Página Inicial / Notícias / Vigília de Oração pela Vida

Vigília de Oração pela Vida

AMADOS E SERVIDORES DA VINHA DO SENHOR.
Favor dar muita ênfase e visibilidade a Vigília  proposta pela CNBB/Vida e Família. Divulguem entre os párocos/paroquias, coordenadores de pastorais, lideranças de movimentos e serviços, de modo que chegue a todas as paroquias e todas fazem celebrações/ Vigílias pela VIDA NASCENTE

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELA VIDA
No início do Ano Litúrgico.
Se possível providenciar uma imagem da Virgem (Nossa Senhora da Esperança, com Jesus em seu colo) colocada de um dos lados do altar e decorada com algumas luzes. Pelo fato de estarmos no Advento não recomendamos decoração com flores.

A PROCISSÃO DE ENTRADA
Ao chegar ao altar, o Santíssimo Sacramento é levado para a Exposição. Pode-se levar acompanhado de crianças que carregam ramos de palmeira ou de oliveira nas mãos e com luzes, enquanto se pode cantar uma “canção popular” adequada. O
Santíssimo Sacramento será exposto, de acordo com o previsto no ritual. (Lat. AAS 65-1973 – 610), cantando a “Ave verum …” ou outro canto apropriado.
Depois de um momento de adoração silenciosa, aquele que preside, vai para a Sede da qual presidirá as Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento.
ORAÇÃO DAS PRIMEIRAS VÉSPERAS DO I DOMINGO DE ADVENTO
Segue a oração das Vésperas, em conformidade com a Liturgia das Horas. Na homilia se introduz e se explica o significado desta vigília, no início de um novo ano litúrgico.
Após o canto das Vésperas, o presidente se prepara para adorar, em silêncio, por um pouco de tempo, “a Santíssima Eucaristia”.
SÚPLICAS PELA VIDA
Diante do Santíssimo Sacramento dá-se o início esta parte da Vigília com uma
“Oração inicial ao Senhor da Vida”.
LEITURA GN 3, 9-15

Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: ‘Onde estás?’ Ele respondeu: ‘Ouvi teu ruído no jardim. Fiquei com medo, porque estava nu, e escondi- me’. Deus perguntou: ‘E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?’ O homem respondeu: ‘A mulher que me deste por companheira, foi ela que me fez provar do fruto da árvore, e eu comi’.
Então o Senhor Deus perguntou à mulher: ‘Por que fizeste isso?’ E a mulher respondeu: ‘A serpente enganou- me, e eu comi’.
E o Senhor Deus disse à serpente:
‘Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens.
Rastejarás sobre teu ventre e comerás pó todos os dias de tua vida.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar’.”
CANTO
EXPLICAÇÃO
Por parte de quem preside e introdução à meditação sobre os Mistérios Gozosos da vida do Senhor com Maria
MEDITAÇÃO SOBRE OS MISTÉRIOS GOZOSOS DO SENHOR REZA O TERÇO
Aqui são rezados os cinco Mistérios seguindo o mesmo esquema:
LEITURA DO TEXTO DO EVANGELHO
TEMPO DE ADORAÇÃO, MEDITAÇÃO E ORAÇÃO PESSOAL, EM SILÊNCIO.
Rezam-se o Pai Nosso, 10 Ave Marias e Glória (o Glória pode ser cantado). É aconselhável distribuir a oração de cada um dos mistérios para algumas pessoas de grupos diferentes (pais que esperam um filho/a, filho doente com seus pais, a família completa, com filhos, avós com netos e educadores).
Um breve silêncio e oração de conclusão por quem preside.
Depois da contemplação dos Mistérios Gozosos se pode concluir a Celebração a Vigília com a bênção do Santíssimo Sacramento.
BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E REPOSIÇÃO.
Após um breve momento de silêncio, aquele que preside se aproxima do Altar para rezar a Oração do Venerável Papa João Paulo II na Evangelium Vitae e concluir a Exposição do Santíssimo Sacramento, conforme prescrito no ritual.
INTRODUÇÃO
Pedimos à Virgem Maria para apresentar as nossas orações a seu Filho, Vida do mundo.
ORAÇÃO DA EXORTAÇÃO “Evangelium Vitae” (P. 56)
CANTO
ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL
Depois da Bênção se repõe o Santíssimo Sacramento acompanhado por um “canto popular” e se despede a assembleia reunida.

Você pode Gostar de:

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …