ÚLTIMAS NOTÍCIAS JMJ 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS JMJ 2013..Minuto JMJ – 28/06/2013
A edição desta semana do Minuto JMJ traz mais novidades e informações sobre a preparação da JMJ Rio2013.
 
http://www.rio2013.com/pt/multimidia/videos/4239/Minuto-JMJ-28-06-2013
 
Santa Cruz recebe os símbolos da JMJ Rio2013.
O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio, viveu um momento especial de fé na manhã deste sábado: a chegada dossímbolos da JMJ Rio2013, vindos da Diocese de Itaguaí. Centenas de pessoas, contagiadas com muita emoção e alegria, acompanharam a procissão da Cruz Peregrina e da imagem de Nossa Senhora. A peregrinação teve início na Igreja de São José e seguiu até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde aconteceu a celebração de acolhida, com uma bênção do arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta.
Durante a celebração, Dom Orani destacou que a escolha do bairro de Santa Cruz para receber os símbolos da Jornada se deve a uma razão histórica, pois naquele local os primeiros jesuítas plantaram uma cruz e começaram a sua missão e evangelização.
O arcebispo ressaltou a importância dos símbolos para a JMJ Rio2013. “A cruz representa um sinal para os jovens em tempos de mudanças. Eles devem ser protagonistas do mundo novo com justiça, paz, fraternidade e levando os valores cristãos para todos. Já o ícone de Nossa Senhora representa a companhia da mãe junto a Jesus. Muito mais que símbolos, representam a união com Jesus e mudança de vida”, disse.
Após a celebração, houve uma carreata pelo bairro e os símbolos foram levados para a Igreja Nossa Senhora da Conceição. À tarde, seguiu pela Avenida Brasil rumo a Catedral.
Era evidente a empolgação dos moradores de Santa Cruz em participar das boas-vindas, a exemplo da voluntária Gilda Ribeiro. “Frequento há muitos anos esta igreja e a chegada da cruz era um momento muito esperado. É uma esperança maior para os corações que estão dispersos de Deus e não dão importância para uma aproximação com Ele. A JMJ veio restaurar, ‘juntar os caquinhos’, fortalecer e, quem sabe, conquistar os fiéis que estão afastados. Tenho filhos, netos, mas me sinto jovem no meio deles e diante de muitos momentos que elevam ao Pai”, festejou.
A peregrinação foi um momento igualmente especial para Delcides Ports, que fez questão de tocar na Cruz Peregrina. “A chegada da cruz foi um momento maravilhoso, foi a maior emoção da minha vida. A realização da Jornada aqui no Rio é necessária e muito importante, pois irá animar e tocar o coração dos jovens e de toda a comunidade, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, exaltou.
 
Peregrinação na cidade-sede
Durante 16 dias, os símbolos da JMJ irão percorrer toda a cidade. O encerramento será no dia 22 de julho.
O secretário executivo do Setor Pré-Jornada, Raphael Fritz, falou sobre o alcance dos símbolos da JMJ para os milhões de peregrinos que virão para o encontro. “O mundo inteiro está acompanhando esta peregrinação, que é a última antes do início da JMJ Rio2013. Os símbolos são a expressão maior do que significa a Jornada, é uma relíquia que João Paulo II deixou para os jovens. A representação dos símbolos para todas as realidades do Rio de Janeiro é porque estes são a cara da Jornada e carregaram multidões no Brasil, todos os dias. Os símbolos conseguiram representar a energia, a força e a alma da Jornada”, frisou.
Link: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2648/santa-cruz-recebe-os-simbolos-da-jmj-rio2013
 
Kits peregrinos serão entregues a partir do dia 15; voluntários recebem neste final de semana
 

Os peregrinos da JMJ Rio2013 poderão receber seus kits a partir do dia 15 deste mês em dois pontos: Santa Cruz e Sambódromo. O local de recebimento é pré-determinado em voucher que será enviado por e-mail. Os voluntários que já estão no Rio de Janeiro recebem seus kits neste final de semana, no Sambódromo ou em suas paróquias de referência. O horário de entrega é de 10h às 18h.
Segundo a Diretora Executiva do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Ir. M. Shaiane Machado, o ponto de entrega do kit leva em consideração o local de catequese do peregrino. Ela explicou que os kits só serão entregues nos locais indicados no voucher. A entrega segue até o dia 27 de julho.
No dia 27, haverá distribuição do Kit Vigília somente no ponto da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, até às 14h. Ir. Shaiane recomendou ainda que os peregrinos prefiram retirar os kits entre os dias 15 e 21 de julho.
Responsável do grupo
Somente o responsável pelo grupo poderá retirar os kits peregrinos, apresentando o voucher impresso e o documento pessoal indicado na inscrição, o RG ou passaporte. O responsável poderá levar um acompanhante a cada 10 kits a serem retirados para ajudá-lo no transporte. É importante também ter em mãos o documento de transferência ou boleto e o comprovante de pagamento no momento da retirada do kit.
Grupos vinculados poderão retirar grandes volumes no período de 15 a 18 de julho de 2013. A entrega será feita ao responsável pelo grupo principal, apresentando o documento indicado na inscrição (RG ou Passaporte) e o voucher impresso tanto do grupo principal quanto dos subgrupos. Poderá utilizar caminhão de pequeno porte (tipo baú/van). Não haverá área de estacionamento, apenas área para carga do material.
Se houver algum peregrino do grupo que seja deficiente e/ou celíaco e/ou diábetico, o responsável deverá informar no momento da retirada das credenciais. Ele receberá um adesivo especial na credencial para retirada de alimentação.
Confira o material
A conferência do material retirado é de responsabilidade do responsável pelo grupo e deve ser feita ainda no local. Após saída do ponto de entrega de kit, não haverá troca e reposição de material em quaisquer circunstâncias.
O processo de retirada do kit poderá demorar algumas horas, por isso os responsáveis deverão prover alimentos e água. Não haverá venda de alimentos e bebidas no local.
 
MetrôRio começa na segunda-feira a venda de cartões especiais para a Acolhida do Papa e a Via Sacra da JMJ Rio2013
 

Nos dias em que acontecem a Acolhida do Papa e da Via Sacra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), 25 e 26, haverá um esquema especial de transporte. O MetrôRio venderá cartões especiais para os dois eventos na Praia de Copacabana. Os embarques de ida e volta ocorrerão somente com o cartão especial.
O objetivo, de acordo com informações do MetrôRio, é “propiciar um deslocamento mais confortável e tranquilo para os fiéis”. A venda dos cartões acontecerá diariamente, entre 9h e 21h, nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. Entre os dias 18 e 24, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória.
Para a operação, que acontecerá nos dois dias, entre 12h e 05h, serão disponibilizados 231,9 mil cartões a cada dia, dos quais serão 171,2 mil cartões de ida e volta, 29,3 mil de ida e 31,4 mil de volta. Para a viagem de ida, os usuários terão à sua escolha sete faixas de horário (entre 12h e 19h) e deverão comprar o cartão correspondente a que deseja viajar.
A volta acontecerá sem horário marcado, entre 19h e 05h, mas também será com cartão pré-adquirido. A Concessionária recomenda que a compra seja feita o quanto antes, para que o usuário possa planejar melhor o embarque no horário preferido.
Os cartões serão comercializados pelo preço da tarifa do MetrôRio: R$ 3,20 para os cartões de ida ou de volta e R$ 6,40 para os cartões de ida e volta. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões. Durante a Operação Especial da Jornada Mundial da Juventude, não será aceito nenhum outro tipo de cartão.
Os passageiros com direito a gratuidade (pessoas com deficiência e maiores de 65 anos), terão, à sua disposição, 13 mil bilhetes especiais. Serão 7 mil para a ida (divididos pelas faixas de horário) e 6 mil para as viagens de volta. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que faz jus ao direito.
Link: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2641/metrorio-comeca-na-segunda-feira-a-venda-de-cartoes-especiais-para-a-acolhida-do-papa-e-a-via-sacra-da-jmj-rio2013
 
Peregrinos terão locais definidos para retirar o kit de café da manhã
 

Os peregrinos que virão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) receberão um voucher, por meio de e-mail, indicando onde serão as suas respectivas sedes de catequese, em média 15 dias antes do evento. Os que optaram por alimentação terão que necessariamente recolher seus kits de café-da-manhã no mesmo local de catequese. Os peregrinos receberão os kits de café da manhã de 23 a 27 de julho. Eles poderão ainda saber quais são osrestaurantes credenciados para almoço e jantar com o cartão de alimentação.
O kit de café da manhã será composto por: achocolatado, croissant, biscoito salgado, suco, pasta de chocolate, queijo e bolinho. O Padre Leandro Lenin, diretor das catequeses, lembrou que haverá kits especiais para os peregrinos celíacos, hipertensos, ou diabéticos, em todas as sedes de catequese na proporção de 8%.
“A cada 30 sedes, há um coordenador de alimentação. Caso um grupo necessite de mais kits especiais deverá entrar em contato com seu coordenador para pedir mais”, afirmou. O café da manhã para essas pessoas terá os mesmos itens, só que de acordo com as suas necessidades alimentícias.
Treinamento de coordenadores
Foi realizado no último sábado, 29, o último treinamento de coordenadores de café-da-manhã da JMJ Rio2013. O evento contou com adesão de mais de 200 participantes. Houve apresentação do coordenador geral de alimentação, Nelson Mamede e de sua equipe, Cristina Mamede e Antônio Canellas.
Os voluntários receberam informações sobre a montagem do kit, recebimento, distribuição, além de outras orientações. Houve espaço para debate e esclarecimento de dúvidas. No evento, estavam também presentes representantes da empresa CBA, responsável pela montagem dos kits, e da empresa transportadora.
Link: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2593/peregrinos-terao-locais-definidos-para-retirar-o-kit-de-cafe-da-manha
 
Conheça a estrutura do Campus Fidei em Guaratiba
 

O Campus Fidei, em Guaratiba, será palco da vigília e da missa presididas pelo Papa Francisco nos dias 27 e 28 de julho. A estrutura de 22 lotes terá 32 ilhas de serviço. Cada lote possui uma estrutura que contempla banheiros, água potável, lanchonete, lojas e tendas de adoração. Na área total, há ainda postos médicos avançados e uma área reservada para pessoas com deficiência que desejarem um atendimento especial.
Com essa estrutura, os peregrinos não precisarão se deslocar com frequência entre os lotes para encontrar os serviços desejados. Os lotes contarão com uma ou duas ilhas, dependendo do tamanho.
A área do terreno do Campus Fidei é de 1,36 milhão de m². Estão previstos 4.673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 são adaptados para pessoas com deficiência física. Serão 615 lavatórios, 4.920 pias/bebedouros e 2.016 posições de mictorio. O Campus Fidei contará ainda com 33 telões de LED para o público.
Estão garantidos 12 milhões de litros de água para o evento, que serão distribuídos por 177 bolsões. Haverá ainda uma estação de tratamento de esgoto (ETE) dentro do terreno do Campus Fidei, para tratar a água antes de jogar na rede de esgoto. Haverá 115 bolsões de capacidade diferente para armazenagem.
Legado social
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani Tempesta, visitou as obras do Campus Fidei no final do mês passado. Na ocasião, ele destacou que a Jornada vai despertar o olhar dos governantes e da população para a região de Guaratiba.
“Campus Fidei é um lugar que está despertando o olhar da sociedade, da cidade e do mundo para aquela região do Rio de Janeiro e isso ocasiona uma procura de melhoria daquela região. Isso é um benefício que a ida do Santo Padre e dos jovens desperta para dar mais atenção àquela região, que tem um surgimento muito antigo”, analisou.
Link: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2602/conheca-a-estrutura-do-campus-fidei-em-guaratiba
 
Veículos estrangeiros precisam se cadastrar para entrar no Rio

Para a entrada e saída de estrangeiros no Brasil por via terrestre é necessário um preenchimento de formulário da Polícia Federal. Para ajudar a participação destes peregrinos, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 disponibiliza o link para o download do documento em arquivo editável e em espanhol e inglês.
A medida permite que o peregrino estrangeiro preencha e imprima seu cartão de entrada e saída por conta própria, mesmo antes de iniciar a viagem, evitando ter que se preocupar com tal procedimento durante o evento. A entrega do cartão de entrada e saída impresso após sua digitação facilita a leitura durante a fiscalização, proporcionando maior rapidez ao processo.
A produção e distribuição do formulário continuam a cargo das empresas transportadoras, cabendo à Polícia Federal seu fornecimento aos estrangeiros que ingressem por meio dos postos de fiscalização localizados nas fronteiras terrestres e que estejam viajando em veículos próprios. 
Ônibus fretados
Os peregrinos que chegarão ao Rio de Janeiro em ônibus fretados deverão ter os veículos cadastrados no site da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Os ônibus vão para bolsões onde serão etiquetados para que os motoristas saibam em que locais irão deixar os peregrinos.
Os veículos deverão ir para um dos bolsões no Rio de Janeiro. A partir de um ponto determinado, os peregrinos se dirigirão às paróquias, por meios de transportes públicos. Os ônibus que chegarem entre 22h e 5h serão autorizados a levar os peregrinos até a paróquia.
Para evitar a circulação de transportes clandestinos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou novos procedimentos de fiscalização de transportes nos dias do evento.
SERVIÇO:
Cadastre-se no site da Polícia Federal, http://www.dpf.gov.br/servicos/estrangeiro/cartao-de-entrada-e-saida/cartao-de-entrada-e-saida
Cadastre seu ônibus no site da JMJ, http://www.rio2013.com/pt/transportes
Link: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2570/veiculos-estrangeiros-precisam-se-cadastrar-para-entrar-no-rio
 
CLERO
INSCRIÇÕES
O
s sacerdotes e diáconos deverão se inscrever nos moldes dos peregrinos. As inscrições para a Jornada Mundial da Juventude visam à formação de grupos de pessoas. Os sacerdotes e diáconos poderão vir a JMJ como responsáveis de grupos ou podem vir como membros destes. No caso de virem sozinhos, podem abrir um grupo onde ele é o único membro. Independente da opção que escolham, ao inscrever-se devem especificar no campo “categoria” se é sacerdote ou diácono. No caso de ser sacerdote, deve especificar em um segundo momento se estará disponível para atender confissões.
Qualquer dúvida que tenha deverá enviar um e-mail àclero@rio2013.com.
Depois de finalizar a inscrição e ter efetuado o pagamento, o responsável do grupo receberá um e-mail para o credenciamento do sacerdote ou diácono. O responsável deverá encaminhar este e-mail ao membro clérigo do seu grupo caso este não seja o responsável do mesmo. Neste e-mail haverá um link onde terá que anexar uma foto e confirmar algumas informações para efetivar o credenciamento.
>>> Credenciamento: processo para receber a credencial com foto para ter acesso aos locais específicos para os clérigosNeste momento, também será informado o modelo do documento que deverá ser devidamente preenchido e apresentado, provando a aptidão do sacerdote para atender confissão e celebrar. Este documento deverá ser apresentado no momento da retirada da credencial junto com um documento com foto (brasileiros o RG, estrangeiros o passaporte). Os diáconos deverão apresentar um documento com foto autenticando sua condição de clérigo.
 
LOCAIS DE RECEBIMENTO DA CREDENCIAL
Será informado mais adiante por e-mail
 
ATOS CENTRAIS
Os sacerdotes e diáconos terão espaço específico nos atos centrais. A informação virá na credencial.
ATOS ESPECIAIS
MISSA COM BISPOS
Esta celebração é destinada inicialmente para os bispos. Somente se for necessário, preencheremos os lugares restantes da catedral metropolitana do Rio de Janeiro com os sacerdotes e diáconos que serão selecionados segundo o critério de ordem de inscrição e credenciamento. Somente os bispos concelebrarão, os padres assistirão, com isso, não precisarão levar paramentos, mas deverão obrigatoriamente usar batina, hábito religioso ou clegyman.
 
ATOS PASTORAIS
CATEQUESE
Durante as catequeses, os padres poderão concelebrar nas celebrações eucarísticas tendo a responsabilidade de levar os seus paramentos (única e estola) obedecendo às cores litúrgicas determinadas para aquele dia. Durante as catequeses os padres devidamente credenciados poderão se disponibilizar para confissões.
Os diáconos também podem participar das celebrações levando seus paramentos.
FEIRA VOCACIONAL
A Feira Vocacional acontecerá na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristovão, RJ. Neste local, junto com o Largo da Carioca, serão os locais oficiais de atendimento e confissões da JMJ.
CONFISSÕES
Somente os padres devidamente credenciados poderão atender confissão durante JMJ Rio 2013. Este atendimento poderá acontecer durante os atos centrais, especiais e pastorais. Para aqueles sacerdotes que se disponibilizaram para confessar, o setor responsável entrará em contato para acertar os detalhes e horários de atendimento. Para isso, pedimos que os padres utilizem nos momentos do atendimento uma estola da cor roxa. Lembramos que somente os padres credenciados serão convocados.
Link: http://www.rio2013.com/pt/peregrinos/detalhes/2253/clero
 
Alimentação
PEREGRINOS
Como será a alimentação?
A alimentação do peregrino será feita de duas formas dentro do pacote selecionado de inscrição. O café da manhã e as refeições de sábado e domingo serão entregues em forma de kits, antes das Catequeses (de 23 a 27 de julho) e em Campus Fidei respectivamente. O almoço e jantar serão possíveis ao peregrino que utilizar o seu cartão de refeição dentro dos estabelecimentos credenciados pela empresa responsável.
 
Cartão de refeição
Para o almoço e jantar nesse período, serão distribuídos para cada participante um cartão de refeição. O cartão deverá ser utilizado no pagamento de refeições em restaurantes, bares ou similares devidamente credenciados na Rede Ticket Restaurante. Nestes locais, haverá uma refeição com valor diferenciado, de acordo com o destinado no vale-refeição, que será chamado de Menu Peregrino.
Será programada a recarga diária de R$ 30,00. O crédito do cartão é cumulativo. Caso não seja utilizado o valor integral em transações, acumula-se para o próximo período.
COMO FUNCIONA
Se você adquiriu:
– Pacote Semana Completa em sua inscrição (que garante a participação de 23 a 28 de julho), o cartão estará carregado a partir do dia 23 de julho.
– Pacote Fim de Semana (26 a 28 de julho), estará carregado a partir do dia 26 de julho.
Atenção: Todos os cartões encerram sua validade no dia 29/07 às 3h da manhã.
No sábado, dia 27 de julho, as atividades da Jornada serão realizadas no Campus Fidei, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro e, por isso, o esquema de alimentação será diferente e não haverá recarga no cartão. Para o jantar de domingo, será utilizado o cartão novamente.
E não se esqueça: Memorize sua senha. Ela é a garantia de que ninguém, além de você, poderá utilizar o benefício.
Os estabelecimentos cadastrados estarão sinalizados com o adesivo da Rede Ticket Restaurante em local visível ao público. Outras informações sobre a utilização do cartão estão disponíveis junto ao seu cartão.
 
Kits de alimentação
Entre os dias 23 e 27 de julho, o café da manhã será distribuído através de kits. Os peregrinos receberão o café da manhã nos locais de catequeses.
Já nos últimos dois dias da JMJ (27 e 28 de julho), quando ocorrerá a Vigília, a estratégia será diferente. Serão quatro refeições fornecidas por meio de um kit, que inclui almoço e jantar de sábado, mais café da manhã e almoço de domingo. Todos eles obedecerão ao critério do valor energético total diário que um peregrino precisa. Sua distribuição ainda está sendo estudada. Somando todas as refeições de café da manhã nas catequeses e na vigília, serão 10 milhões kits.
Os cardápios dos kits serão de dois tipos, um convencional, para quem não tem nenhum problema de saúde, e outro especial, para aqueles com restrições alimentares. Dentro do último grupo estão o celíaco, o diabético e o vegetariano. O cardápio já foi aprovado por associações de Alimentação no Brasil.
 
Alimentação com restrições alimentares na JMJ
A Jornada Mundial da Juventude tem como parceiros entidades que se disponibilizaram para orientar, dentro do possível, peregrinos com alimentação diferenciada.
É o que fez a ACELBRA-RJ (Associação dos Celíacos do Rio de Janeiro), disponibilizando em seu website contatos dos estabelecimentos que trabalham com estes produtos.
A Sociedade Vegetariana Brasileira também informa onde se alimentar no Rio de Janeiro para os vegetarianos.
Saiba mais sobre a diabetes, vegetarianismo e doença celíaca, acessando também o website do Planeta Orgânico.
 
Entrada de alimentos no Brasil
Segundo o governo brasileiro, itens de origem animal e vegetal como alimentos, plantas, sementes, animais vivos ou peles e tabaco não podem ser trazidos e nem levados para outros países sem certificação fitozoosanitária oficial do Mapa e dos órgãos equivalentes dos países de destino. A regra também vale para vegetais in natura. Apenas produtos de origem vegetal, com um grau de processamento maior, tais como doces de frutas, farinha, café torrado e chocolate, estão liberados para viagens internacionais.
Veja mais orientações sobre a entrada e saída de alimentos no Brasil e as orientações da Vigilância Sanitária do Brasil no menu Saúde, dentro do canal Peregrinos.
Link: http://www.rio2013.com/pt/peregrinos/detalhes/1841/alimentacao
 
Peregrinos com deficiência
PEREGRINOS
Como será a participação da pessoa com deficiência?
O peregrino com deficiência precisa deixar claro que deseja uma hospedagem diferenciada e a natureza específica de sua necessidade deve ser indicada durante o processo de inscrição. A organização do evento entende que os grupos daqueles que não optam por essa opção vão prover o que é necessidade de um cadeirante, por exemplo, durante a JMJ.
Mais de 200 voluntários passarão por um treinamento para lidar durante a JMJ com as questões específicas dos peregrinos com deficiência. No entanto, vale ressaltar que os voluntários não serão acompanhantes, mas auxiliarão pontualmente nas necessidades específicas.
Veja as orientações:
– Pontos de informação estarão disponíveis a partir do dia 22 de julho na chegada dos peregrinos com deficiência pelos aeroportos e rodoviária no Rio de Janeiro;
– É de responsabilidade do peregrino o deslocamento do seu local de chegada até o local de hospedagem;
– Alimentação destinada para celíaco e diabéticos é diferenciada.
– O peregrino ou o responsável do  grupo precisa informar na retirada dos kits que tem uma pessoa com deficiência, celíaco ou diabético.
– Os kits não serão entregues nos locais de hospedagem;
– O transporte para o Campus Fidei (Guaratiba) será somente para cadeirantes que no ato da inscrição solicitarem alojamento especial. As demais pessoas com deficiência usarão o transporte público da cidade;
– Para ficar na área reservada para pessoas com deficiência no Campus Fidei (Guaratiba) e em Copacabana, é preciso que no ato da inscrição seja informado que é peregrino com deficiência e qual a deficiência;
– No Campus Fidei (Guaratiba) e Copacabana, haverá uma área para Pessoas com Deficiência. Cada peregrino com deficiência poderá levar 1 (um) acompanhante;
– Na Praia de Copacabana e no Campus Fidei (Guaratiba) haverá postes sinalizadores com os símbolos internacionais das deficiências (visual, auditiva, física e intelectual). Isso vai facilitar para que o peregrino inscrito saiba para onde se dirigir;
– Haverá uma equipe de apoio (voluntários) para ajudar a orientar os peregrinos com deficiência identificados por meio de um button vermelho na camiseta;
– Todos os peregrinos com deficiência que desejem participar da vigília (sábado, 27 de julho) no Campus Fidei (Guaratiba) deverão participar da caminhada de cerca de 13 km em média através de uma das 3 vias de acesso. Durante a caminhada do peregrino, equipes de voluntários, postos médicos e postos de hidratação estarão instalados em todo o percurso;
– Todo peregrino com deficiência, quer seja cadeirante ou não, não terá possibilidade de retorno ao alojamento do sábado para domingo. Assim, deverá pernoitar no local da vigília aguardando a Missa do Envio (domingo, 28 de julho) às 10h;
– Sacos de dormir deverão ser levados para o pernoite no Campus Fidei (Guaratiba); Não teremos nenhum tipo de acomodação para dormir no Campus Fidei (Guaratiba).
– Nos Atos Centrais, em Copacabana e Campus Fidei (Guaratiba), telões com intérpretes estarão transmitindo somente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);
– Durante a JMJ, acontecerão também o Festival da Juventude e a Feira Vocacional. No kit do peregrino, será entregue o guia com a programação e a indicação com o símbolo internacional da deficiência indicando a acessibilidade ou a presença de intérpretes em LIBRAS. (Língua Brasileira de Sinais);
– O alojamento especial será somente para cadeirantes que solicitarem no ato da inscrição esse tipo de hospedagem;
– O cadeirante que solicitou alojamento especial e teve transporte para a vigília no Campus Fidei (Guaratiba) (sábado, 27de julho) só terá o transporte para retornar no dia 28 de julho domingo após a missa;
– O transporte para o Campus Fidei (Guaratiba) será somente para cadeirantes, que no ato da inscrição solicitarem alojamento especial. Os demais deverão usar o transporte da cidade;
– Nos Atos Centrais, na Praia de Copacabana e no Campus Fidei (Guaratiba), aparelhos para áudiodescrição destinados aos cegos estarão disponíveis somente em português;
– O usuário do cão-guia deverá trazer a ração do seu cão. A JMJ fornecerá a vasilha para a água e para o alimento do cão;
– Pede-se que o usuário porte a carteira de vacinação atualizada do cão;
– O peregrino com deficiência intelectual poderá levar 1 (um) acompanhante para área reservada.
– As tomadas serão todas no padrão novo brasileiro variando de 220V ou 380 V. Não forneceremos adaptadores.
 
Para mais informações sobre as questões de acessibilidade e comunicação, envie um e-mail para disability@rio2013.com.
Link:
http://www.rio2013.com/pt/peregrinos/detalhes/1832/peregrinos-com-deficiencia

Você pode Gostar de:

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá

Dezessete peregrinos italianos participam da Semana Missionária, em Cuiabá. .Os jovens são da Arquidiocese de …