Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / “Catequeses rumo à JMJ”: Rio de Janeiro

“Catequeses rumo à JMJ”: Rio de Janeiro

“Catequeses rumo à JMJ”: momento de preparação e partilha.
Uma manhã de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens, antecipando o clima de Jornada. Neste sábado (23), os jovens da Arquidiocese do Rio tem um encontro marcado, para estar ainda mais preparada para a JMJ Rio2013. São as“Catequeses rumo à JMJ”, que, segundo os organizadores, será o último ‘teste’ para as Catequeses que acontecerão durante a Jornada.
O evento, que começa a partir das 8h, nos sete vicariatos da Arquidiocese, também foi proposto para as subsedes. Na programação, haverá uma reflexão, conduzida por um bispo, sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2013, que neste ano tem com o tema “Fraternidade e Juventude” e como lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
“Entendemos pelas Catequeses um momento especial de formação, escuta e aprofundamento dos temas. Elas se desenvolvem como Catequeses da Jornada. Tudo num clima de muita animação, com boa música, um clima de fraternidade e também de ansiedade já pela Jornada que vai chegar. De algum modo, nós como organizadores da Jornada conseguiremos ver a mobilização, especialmente dos voluntários, das equipes de trabalho, que são muito importantes para o funcionamento das inúmeras Catequeses que vão acontecer durante os dias da Jornada”, explicou um dos responsáveis pelo setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin
De acordo com a programação, às 8h será realizada a acolhida com animação. Logo após, haverá uma oração inicial seguida da pregação, às 9h15, feita por um bispo e que terá como tema a CF2013. Às 10h, será realizado um intervalo com animação e, às 10h30, será aberto um momento para perguntas dos jovens. As “Catequeses rumo à JMJ” serão encerradas com a Santa Missa, às 11h.
Para o padre Leandro, o tema da pregação da Catequese, que é a CF2013, tem muito a ver com a juventude porque mostra o potencial dos jovens para mudar a sua realidade, sendo protagonistas no mundo de hoje, com seus ideais e com a verdade que carrega no peito, a Cruz de Jesus.
“A Campanha da Fraternidade deste ano vem brindar a todos nós com um aprofundamento ainda maior da questão da juventude porque, tratando-se de Jornada, chegou o momento em que a gente tem o protagonismo jovem de uma forma bem ampla. Estudar esse momento junto a uma preparação para a Jornada mais do que nunca vai fazer aquecer os corações de todos aqueles que de algum modo já estão envolvidos”, destacou.
Em cada vicariato, haverá um local onde os jovens estarão reunidos para as Catequeses, exceto no Vicariato Oeste, onde serão realizadas em dois locais diferentes. Confira abaixo a localização das Catequeses.
Vicariato Jacarepagua – Paróquia Nossa Senhora do Loreto (Loretão) – Freguesia
Vicariato Norte – Unicirco Marcos Frota – Quinta da Boa Vista
Vicariato Oeste 1 – Paróquia de Sant’Ana – Campo Grande
Vicariato Oeste 2 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Realengo