Página Inicial / Notícias / 3º. Encontro Nacional para Estudos sobre o Matrimônio e Família

3º. Encontro Nacional para Estudos sobre o Matrimônio e Família

O Regional Oeste 2 da CNBB tem fortes motivos para se alegrar e render, nessa alegria, graças e louvores ao Senhor da Messe, pois, com o apoio das Dioceses que compõem o Regional Oeste 2, recebe dois importantes eventos chancelados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CEPVF, pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF e pelo Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família.
O primeiro evento é o 3º. Encontro Nacional para Estudos sobre o Matrimônio e Família, que objetiva um aprofundamento sobre o pensamento, do hoje beato, João Paulo II sobre a Pessoa, o Matrimônio e a Família, tendo como destaque a Teologia do Corpo, pois “somente o corpo é capaz de tornar visível o invisível” JPII, isto é, a revelação da essência do ser pessoa refletida na teologia do corpo. Esse encontro conta com a presença de bispos, padres, seminaristas, religiosos, religiosas e casais coordenadores regionais da Pastoral Familiar de todo o Brasil, além de inúmeros leigos e leigas interessados no assunto, e acontece nos dias 06,07 e 08 deste mês de novembro, tendo como conferencista o Pe. Dr. Jarosław Merecki é docente da Universidade Lateranense e do Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família de Roma, estudiosos e especialista no assunto.
Em nosso primeiro dia de estudo tivemos a grata satisfação e o privilégio da presença de dom Milton Santos, arcebispo metropolitano de Cuiabá que presidiu a Celebração Eucarística do dia 06/11. Em sua homília, ele disse da satisfação e do júbilo com que recebia a todos e evidenciou o valor essencial da Família, como célula primária da sociedade para a formação da pessoa humana, contextualizando, de maneira bastante agradável, alguns aspectos da sua própria vida familiar. Além de dom Milton Santos, já no segundo dia do encontro, a Celebração Eucarística foi presidida por dom Vital Chitolina, scj, que revelou de maneira bastante eloquente o seu amor pelas famílias e pela igreja, além de conclamar a todos a contribuição que devemos dar para a construção do Reino de Deus, citando na oportunidade o momento muito oportuno que a Igreja vive, com a proximidade do Sínodo da Família no ano de 2014, conclamado pelo Papa Francisco.
Os trabalhos continuam e hoje, dia 08/11, encerraremos o primeiro evento para, em continuidade, darmos início ao segundo, ou seja, o 10º. Encontro da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.
Esse segundo evento tem como objetivo reunir os bispos referenciais, os assessores e os casais regionais que compõem em todo o Brasil as Comissões Regionais da Pastoral Familiar, para discutir os rumos e os passos da PASFAM para o exercício de 2014, além de proceder a uma avaliação daquilo que foi o ano de 2013. Para esse encontro aguardamos também a presença de Dom Gentil Delazari, bispo da Diocese de Sinop e Referencial da Pastoral Familiar para o Regional Oeste 2.
Na oportunidade, vale a pena dizer da composição das Comissões (CEPVF e CNPF), a saber:
Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família – CEPVF
Dom João Carlos Petrini – Presidente (Bispo de Camaçari/Bahia e Diretor do Instituto da Família / Secção Brasil; dom Antonio Augusto Dias Duarte – Membro Componente (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro); Padre Rafael Fornasier – Assessor para a Vida e Padre Wladimir Porreca – Assessor para a Família.
Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF
Raimundo (TICO) e VERA Lúcia – Casal Coordenador; VOLNEI e MARIVONE – Casal Vice Coordenador e, BOSCO & EUNIDES – Casal Assessor Pedagógico, além dos casais e pessoas que coordenam comissões regionais, num total de 18 (mesma organização da CNBB).
Os encontros estão sendo realizados no CENE – Centro da Nova Evangelização.
Por fim, agradecemos ao Regional Oeste 2, a Arquidiocese de Cuiabá, e de maneira especial, às irmãs (religiosas) que administram o CENE e ao casal Roque e Verônica com toda a sua equipe de trabalho, que com determinação, responsabilidade e gratuidade, aceitaram o desafio de proporcionarem a todos nós a acolhida e a hospitalidade dos seus corações.
Raimundo e Vera
Casal coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF

Você pode Gostar de:

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …