Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Quaresma

5º Domingo da Quaresma

Ano C – XXIII – Nº 1380 – 5º Domingo da Quaresma – cor roxa – 17/03/2013
O AMOR DE JESUS MUDA A VIDA DA MULHER PECADORA E A NOSSA.
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do tempo da Quaresma. Para dar início à celebração um(a) jovem com veste roxa conduz a cruz até o presbitério, enquanto se canta.
1 – Pecador, agora é tempo de pesar e de temor: serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas
pecador! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, bem-vindos a este encontro fraterno para celebrarmos nossa vida e nossa fé em Jesus Cristo. Hoje é o último domingo da quaresma, tempo propício para rever nossas atitudes na família, na comunidade, na sociedade e eliminarmos o que estamos fazendo em desencontro ao Projeto de Deus. Confiantes na bondade do Senhor que sempre acolhe os pecadores redimidos, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Senhor, Deus de nossos pais, aqui estamos. Teu amor, alegres, vimos celebrar. Tua graça, que nos salva, nós buscamos, nossa vida colocamos neste altar.
Somos povo da Aliança, caminhando na esperança, conduzidos por tua mão! Com os pés no chão da vida, rumo à Páscoa tão querida te pedimos conversão!
2 – A Palavra nos anima e orienta, fortalece e dá sentido à nossa cruz. O teu pão nos une a todos,
nos sustenta, por caminhos da justiça nos conduz.
Presidente – Reunidos em comunidade para celebrarmos os santos mistérios, façamos o sinal da
nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Jesus desaprova os orgulhosos de coração e se compadece de quem aceita a misericórdia. Em silêncio, imploremos a compaixão do Senhor (pausa). Reconheçamos as nossas
faltas, cantando.
1 – Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa Palavra, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
2 – Ó Cristo, que quisestes ser levantado da terra para atrair-nos a Vós, tende piedade de nós.
Ó Cristo, tende piedade de nós. (bis)
3 – Senhor, que nos submetestes ao julgamento da Vossa Cruz, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. (bis)
Presidente – Deus de bondade, em vosso imenso amor, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (43, 16-21)
06. SALMO RESPONSORIAL (125)
Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! (bis)
– Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
– Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o
Senhor, exultemos de alegria!
– Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre
lágrimas, ceifarão com alegria.
– Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (3, 8-14)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Jesus Cristo, sois bendito, Ungido de Deus Pai. (bis)
1 – Agora, eis o que diz o Senhor: de coração convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e
clemente.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (8, 1-11)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – “Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é amor.” (1Jo 4,8). Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos a Deus Pai os pedidos da nossa comunidade.
– Senhor, abençoai a vossa Santa Igreja para que ela seja no mundo sinal vivo e eficaz do vosso
amor misericordioso. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos a aprender com vosso Filho Jesus, a perdoar a quem nos ofendeu, para que
vivenciemos plenamente o mandamento do amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei-nos a graça de participarmos da Páscoa que se aproxima, convertidos, para que a paz reine entre nós. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da CF 2013.
Todos – Pai Santo, Vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à Vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da evangelização da juventude.
Presidente – Para anunciar o Evangelho como projeto de vida;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para ser presença geradora de fraternidade;
Presidente – Para sermos profetas em tempos de mudança;
Presidente – Para promover a sociedade da não violência;
Presidente – Para salvar a quem perdeu a esperança;
Presidente – Para darmos continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade 2013 sobre a
juventude durante todo o ano;
Todos – Enviai-nos, Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Durante a quaresma refletimos sobre a juventude. Aproximando-nos da Páscoa do
Senhor, apresentamos diante do altar a vida de todos os jovens que estão engajados na comunidade de fé e nos movimentos sociais da Igreja e da sociedade, com seus gestos concretos realizados durante a CF 2013, a favor do resgate de tantos jovens excluídos do convívio fraterno.
Os jovens apresentam-se diante do altar com seus gestos concretos.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas! Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!
Senhor da vida, tu és a nossa salvação! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos
ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte!
(onde houver Celebração Eucarística)
Com o pão e com o vinho nossa oferta apresentamos, nossa vida e missão, em tua Palavra
renovamos.
1 – Ofertamos os nossos ouvidos e abrimos o nosso coração pra acolhermos a tua Palavra e
sentirmos a transformação.
2 – Ofertamos as nossas famílias, onde tua Palavra é luz, juventude, infância, velhice, todo aquele
que abraça a Cruz.
PAI NOSSO
Presidente – No compromisso de perdoarmos a quem nos ofende, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Animador(a) – O perdão traz paz a quem é perdoado, e a quem perdoa. Rezemos em silêncio pela paz.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ó Pai, teu povo busca vida nova, na direção da Páscoa de Jesus. Em nossa fronte, o sinal das
cinzas, na caminhada, vem ser força e luz!
Provai e vede como Deus é bom, feliz de quem no seu amor confia! Em Jesus Cristo se faz
graça e dom, se faz Palavra e Pão na Eucaristia.
2 – Ó Deus, conheces nosso sofrimento, há muita dor, é grande a aflição. Transforma em festa nossa dor-lamento, acolhe os frutos bons da conversão.
3 – Quando o pecado nos consome e fere, e em ti buscamos a paz do perdão. O nosso rio de aflição se perde no mar profundo do teu coração.
4 – Porque ficar em coisas já passadas? O teu perdão liberta e nos renova. O teu amor nos abre nova estrada, traz alegria e paz, nos revigora.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus todo-poderoso, já nos destes conhecer nosso destino de glória que a fé cristã nos revela. Dai a vossos servos e servas, a pureza necessária para que cheguemos um dia participar da vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
Dia 24 de março: Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Motivar a comunidade para trazer
ramos e plantas medicinais para benzer. Esse também é o dia da Coleta da Campanha da Fraternidade, gesto concreto da Quaresma. Distribuir os envelopes.
21. GESTO CONCRETO
As equipes de celebração e a Pastoral da Juventude organizem com os jovens uma Via-Sacra.
22. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós!
– Abençoe-vos o Deus de misericórdia e amor, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Para salvar a quem perdeu a esperança, serei a força, plena luz a te guiar. Por tua voz eu falarei, tem confiança, não tenhas medo, novo Reino a chegar!
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me, Senhor!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Palavra de Deus neste domingo nos convoca a experimentar a imensa misericórdia do Senhor que é capaz de realizar prodígios maiores do que os vividos no Êxodo (cf. 1ª leitura – Is 45,15-20) e ainda a superar o legalismo para salvar os pecadores. Experimentamos o dom da força amorosa do perdão divino que é capaz de causar mudanças profundas em nossa vida, deixando o que ficou para trás e avançando para o que está à frente (cf. 2ª leitura Fl 3,13). Uma experiência de amor pode mudar completamente a vida de uma pessoa mais que todos os critérios de moral. Este Evangelho é, para nós, um anúncio de alegria, porque o Senhor, diante de nossa fragilidade, não vem com cobranças, mas com amor, sem a gente ter feito nada para merecer. Fazendo assim, ele abre um caminho original para o difícil desafio da convivência humana. Nossa tendência é achar que as pessoas mudarão de vida se formos duros e exigentes com elas. Mas o que leva mesmo alguém a mudar de vida é o amor, que tem exigências, mas nada tem a ver com cobranças moralistas. Na pessoa daquela mulher pecadora, cada um de nós pode se considerar acolhido pelo perdão de Jesus. Sentimos, pois, Jesus falando baixinho e com muita ternura ao nosso coração: “Eu estou aqui, e dou a você o meu perdão. Pois eu vim salvar o que estava perdido. De sua parte, vá e cuide para não trair o seu Deus, adulterando-se com coisas que não são de Deus, como fizeram os fariseus e mestres da lei”. Louvemos a Deus, porque se manifestou cheio de bondade e misericórdia para conosco. Assumamos diante dele o compromisso de vivermos realmente aliados ao seu projeto de vida e paz para todos. Caminhemos para a Páscoa com este propósito. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine para que, à luz da Palavra santa, possamos crescer na vida espiritual e no compromisso comunitário.

REFLETINDO SOBRE A CF/2013
As Paróquias e suas pastorais, catequese e outros campos de missão devem estar abertos aos jovens para que possam exercer o protagonismo juvenil, com acompanhamento que favoreça o crescimento e a formação integral. A possível desconfiança de leigos e religiosos em relação ao potencial da juventude deve ceder lugar à confiança a ao caminhar juntos. Urge, portanto, estimular e apoiar as iniciativas juvenis já existentes e ajudar os jovens que estão distantes a se aproximarem delas. Acolher os jovens, como Jesus Cristo, e proporcionar-lhes condições de vida e amadurecimento são atitudes fundamentais para auxiliá-los nesta complexa mudança de época. É nesse contexto que a atenção da família e a presença dos amigos, dos mestres, dos educadores, dos catequistas e dos sacerdotes são fundamentais para ajudá-los a construir sua personalidade de forma autêntica e sincera.
(Extraído da CF 2013)

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62; Sl 22; Jo 8,12-20
3ª feira: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16; Sl 88; Rm 4,13.16-18.22; Lc 2,41-51a
4ª feira: Dn 3,14-20.24-25.28; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42
5ª feira: Gn 17,3-9; Sl 104; Jo 8,51-59
6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42
Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56
Domingo: Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Lc 22,14-23,56

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …