luz, juventude, infância, velhice, todo aquele
que abraça a Cruz.
PAI NOSSO
Presidente – Rezemos de mãos erguidas a oração que Cristo nos ensinou. Pai Nosso…
16. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Paz é fruto da justiça: moradia, educação, alimentação, lazer, segurança, saúde, relações sociais equilibradas, harmonia consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Rezemos em silêncio pela paz.
Durante a Quaresma pode-se omitir o abraço da paz, para realizá-lo com mais alegria na Páscoa.
17. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ó Pai, teu povo busca vida nova, na direção da Páscoa de Jesus. Em nossa fronte, o sinal das
cinzas, na caminhada, vem ser força e luz!
Provai e vede como Deus é bom, feliz de quem no seu amor confia! Em Jesus Cristo se faz
graça e dom, se faz Palavra e Pão na Eucaristia.
2 – A nossa Igreja, ó Pai, se faz caminho, na direção da Páscoa de Jesus. Vem, nos ajuda a renascer das cinzas, na caminhada, vem ser força e luz.
1 – Aqui estamos reunidos para a Ceia. A fé nos une e faz de nós comunidade. Com seu amor o
nosso Deus nos presenteia, nos dá seu pão e nos convida à caridade.
Um tempo novo de mudança vem surgindo. Reparte o pão, busca a oração, põe-te a caminho.
2 – Tu és, Senhor, a nossa eterna juventude. Concede ao nosso coração sabedoria, tu nos apontas o caminho da virtude, vem, nos ensina a bem contar os nossos dias.
3 – Senhor: nós somos o teu povo, tua herança. Vem conduzir-nos rumo à nova sociedade, que
proporcione a todos vida e esperança. E aos idosos mais carinho e dignidade.
4 – Tu és um Deus amigo, humano e companheiro. És terna mãe, sempre a velar pelo teu povo. Na Eucaristia te ofereces por inteiro, vens celebrar a gestação de um novo mundo.
18. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
19. NOTÍCIAS E AVISOS
20. GESTO CONCRETO
– Neste dia, a equipe de celebração motive as pessoas da comunidade a participar dos Círculos
Bíblicos, Vias Sacras.
21. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao Filho Pródigo, a
alegria do retorno a casa. Amém.
– E a bênção de Deus misericordioso: Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Pratiquemos o jejum, a oração e a caridade. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a
Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Sei que perguntas, juventude, de onde veio teu belo jeito sempre novo e verdadeiro. Eu fiz brotar em ti desde o materno seio essa vontade de mudar o mundo inteiro.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me Senhor!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência chamado QUARESMA, em preparação para a celebração da Páscoa: é a Quarta-feira de Cinzas. As cinzas, preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior, nos lembram o Cristo vitorioso sobre a morte. Se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, participarão também da vida que ressurge das cinzas. A fé em Jesus Cristo faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus faz brotar vida onde o ser humano reconhece sua condição de criatura necessitada da ação de Deus. Isso é entrar na atitude pascal. Essa Páscoa se vive na conversão, por meio dos exercícios da oração, do jejum e da caridade: oração que sustenta o diálogo permanente e amoroso com Deus; caridade, sinal de nossa solidariedade e abertura aos irmãos; e jejum, aquilo que devemos deixar, que devemos renunciar ou nos desapegar. Tudo isso como expressão de uma volta real e profunda ao Senhor. Ele nos convida a voltarmos a Ele de todo o coração, a “rasgar o coração e não as roupas”, a confiar em sua misericórdia. O nosso esforço e a nossa resposta a esse chamado são expressões de abertura e adesão à sua aliança. Que mudanças devemos realizar em nossa vida e na vida da comunidade, para bem celebrarmos nossa Páscoa na Páscoa do Senhor Jesus? Que compromisso o Senhor nos chama a assumir a partir da Campanha da Fraternidade?

REFLETINDO O TEMPO DA QUARESMA
Para qualquer festa importante, a gente costuma se preparar. E se prepara bem! Festa de 15 anos, formatura, casamento, bodas, jubileus etc. – quanto mais importante ela for, mais tempo leva a preparação. Você conhece, com certeza, exemplos de festa preparada até com mais de um ano de antecedência… Na preparação já se começa a vivê-la. Nós, cristãos, celebramos todo ano, na festa da Páscoa, a morte e ressurreição de Jesus. É a maior de todas as festas. A mais importante…  Grande demais para ser preparada em apenas três dias ou em uma semana. Por isso, sua preparação estende-se por quarenta dias. Daí Quaresma, isto é, período de quarenta dias, que vai da Quarta-feira de Cinzas até a manhã da Quinta-feira Santa. Nesses quarenta dias de preparação para a Páscoa, lembramos os quarenta anos do povo de Deus no deserto e também revivemos os quarenta dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para sua missão.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …